sábado, 24 de novembro de 2012

Chefe de gabinete de Dilma em SP foi elo de esquema com autoridades, diz PF


Rosemary Noronha intermediou reuniões com Fernando Pimentel e com o governador da Bahia, Jaques Wagner, a pedido de empresários que foram presos em operação

Fausto Macedo e Felipe Recondo, de O Estado de S. Paulo
Relatório da Operação Porto Seguro revela que Rosemary Nóvoa de Noronha, chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, intermediou reuniões de “autoridades públicas” com integrantes da organização criminosa que corrompia servidores para emissão fraudulenta de pareceres técnicos. O documento assinala que Rosemary promoveu encontro “do governador da Bahia para Alípio Gusmão e César Floriano”.
Após operação da PF, Dilma exonerou Rosemary Noronha do cargo - Denise Andrade/Estadão - 27/11/2008
Denise Andrade/Estadão - 27/11/2008
Após operação da PF, Dilma exonerou Rosemary Noronha do cargo
Alípio Gusmão é conselheiro da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). Carlos César Floriano, empresário, foi preso sexta-feira pela Polícia Federal em São Paulo e indiciado formalmente por corrupção ativa. A PF imputa a ele papel de destaque no grupo que pagava até R$ 300 mil por laudo forjado e se infiltrou em três agências reguladoras, no Tribunal de Contas da União, na Advocacia-Geral da União, na Secretaria do Patrimônio da União e no Ministério da Educação.
A PF coloca Rosemary no mesmo plano do grupo que foi indiciado por formação de quadrilha - dois servidores da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), três advogados e um empresário. Todos estão presos.
Rosemary foi indicada para o cargo pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presidente Dilma Rousseff, a pedido de Lula, a manteve no escritório da Presidência na capital. Dilma, porém, decidiu demiti-la após a operação da PF, que enquadrou criminalmente a escolhida de Lula em dois crimes: corrupção passiva e tráfico de influência - ela é acusada de “receber diversas vantagens” e fazer gestões para nomear apadrinhados, entre eles Paulo Rodrigues Vieira, apontado como cabeça da organização.
A PF destaca que Rosemary, “valendo-se do cargo de chefe de gabinete da Presidência da República”, atendia interesses de Vieira, nomeado pelo ex-presidente Lula diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA). Vieira foi indiciado por corrupção, tráfico de influência, falsidade ideológica e falsificação de documento.
O relatório assinala que Rosemary também cuidou do “agendamento de reunião do ministro Pimentel no interesse de Alípio Gusmão - Bracelpa”.
Foro privilegiado. A PF não atribui nenhum ilícito ao governador, nem ao ministro. Apenas reproduz citações a essas autoridades que constam da agenda de Rosemary. Para não contaminar a investigação e provocar a nulidade da missão - vez que não pode investigar aqueles que detêm foro privilegiado, exceto se autorizada por tribunal competente - a PF abriu expediente à parte.
Esse procedimento será remetido pela Justiça Federal a instâncias superiores - Superior Tribunal de Justiça, no caso do governador, e Supremo Tribunal Federal, em relação ao ministro -, que podem ou não instaurar inquérito.
A Porto Seguro prendeu seis investigados. A Justiça autorizou a força tarefa a vasculhar os escritórios de Rosemary e do ministro adjunto da Advocacia-Geral da União (AGU), José Weber Holanda Alves, sob suspeita de ligação com a quadrilha. Ele também será exonerado.
Um capítulo do relatório da PF, à página 37, imputa a Rosemary corrupção passiva e mostra passo a passo a conduta da chefe de gabinete da Presidência durante três anos. “Há indícios de que, pelo menos, no período entre 2009 e 2012, Rosemary Nóvoa Noronha solicitou e recebeu, direta ou indiretamente, diversas vantagens para si, para amigos, familiares, tais como: viagem de navio, emprego para terceiros, serviços para terceiros, ajuda jurídica pessoal, pagamento de boleto.”
A PF produziu uma tabela específica em relatório de análise com os mimos para Rosemary.
Ela empenhou-se em atender solicitações de agendamento de reuniões com autoridades para outros dois nomes sob suspeita: o advogado Marco Antonio Negrão Martorelli, que atua em Santos e está preso, e Esmeraldo Malheiros Santos, da Consultoria Jurídica do Ministério da Educação. A agenda de Rosemary mostra que ela marcou “reunião com deputado Paulo Teixeira com pessoa não identificada”.
Até bolsas de estudo ela providenciava para familiares de integrantes da organização. O relatório informa que Rosemary “ainda que fora da função, mas em razão dela” - corrupção passiva -, arrumou bolsa para Natalie Soares Aguiar Moura, “filha” de Esmeraldo Malheiros.
Outra bolsa teria ido para uma “indicada da Evangelina” - a PF diz que Evangelina de Almeida Pinho, assessora da Secretaria de Patrimônio da União, tem relação com a organização.
Ao atribuir a Rosemary tráfico de influência, a PF narra sua dedicação em fazer nomeações e indicações para cargos da administração pública federal. “Agindo como particular, e valendo-se de sua amizade e acesso com pessoas em diversos órgãos públicos para atuar e influir ao menos: a) na nomeação de José Francisco da Silva Cruz para REFFSA; b) a indicação de Paulo Vieira para o cargo de diretor de Hidrologia da ANA; c) indicação de Rubens Vieira para diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Anac.”
A PF aponta indícios de que Rosemary “solicitou, cobrou e obteve” dos três irmãos da quadrilha - Paulo, Rubens e Marcelo - “diversas vantagens ou promessas de vantagens para si, empregos no setor público e no setor privado, pagamento de boleto no valor de R$ 13.805,33”.

