segunda-feira, 4 de abril de 2011

jackson foi um grande politico para o maranhão.

04/04/2011 20h19 - Atualizado em 04/04/2011 21h05

Saiba o que se disse sobre a morte do ex-governador Jackson Lago

Um dos fundadores do PDT, ele morreu nesta segunda (4), aos 76 anos.
Desde 2004, Lago lutava contra um câncer de próstata.

Do G1, em Brasília
O ex-governador do Maranhão Jackson Lago morreu nesta segunda-feira (4) aos 76 anos por falência de múltiplos órgãos. Desde 2004, ele lutava contra um câncer de próstata. Lago foi um dos fundadores do PDT, ao lado de Leonel Brizola. Veja abaixo o que se disse sobre a morte.
Dilma Rousseff, presidente da República
"Jackson Lago destacou-se, pela dedicação e competência, como homem público e também como médico e professor de medicina. Começou sua carreira política na década de 60, participando ativamente do movimento de resistência à ditadura. Ao lado de Leonel Brizola, ajudou a fundar o PDT, em 1979, e tornou-se dirigente do partido. Eleito para a prefeitura de São Luís em três oportunidades, chegou a ser apontado, por uma pesquisa nacional de opinião, como o melhor prefeito do país. No momento de sua perda, envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e correligionários."
Flávio Dino (PC do B-MA), deputado federal
"Jackson Lago pertence à historia do trabalhismo e do Maranhao, por sua luta democrática e nacionalista"
José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado
"A morte é um fenômeno transcendental que encerra todas as vicissitudes da vida. É com grande comoção que lamento o falecimento do governador Jackson Lago, figura expressiva que dominou a política maranhense durante quase meio século. É com respeito que proclamo o seu caráter, a coerência na defesa de suas idéias e o idealismo com que exerceu os vários cargos que ocupou na vida pública. Ele deixa o exemplo de cidadão, de chefe de família, de homem público e o Maranhão tem a gratidão dos serviços que prestou à nossa terra."
Juliana Brizola (PDT-RS), deputada estadual e neta de Leonel Brizola"Hoje perdemos mais um trabalhista histórico. Se foi nosso Jackson Lago.O PDT está de luto."
Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP)
"Foi um batalhador no estado dele, enfrentou a família Sarney, conseguiu chegar ao governo. Lutou a vida inteira em defesa dos mais pobres, pelo seu estado. Sempre defendeu as ideias trabalhistas, vai deixar saudades com certeza."
Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara
"Meus pesares pela morte do grande lutador pela democracia Jackson Lago."
PDT Nacional
"Lamentamos profundamente a perda irreparável do amigo e companheiro de fundação do PDT Jackson Lago. Sua história de vida se confunde com a história de superação do povo brasileiro, e foi exemplo de luta e coerência durante toda sua vida em favor do povo do Maranhão, seu estado natal. O corpo físico se vai, mas as suas ideias ficam na mente de milhares de brasileiros."
Roseana Sarney, governadora do Maranhão
"Recebi com muito pesar a notícia da morte do ex-governador e do ex-prefeito de São Luís, Jackson Kepler Lago. Destacado político, Jackson Lago prestou relevantes serviços ao Estado. Foi um homem de grande coerência quando lutou pelas suas ideias. Fomos adversários nas últimas eleições, mas nunca inimigos e por ele sempre tive um profundo respeito. O Maranhão perdeu uma figura expressiva do seu mundo político que nos deixará um vazio. Solidarizo-me com sua mulher, seus filhos e demais familiares, ao tempo em que decreto luto oficial de 3 dias pelo seu falecimento. A ele e à sua memória prestaremos todas as reverências e o nosso maior respeito."

morre ex,gonvernador do Maranhão

Morre em São Paulo Jackson
Lago, ex-governador do MA

Ele estava internado no HCor, mas hospital ainda não divulgou motivo da morte
Do R7
Ed Ferreira/23.05.2007/Agência EstadoEd Ferreira/23.05.2007/Agência Estado
Jackson Lago era rival político da família Sarney
Publicidade
O ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, morreu nesta segunda-feira (4) por volta das 18h30 em São Paulo. Ele estava internado no Hospital do Coração desde o dia 30 de março. Em nota divulgada na noite de hoje, o hospital informou que Lago havia sido internado para tratar de uma inflamação no músculo cardíaco. A inflamação foi resultado do tratamento quimioterápico ao qual o ex-governador era submetido. Lago morreu às 18h30 em decorrência de falência múltipla de órgãos.
Jackson Kléper Lago nasceu em Pedreiras, no interior do Maranhão, em 1º de novembro de 1934. Ao lado de Leonel Brizola, o político participou da fundação do PDT (Partido Democrático Trabalhista), em 1979.
Rival político da família Sarney no Estado, Jackson Lago foi prefeito de São Luís três vezes. Em 2006, disputou o governo do Estado com Roseana Sarney (PMDB), filha do senador José Sarney, e foi eleito.
Em abril de 2009, porém, teve o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob a acusação de abuso de poder político.
Em 2010, Roseana e Lago voltaram a se enfrentar nas urnas. No ano passado, a disputa foi marcada por uma crise envolvendo o apoio dos petistas à candidatura de Roseana e problemas judiciais enfrentados por ela e Lago.
Por ter tido seu mandato cassado em 2009, Lago foi barrado com base na Lei da Ficha Limpa pelo TSE. No entanto, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão liberou sua candidatura.
Lago teve 19,5% dos votos em 2010 e ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo do Estado. Roseana foi eleita com pouco mais de 50% dos votos e Flávio Dino (PCdoB) teve 29,5% dos votos.