sábado, 16 de abril de 2011

ladrões que assaltou bb buriticupu é preso no pará

Polícia desaticula quadrilhas que assaltavam bancos no MA
Em uma semana, 6 pessoas envolvidas com assaltos a bancos no Maranhão foram presas.

Uma ação conjunta da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) prendeu, em menos de uma semana, seis assaltantes que faziam parte de três quadrilhas especializadas em praticar assaltos a agências bancárias no Maranhão. O primeiro bando foi preso na cidade de Dom Eliseu (PA), na última quarta-feira (11), quando se destinava a cidades das regiões Tocantina e do Pará para realizar assaltos.

A ação contou, ainda, com a participação das polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar. A segunda prisão foi de um homem envolvido no assalto a agência bancária em Colinas. Além da desarticulação dessas duas quadrilhas, o assalto ao banco do município de Buriticupu já está quase elucidado. Um assaltante já foi capturado, e outro morreu após um confronto com a polícia.

Segundo informações do superintendente de Investigações Criminais, delegado Marcos Afonso Júnior, a polícia está empenhada em desarticular todas as quadrilhas que agem no Estado. “Durante toda a semana, desempenhamos várias ações policiais e conseguimos efetuar as prisões desses criminosos. Já estávamos investigando essas quadrilhas há vários meses, e nos próximos dias vamos prender o restante do bando. Equipes estão desencadeando operações nessas regiões com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) que também está contribuindo para elucidação dos casos”, contou o delegado.

Dom Eliseu

O bando foi detido enquanto transportava armas em dois veículos, um Honda Civic, de cor dourada com placas HPO-4691 e um Fiesta de cor preta com placas NSI 2440. Ao todo, foram encontrados em poder dos criminosos duas escopetas calibre 12, com mais de 50 cartuchos, além de 2 celulares. Na ação policial, foram presos Valdimar dos Santos Cavalcante, natural de Santa Quitéria; Francisco Lima Sales, de Davinópolis; Fábio Ribeiro dos Santos, de Açailândia e Renan Araujo do Nascimento, natural de Marabá (PA).

Na abordagem, Valdimar dos Santos informou que havia sido candidato a vereador nas últimas eleições em Santa Quitéria. A informação foi confirmada após a polícia entrar em contato com juiz eleitoral da cidade.

Colinas

Após várias semanas de investigações, a Seic em conjunto com o Departamento de Repressão ao Crime Organizado do Pará (DRCO) conseguiu identificar um dos criminosos envolvidos no assalto à agência do Banco do Brasil daquela cidade, ocorrido em 25 de outubro deste ano. José Carlos Sales Rocha, vulgo “Hulk”, 40 anos, natural de Grajáu (MA) foi detido no Povoado Palmares, município de Tailândia (PA). “Hulk”, em companhia de mais nove bandindos, todos encapuzados e armados com três fuzis AK 47,1 Rougar, 1 AR 15,1 Mosquefal, seis pistolas e três carabinas calibre 12 roubaram uma quantia de mais de R$ 2 milhões.

As investigações, além de apontaram o paradeiro de “Hulk”, afirmaram que ele possuía uma propriedade com 60 hectares e um sitio bem estruturado com trator, caminhão e vários equipamentos agrícolas, tudo adquirido com dinheiro fruto do assalto.

José Carlos tem vários mandados de prisão pela participação nos roubos às agências bancárias das cidades de Esperantinópolis, em 2004; Porto Franco, em 2007 e São Domingo, em 2008. Ele ainda responde pelos crimes de formação de quadrilha e porte ilegal de armas, e tem acusações de participação no assalto a um carro forte em 2008, quando o veículo que transportava o dinheiro passava entre Presidente Dutra e Barra do Corda.

Além destes crimes, a polícia investiga a participação de “Hulk” no assalto ao Banco do Brasil da cidade de Nova Mutum (MT) em 2009 e o assalto à agência de Mirador (MA). O assaltante foi autuado e ficará detido aguardando a decisão da justiça.

Buriticupu Um homem identificado apenas como Francisco, vulgo “Francion” foi preso na manhã de sexta-feira (12) acusado de participação no assalto a Agência do Banco do Brasil de Buriticupu ocorrido no último dia 8. ”Francion” e mais seis homens após renderem o gerente do banco, fizeram várias pessoas reféns, entre elas, os secretários municipais de Educação e de Saúde.

Após cometer o assalto, o grupo fugiu em veículo S-10 de cor preta, de placas NHS -2503, que havia sido roubado horas antes na entrada do Povoado Faiza. Desde segunda-feira, as polícias Civil e Militar intensificaram as diligências em toda a região. Houve trocas de tiros com os bandidos, e a polícia apreendeu três armas, um revólver calibre 38, um calibre 12, uma espingarda calibre 12 com a numeração raspada, além de três cartuchos intactos e ainda a quantia de R$ 3.100 mil proveniente do assalto.

Em um dos confrontos, Antonio Carlos, conhecido como “Irosa”, apontando como líder da quadrilha, acabou sendo baleado e morreu ainda no local. ”Irosa” já respondia por vários cometidos na cidade de Santa Inês. Além destes, ele ainda é acusado de realizar assaltos nas cidades de Arame, Santa Inês, Buriticupu e Santa Luzia.

Com base nas informações do depoimento de “Francion”, as equipes das Seic, do Grupo Tático Aéreo (GTA) e as polícias Civil e Militar ainda estão na cidade a fim de localizarem todos os bandidos.

Fonte: Secom/Governo do Estado

por Ribamar Guimarães