Flamengo marca no fim e empata em clássico sem graça com o Vasco


GAZETA PRESS
Em um jogo fraco tecnicamente, Vasco e Flamengo empataram por 1 a 1 na noite deste sábado, no Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), na abertura da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruz-maltino, que chegou aos 55 pontos e aparece na sexta colocação, estava vencendo até o fim do segundo tempo, com um gol de Nilton, de falta. Porém, em uma falha do goleiro Fernando Prass, o zagueiro chileno Marcos González garantiu a igualdade e fez o Rubro-Negro chegar aos 49 pontos, em 11º lugar, bem próximo de assegurar uma vaga na próxima Copa Sul-americana.
O jogo - O primeiro tempo começou com as duas equipes apáticas. A impressão que se dava era de que ambos os times foram obrigados a entrar em campo e que estavam detestando aquela situação. As trocas de passe no meio-de-campo irritavam as torcidas, impacientes com os constantes erros de lado a lado. Os goleiros Paulo Victor, do Flamengo, e Fernando Prass, do Vasco, seguiam com os uniformes limpos, como meros expectadores.
Uma prova da sonolência da partida é que o primeiro lance de emoção aconteceu aos 26 minutos, quando Fellipe Bastos cobrou falta e o goleiro defendeu. O Flamengo respondeu dois minutos depois, também com um chute de fora da área de Ramon, que Fernando Prass espalmou. Neste cenário um gol só sairia em jogada de bola parada. E foi o que aconteceu aos 33 minutos, quando o Vasco abriu o marcador. Nilton cobrou falta da intermediária e a bola foi morrer no canto direito de Paulo Victor.
A desvantagem no marcador incomodou o Flamengo, que passou a dominar o restante do primeiro tempo. Aos quarenta minutos o Rubro-Negro quase empatou, quando Renato Abreu cobrou falta, a bola desviou na zaga e raspou a trave de Fernando Prass, que fez golpe de vista e estava vendido no lance. Na cobrança do escateio, Marcos González cabeceou e o goleiro vascaíno operou um verdadeiro milagre, espalmando para escanteio.
O Vasco não estava acomodado com a vantagem e tentava tirar proveito dos espaços deixados pelo ímpeto ofensivo do Flamengo. Mas os contra-ataques cruz-maltinos esbarravam sempre em erros no último passe. Antes do intervalo o Rubro-Negro ainda assustou aos 43 minutos, em cobrança de falta de Renato Abreu, que Fernando Prass defendeu.
Na volta para o segundo tempo o Flamengo começou a impor uma pressão ainda mais forte. Logo aos quatro minutos, Wellington Bruno cruzou, Fernando Prass se atrapalhou com a bola e teve que afastar com um chutão. O Vasco, por sua vez, não conseguia transformar os espaços deixados pelo rival em uma fonte de contra-ataque, seja pelos erros de passe, seja pela pouca velocidade de seus atletas.
O Flamengo, portanto, passou a ficar ainda mais perto do empate, que por muito pouco não aconteceu aos 19 minutos. Wellington Bruno puxou contra-ataque pela esquerda e cruzou, Ibson dominou na área e rolou para Renato Abreu, livre de marcação, chutar à esquerda de Fernando Prass. Já aos 25, Wellington Silva cobrou falta da direita e Renato Abreu desviou sobre o gol. Quatro minutos mais tarde Tenorio saiu jogando de maneira equivocada, Nixon roubou a bola e cruzou para Vagner Love que, só não marcou o gol, graças a mais uma segura intervenção do goleiro vascaíno.
Aos 35 minutos Vagner Love dividiu a bola com Renato Silva, Nixon se aproveitou e chutou para Prass dar rebote. Na sobra, Love chutou, mas William Matheus evitou que a bola entrasse.
De tanto insistir o Flamengo foi premiado com o gol de empate aos 41 minutos. Adryan cobrou escanteio, Fernando Prass falhou na saída e, de ombro, Marcos González escorou para o fundo da rede, definindo o marcador.
O Vasco só volta a jogar no domingo, às 17h(de Brasília), no Engenhão, diante do campeão Fluminense. Um dia antes, no sábado, às 19h30(de Brasília), no mesmo estádio, o Flamengo se despede da competição diante do Botafogo.

Ficha Técnica: Vasco 1 x 1 Flamengo


FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 FLAMENGO
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24 de novembro de 2012 (Sábado)
Horário: 19h30(de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa (RJ) e Rodrigo Correa (RJ)
Cartões amarelos: Nilton, Jonas, Abuda, Dakson, Fernando Prass e Douglas (Vasco) e Wellington Silva e Ramon (Flamengo)
Gols:
VASCO: Nilton aos 33 minutos do primeiro Tempo
FLAMENGO: Marcos González aos 41 minutos do segundo Tempo
VASCO: Fernando Prass, Jonas, Douglas, Renato Silva e William Matheus; Nilton, Fellipe Bastos, Abuda (Max) e Marlone (Dakson); Eder Luis (Carlos Alberto) e Tenorio
Técnico: Gaúcho
FLAMENGO: Paulo Victor, Wellington Silva, Renato Santos, Marcos Gonzalez e Ramon; Airton (Adryan), Ibson, Renato Abreu e Cleber Santana (Wellington Bruno); Hernane (Nixon) e Vagner Love
Técnico: Dorival Júnior

Prefeito do MA sofre grave acidente



Jornal pequeno.
O prefeito do município de São Domingos do Azeitão (a 622 quilômetros de São Luís), Sebastião Fernandes Barros (PV), de 43 anos, sofreu um acidente no início da tarde de ontem (20), no Km 245 da BR-230.
Sebastião Fernandes, prefeito de S. Domingos do Azeitão
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sebastião perdeu o controle da caminhonete Hilux que conduzia e capotou várias vezes.
Em estado grave, o prefeito foi conduzido para um hospital de Balsas, mas deve ser transferido para São Luís ou Teresina (PI) ainda hoje. (Oswaldo Viviani)

Seis zonas eleitorais ainda não definiram diplomações de eleitos


o G1 MA
Seis zonas eleitorais maranhenses ainda não definiram as datas para as diplomações dos prefeitos e vereadores eleitos, além de seus respectivos suplentes, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA): Novas Colinas (105ª), Carutapera (55ª), Santa Helena (84ª), Matinha (86ª), Olho D’agua dos Cunhãs (87ª) e Paço do Lumiar (93ª).
A diplomações foram iniciadas no último dia 19, com os eleitos da zona eleitoral de Paulo Ramos (102ª). Nos dois dias seguintes foram diplomados os candidatos eleitos dos municípios integrados às zonas eleitorais de Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá.
Em dezembro acontece a maioria das diplomações. A primeira será em Santa Luzia, no dia 4. Em São Luís, o juiz Jamil Aguiar, responsável pela titular da 76ª zona eleitoral, já definiu a diplomação dos eleitos para o dia 18 de dezembro, a partir das 17h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Homem acusa namorada de tentar asfixiá-lo com seus seios


QUASE MORRE
Publicação: 24/11/2012 15:23
Um morador da cidade de Unna, na Alemanha, acusa sua namorada de tentar matá-lo logo após a relação sexual. Apesar da gravidade do caso, o que chama atenção é a arma utilizada pela mulher: seus próprios seios.

De acordo com o jornal "Bild", o rapaz de 34 anos quase morreu após sua companheira tentar sufocá-lo com seus seios. De acordo com a vítima, a mulher sentou em sua barriga e começou a pressionar sua cabeça contra o busto. "Eu não conseguia respirar e fui ficando azul", relatou.

Em um último esforço, o homem conseguiu se soltar e fugiu para a casa do vizinho, onde solicitou a ajuda da polícia. Após o ocorrido, o rapaz perguntou os motivos da mulher, agora sua ex-namorada, recebendo uma resposta ainda mais inusitada do que o ato. "Queria tornar sua morte mais confortável, querido", disse ela.

De acordo com as autoridades locais, a moça sofre de problemas mentais. O ataque ocorreu no mês de maio deste ano, porém, ganhou destaque após o homem entrar na Justiça contra a mulher.

Maranhão goleia Rio de Janeiro e garante vaga na final

BEACH SOCCER

Publicação: 24/11/2012 13:15
futebol de areia do Maranhão está na final do Campeonato Brasileiro de Beach Soccer, disputado em salvador, na Bahia. A Seleção Maranhense derrotou na manhã deste sábado (24) o Rio de Janeiro por 6 a 1 e superou sua participação na última edição, quando ficou em quarto lugar.

Agora, a Seleção Maranhense vai encarar os donos da casa, Bahia, que venceu Alagoas por 3 a 1. O jogofinal acontece neste domingo (25), às 10:15h, na Praia da Armação.

A equipe maranhense busca do bi no Campeonato Brasileiro. O primeiro título foi conquistado em 2008, derrotando, coincidentemente, a seleção Baiana.

Carro capota e invade quintal de casa no bairro da Maiobinha


Moradores ficaram impressionados com o acidente.
Por sorte, ninguém teve ferimentos graves.



Do G1 MA com informações da TV Mirante
 Um carro em alta velocidade capota e para no quintal de uma casa. Os moradores ficaram impressionados com o acidente. Por sorte, ninguém teve ferimentos graves.
O acidente ocorreu na Rua João Damázio Pinheiro, no bairro da Maiobinha. Uma senhora de 79 anos, que estendia roupa no momento do acidente, conseguiu desviar, mas foi atingida na cabeça pelo orelhão da calçada. A idosa foi levada ao hospital com inchaço na testa, mas está fora de perigo.
O motorista, não identificado, sofreu apenas escoriações pelo corpo e deixou o carro dizendo que estava sendo perseguido
.

Preso homem que atirou na ex-mulher dentro de hospital no RS


Homem estava escondido em localidade na divisa com o Uruguai.
A vítima passou por cirurgia e segue internada em estado grave na UTI.



Do G1 RS

Foi preso por volta das 17h deste sábado (24) o homem que atirou na ex-mulher dentro do Hospital de Pronto Socorro de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Segundo a Brigada Militar, o suspeito de 31 anos foi encontrado na localidade de Cerros Verdes, na divisa com o Uruguai. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil do município. A vítima, de 21 anos, passou por cirurgia e segue internada em estado grave na UTI da Santa Casa local.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito abordou a ex-mulher no início da noite de sexta-feira (23), enquanto ela caminhava com a mãe, oferecendo carona. Ao receber uma negativa, começou a persegui-las, quando mãe e filha buscaram abrigo dentro do hospital.
Câmeras de segurança da instituição de saúde flagraram o momento em que a jovem entra correndo no prédio (veja o vídeo). Logo depois, o homem e a mãe da vítima são visualizados. Do lado de dentro, ele disparou cinco vezes contra a ex-mulher, que foi atingida na cabeça por dois disparos. Os outros acertaram os pés e a mão. O casal estava separado há cerca de duas semanas. Segundo a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento.

Índia carajá de GO desaparecida há quase 8 meses é encontrada em MG


Menina de 13 anos foi levada da aldeia por ciganos em abril deste ano.
Segundo a Semira, ela sofreu agressões físicas e psicológicas.



Humberta CarvalhoDo G1 GO

Índia carajá de GO desaparecida há quase 8 meses é encontrada em MG (Foto: Sebastião Nogueira/Jornal O Popular)Índia carajá desaparecida foi encontrada em MG (Foto: Sebastião Nogueira/Jornal O Popular)
Depois de quase oito meses desaparecida, a família de uma jovem índia carajá, de 13 anos, encontrou a adolescente. Ela desapareceu no dia 4 de abril, na Aldeia Buridina, município de Aruanã, a 313 quilômetros de Goiânia. A adolescente estava com o grupo de ciganos que a levou em Igarapé (MG). Ela retornou à aldeia por volta das 17h de sexta-feira (23).
Segundo a coordenadora da Comissão Executiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), Nelma Pontes, o grupo viajou com a jovem por várias cidades do sul do país e alguns países da América Latina. A coordenadora disse também a jovem sofreu agressões físicas e psicológicas.

Agora, a adolescente passa por acompanhamento psicológico. O avô dela, cacique Raul Maury dos Santos, contou que a menina, apesar de tudo que passou, está bem: “Vejo que ela está bem à vontade, com jeito de brincalhona que sempre teve”.
“Ela relatou que sofria violência de vários tipos. Era obrigada a pedir dinheiro na rua e, caso se negasse, era obrigada a ficar sem comer. Ela tem marcas de violência pelo corpo. Também sofria violência psicológica e ameaça. Eles diziam que iam matar a família dela e que mãe não se importava com ela. Mayara também apanhava por não ceder às tentativas de abuso sexual”, contou a coordenadora ao G1 na tarde deste sábado (24).
Tráfico de pessoas
A jovem foi encontrada depois de uma briga com um adolescente do grupo de ciganos. “Ela brigou com esse menino e as pessoas que viram chamaram a polícia. A polícia registrou o Boletim de Ocorrência [BO] e acionou o Conselho Tutelar. Então, ela contou ao conselheiro como tinha ido parar com o grupo de ciganos”, relatou Pontes.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) foi acionada e entrou em contato com a Semira, que desde abriu acompanhava as buscas pela adolescente. De acordo com Nelma Pontes, na polícia foi registrado um BO por tráfico de pessoas, mas quando os policiais retornaram ao local onde Mayara foi encontrada, o grupo de ciganos já não estava no local. Até este sábado, ninguém havia sido preso.
O avô da jovem sente-se aliviado por ter encontrado a neta. “Para mim é uma alegria tê-la de volta em casa. É um sentimento que não tem como descrever. Vemos muita história de violência e estávamos vivendo um pesadelo”, lembra o cacique Raul.
Desaparecimento
Segundo o delegado de Aruanã, Marcos Vinicius da Costa Júnior, a família contou que no dia do desaparecimento, os suspeitos, dois homens e uma mulher, estiveram na aldeia e tentaram convencer a mãe da garota a deixá-la ir a uma festa em uma fazenda da região. Ela se negou e chegou a receber dois colares banhados de ouro como presente. A mulher contou que o grupo, não satisfeito com a negativa, insistiu que ela deixasse Mayara seguir com eles até uma sorveteria.
Após a permissão da mãe, a menina seguiu com uma amiga até a sorveteria e depois não foi mais vista. A amiga ficou na sorveteria e não foi levada pelo grupo, pois se negou a entrar no carro dos suspeitos.

DEM de Campinas expulsa vereador reeleito por infidelidade partidária


Professor Alberto teria feito campanha para candidato fora da coligação.
Parlamentar disse que vai recorrer e não descarta mudar de partido.



Do G1 Campinas e Região

O vereador de Campinas Professor Alberto (Foto: Divulgação Câmara Campinas)O vereador de Campinas Professor Alberto
(Foto: Divulgação Câmara Campinas)
O vereador de Campinas (SP), Alberto Alves da Fonseca, conhecido como Professor Alberto, foi expulso do partido Democratas (DEM) na noite de quinta-feira (1). O presidente do DEM em Campinas, Valter Greve, informou que o parlamentar foi expulso porque fez campanha eleitoral para o atual prefeito Pedro Serafim (PDT) em vários eventos políticos desde julho deste ano, desrespeitando a coligação feita pelo partido com o PSB em junho, na chapa do prefeito eleito Jonas Donizette nas eleições municipais deste ano.
Uma comissão disciplinar foi formada e votou pela expulsão na quarta-feira (31). A executiva municipal do partido foi notificada na noite de quinta-feira, e oficializou a medida. A informação foi divulgada em nota oficial do partido (leia íntegra abaixo). De acordo com Valter Greve, o DEM vai comunicar o juiz eleitoral de Campinas, Nelson Augusto Bernardes, na segunda-feira (5), assim como o vereador expulso. Como Professor Alberto foi reeleito este ano, o Democratas informou que também vai pedir a perda de mandato dele por infidelidade partidária.
Ao G1, o vereador Professor Alberto negou que tenha feito campanha para Pedro Serafim e explicou que apenas o recebeu em um evento realizado na igreja que frequenta. "Eu tenho uma vida comunitária e receberia qualquer pessoa", explicou. Ele informou na manhã desta sexta-feira (2) que ainda não foi notificado da expulsão, mas que vai recorrer e que pretende deixar o partido. "Não tem mais ambiente partidário e ideológico", disse o vereador.
Nota enviada pelo presidente do DEM CampinasNa qualidade de presidente do partido Democratas de Campinas, venho comunicar à imprensa e a toda a sociedade campineira, que é com muita tristeza que noticio a expulsão de um dos nossos candidatos. E não é qualquer candidato, é um candidato que já exerce o cargo de Vereador na Câmara de Campinas.
Em nome da ética na politica, em nome do cumprimento incondicional dos compromissos assumidos com a aprovação em convenção municipal para as eleições de 2012, da formação da coligação majoritaria com a chapa encabeçada pelo PSB, que lançou Jonas Donizete como candidato a Prefeito, o Democratas de Campinas não pode omitir-se quanto a esse fato que contraria o seu estatuto.
A infidelidade partidária prevista no estatuto do DEM, sujeita o infrator à aplicação sumária de pena de cancelamento do registro da candidatura na Justiça Eleitoral e expulsão simultânea do Partido, a todo candidato que contrarie as deliberações de Convenção e os interesses partidários, realizando campanha eleitoral para candidato ou partido adversário. Portanto, ao decidir-se sobre a formação da coligação majoritária com o PSB, todos os membros do partido devem respeitar a decisão partidária, principalmente os candidatos, até os eventualmente vencidos.
No caso é inaceitável a ofensa aos princípios éticos do Democratas, que um candidato a vereador não cumpra a decisão democraticamente assumida pelo partido. Mesmo que esse candidato tenha grande potencial de votos, que ocupe uma cadeira no Legislativo campineiro, não se admite o apoio à candidatura diversa daquela decidida em convenção, e para esses casos, o estatuto partidário prevê a expulsão como forma de penalização do filiado e candidato.
Em nome do cumprimento das disposições estatutárias, em especial para manutenção da ética na politica, no momento em que todos nós somos cobrados do cumprimento aos compromissos assumidos, o respeito à ética, o respeito às decisões coletivas, como é no sistema democrático, comunico a todos a decisão do partido Democratas. Não é fácil cortar na carne, mais não há honra maior do que transformar a dor da perda de um membro para manter a dignidade de todo corpo partidário. Muito Obrigado. VALTER GREVE

Atirador mata prefeito, primeira-dama e gerente da Embasa de Jussiape


Crimes ocorreram entre 9h e 9h30 deste sábado no sudoeste da Bahia.
Atirador baleou ainda dois PMs e um mototaxista. Ele morreu no confronto.



Do G1 BA, com informações da TV Sudoeste

Prosópio - prefeito de Jussipe Bahia (Foto: Will Assunção/Jussi Up Press)Prefeito foi alvo de atentado na região da Chapada Diamantina (Foto: Will Assunção/Mural de Notícias)
O prefeito reeleito de Jussiape, Procópio Alencar (PDT), e a primeira-dama da cidade, Jandira Oliveira Alencar, foram assassinados na manhã deste sábado (24). O delegado Edson Santos de Souza, da cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora, afirmou que o prefeito foi morto em seu consultório médico. A esposa passava pela rua, perto do consultório, quando também foi alvo de tiros.

O autor do crime, identificado pela polícia como Claudionor Galvão de Oliveira, morreu em confronto com o outro policial da cidade, que também saiu ferido. O autor estava com duas armas - revólver calibre 38 e espingarda de cartucho, além de muitas munições, e era dono de um quiosque no centro da cidade, segundo informações da polícia.
O gerente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Ordelange Novaes, de 46 anos, foi baleado e socorrido, mas morreu a caminho do Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora.
Durante a ação, o atirador ainda rendeu um mototaxista e o fez de escudo humano. O refém foi ferido no confronto do atirador com a polícia.
Os dois policiais militares que participaram da troca de tiros ficaram feridos, um deles em estado grave, por conta de uma bala alojada na cabeça. Ele foi encaminhado para o Instituto Brandão de Reabilitação, de acordo com a Polícia Militar por uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) da corporação. O outro PM recebeu um tiro na perna, mas passa bem.
Os crimes aconteceram entre as 9h e as 9h30 deste sábado. Os corpos das vítimas foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. O velório começa na manhã de domingo (25) na casa das vítimas. O enterro está marcado para as 15h.
Investigação
O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o delegado-chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge, e o comandante-geral da Polícia Militar, Alfredo Castro, estão na cidade acompanhando de perto a apuração junto aos delegados regionais. A motivação do crime ainda não foi confirmada. A família do prefeito acredita que há relação política.
Procópio Alencar (PDT) foi reeleito com 58% dos votos nas eleições de outubro. Ele ocupou cargo de vice-prefeito na gestão de Wagner Freitas (PTB), que foi cassado pela Câmara Municipal no ano de 2010. A vítima disputou a eleição deste ano contra a esposa de Wagner Freitas, Vânia Dulce (PMDB).

Fogo em lixo na calçada teria causado incêndio em São Gonçalo, RJ


Falta de hidrantes também teria dificultado trabalho dos bombeiros.
Fogo foi controlado após 1h30 de combate às chamas, diz corporação



Do G1 Rio

O incêndio que destruiu um galpão de artigos de presentes na Avenida Capitão Juvenal Figueiredo, s/n, no Colubandê, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, na manhã deste sábado (24), teria começado em lixo acumulado em frente ao local. A denúncia foi feita pelo empresário José Eduardo Esteves, em entrevista ao RJTV.
“Passou um cidadão na madrugada, por volta de 5h30, e ateou fogo nesse lixo que estava na frente, na calçada. O fogo se propagou na empresa do nosso vizinho e atingiu as outras duas empresas, a empresa do meu filho e do meu sobrinho e a empresa do outro cidadão que fica do outro lado”, contou Esteves.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado em 1h30. A assessoria da corporação informou ainda que os bombeiros foram acionados às 6h50 e a primeira equipe chegou ao local por volta das 7h. O trabalho de rescaldo deve se estender por toda a tarde.
Por volta das 9h, 11 viaturas estavam no local para conter o incêndio, sendo cinco carros de água e um carro-pipa. No momento do início das chamas, as lojas ainda estavam fechadas e, por isso, não houve feridos. No local, funcionavam um atacado de utilidades domésticas, um depósito e uma loja de produtos de ferragens.
No galpão, dois caminhões ficaram destruídos. “Eu estava tentando pegar o primeiro caminhão ainda, só que a fumaça já era muito grande e não tinha como a gente entrar e a quentura era muito grande”, disse Gilson Dias, funcionário do depósito.
Bombeiros de seis quartéis – São Gonçalo, Itaboraí, Niterói, Charitas, Itaipu e Caju –  combateram as chamas no local, segundo informou a assessoria do Corpo de Bombeiros. O incêndio tumultuou o trânsito na Rodovia Amaral Peixoto, em São Gonçalo, durante a manhã.
Falta de hidrantes
Não havia hidrantes na região que conta com uma grande concentração de lojas, depósitos e galpões, o que teria dificultado o trabalho dos bombeiros. O Corpo de Bombeiros, entretanto, afirmou que não tem gerência pela instalação dos equipamentos, apenas sobre a manutenção, e que a responsabilidade da instalação é da Cedae.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que toda a área foi evacuada, pois havia risco de o fogo se espalhar mais. Para controlar o fogo foi utilizado um caminhão-tanque com capacidade de 30 mil litros.
Em nota, a Cedae informou que, quando for dado o habite-se de um imóvel, o Corpo de Bombeiro deverá apontar o local para a colocação do hidrante e isso não foi indicado para Cedae. A Cedae ressaltou ainda que tem um acordo de 2010 de que manutenção e instalação de hidrantes é responsabilidade do Corpo de Bombeiros.
Já a prefeitura de São Gonçalo não foi localizada para responder sobre o lixo que estava ao lado dos galpões e que pode ter provocado o incêndio.
Incêndio atinge galpão em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, neste sábado (24) (Foto: Reprodução TV Globo)Incêndio atinge galpão em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, neste sábado (24) (Foto: Reprodução TV Globo)
Bombeiros combatem as chamas em galpão de São Gonçalo (Foto: Reprodução TV Globo)Bombeiros combatem as chamas em galpão de São Gonçalo (Foto: Reprodução TV Globo)
Incêndio espalha muita fumaça negra na região de São Gonçalo (Foto: Reprodução TV Globo)Incêndio espalha muita fumaça negra na região de São Gonçalo (Foto: Reprodução TV Globo)

São Caetano vence, mas não leva o acesso e rebaixa Guarani à Série C



  • momento decisivo
    30 do 2º tempo
    Três minutos depois de Danilo Sacramento empatar o jogo e dar esperanças ao Guarani, Danielzinho determinou o placar final e a queda bugrina.

  • nome do jogo
    Danielzinho
    O atacante infernizou a vida da defesa do Guarani desde o início do jogo e foi recompensado na segunda etapa, quando fez dois gols.

  • como fica?
    Guarani
    Vice-campeão paulista, o Bugre termina o ano lamentando o oitavo rebaixamento em oito anos. É a segunda vez que o time cai para a Série C.
Uma vitória sem tanto sabor para quem venceu, mas drástica para quem sonhava com ela para espantar os seus piores fantasmas. Time com menos chances de conquistar o acesso na última rodada, por depender de pelo menos mais um resultado, o São Caetano fez sua parte - venceu o Guarani por 2 a 1, no Brinco de Ouro, e esperou a vaga até o último instante, mas a perdeu para Atlético-PR e Vitória por um detalhe: o número de vitórias. O Azulão, porém, foi responsável por mais um capítulo triste na recente história bugrina. Com a derrota diante de pouco menos de 10 mil torcedores, a equipe de Campinas acumula o nono rebaixamento da história, o oitavo nos últimos 11 anos.
Guarani x São Caetano (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)O cara da partida foi Danielzinho. Principal jogador do primeiro tempo, criou três excelentes chances de abrir o placar, mas não foi feliz em nenhuma. A redenção viria no segundo tempo, quando o atacante, lançado duas vezes livre dentro da área, só teve o trabalho de vencer a disputa com Emerson e marcar os dois gols do Azulão. Nem o gol de Danilo Sacramento, que àquela altura empatava o confronto, deu esperanças ao Guarani.
Clebinho lamenta rebaixamento do Guarani para a Série C (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Após 38 rodadas, o Guarani fecha a campanha com 41 pontos, dois a menos que o Guaratinguetá, que se livrou do rebaixamento ao vencer o lanterna Barueri, por 2 a 1. Além de entrar na degola, perdeu também uma posição para o CRB, que venceu o ASA de virada, e caiu para 18º lugar.
Já o São Caetano, dono de 71 pontos, viu a queda no segundo turno ser fatal. Foi ultrapassado pelo líder Goiás e também pelo Atlético-PR, que precisou só empatar com o Paraná para voltar à primeira divisão. O Azulão termina em quinto, com mesmo número de pontos de Atlético-PR e Vitória, mas fora pelo número de vitórias: 21 da dupla rubro-negra contra 20 dos paulistas.
Assim como fez em boa parte da Série B, o Guarani desapontou a torcida atuando em casa. O Brinco de Ouro, que tanta diferença fez ao clube na campanha do vice-campeonato paulista, tornou-se o calvário alviverde. No estádio, o Bugre perdeu pontos preciosos contra Boa Esporte (0 a 0), ABC (1 a 1), Avaí (0 a 2), Paraná (0 a 0) e América-RN (0 a 0). O retrospecto recente já mostrava um time em queda: nos últimos 14 jogos do ano, apenas uma vitória, quatro empates e nove derrotas.
Já o São Caetano perde talvez sua principal chance de disputar novamente a primeira divisão do Brasileiro. Fora da elite desde 2006, o Azulão tinha esperanças de voltar em 2013. Teve um início arrasador, quando ficou 16 rodadas sem perder (até ser derrotado pelo próprio Guarani, em 28 de agosto), mas demonstrou desorganização fora de campo. Teve quatro técnicos que não conseguiram convencer a diretoria.
Com espíritos diferentes após o último compromisso do ano, Guarani e São Caetano entram agora em período de férias. Vão reformular elencos, dispensar jogadores e contratar novos reforços. Com caras novas, Bugre e Azulão voltam a atuar só no final de janeiro, no Paulistão. 
Ademir Sopa e Kleiton Domingues lamentam queda (Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)Ademir Sopa e Kleiton Domingues ao fim da partida (Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)
Azulão começa melhor
A tensão estava no rosto de cada um dos 22 jogadores em campo. E quem mais soube controlar o sentimento no primeiro tempo foi justamente aquele que não dependia só de si. Sentindo-se em casa, o São Caetano apostou na velocidade de seus atacantes, posicionados nas costas de Oziel e Bruno Recife, e criou muitas chances de perigo ao gol de Emerson.
Logo no primeiro minuto, Leandrão desviou cobrança de escanteio de Marcelo Costa e a bola raspou a trave esquerda. Na sequência, Éder cobrou falta direta, no canto esquerdo baixo. Emerson caiu para defender. A resposta do Guarani, que não conseguiu controlar a partida como pretendia Vilson Tadei, veio em um contra-ataque: Clebinho partiu pela direita e cruzou para Medina, que bateu mascado. Bola saiu à direita de Luiz.
O susto não conteve o São Caetano, que seguiu mais incisivo. Aos 13, Danielzinho bateu cruzado e mandou pela linha de fundo. Cinco minutos depois, Medina teve mais uma chance de abrir o placar, mas furou o chute, após bela jogada de Clebinho - o melhor em campo do lado bugrino - pelo lado esquerdo.
Clebinho tenta passar por Moradei (Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)Clebinho tenta passar por Moradei, sem sucesso
(Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)
Resultados da rodada mudam postura dos times
A diretoria do Guarani já havia dito que usaria o placar eletrônico para tentar desestabilizar o São Caetano - os jogos que atrapalhariam a tranquilidade bugrina foram estrategicamente esquecidos. A primeita etapa do plano fracassou. Os resultados da rodada podiam até não interessar ao Azulão, mas também rebaixavam o Bugre, que seguia com dificuldades para arrematar a gol.
No Vale do Paraíba, o Guaratinguetá abriu logo 2 a 0 no Grêmio Barueri e praticamente sacramentou sua permanência na Série B em 2013. O mesmo fez o Bragantino, cuja vitória sobre o Boa Esporte aumentava ainda mais a pressão em cima do Guarani. Na parte de cima da tabela, apenas o Atlético-PR fazia sua parte contra o Paraná, resultado anunciado em alto e bom som pelo placar.
Vendo que a pressa apenas benificiaria o Guarani, o São Caetano diminuiu o ímpeto, mas seguiu forte ofensivamente. Danielzinho, destaque do Azulão, saiu mais duas vezes frente a frente com Emerson: mandou uma para fora e a outra nas mãos do goleiro. O Bugre só foi perigoso aos 37. Clebinho cortou o marcador e arriscou chute de fora da área. A bola pegou na rede, mas pelo lado de fora.
Para o Guarani, a melhor notícia estava a quilômetros de distância: Willian abriu o placar para o Vitória, resultado que acabava com as chances de acesso do São Caetano. Era nestes placares - e na consequente falta de ambição do adversário no segundo tempo - que o Bugre apostava para se livrar da queda.
'Solto', São Caetano leva a melhor
O segundo tempo fez crescer a angústia de cada bugrino presente ao Brinco de Ouro. A começar pelos jogadores, que cada vez mais acumularam erros de passe, chutes mal direcionados e nervosismo a uma partida já tensa. O São Caetano, que já havia perdido as esperanças de disputar o acesso pelos resultados parciais, entrou leve. Tão leve a ponto de crescer o peso nas costas do Guarani.
O prenúncio se deu aos 16 minutos, com Samuel Xavier, que acertou uma bomba no canto direito e forçou Emerson a fazer grande defesa. Quatro minutos depois, a desatenção geral em gol. Danielzinho foi lançado nas costas de Ademir Sopa, ganhou na corrida de Montoya e bateu no canto esquerdo de Emerson: 1 a 0, que, apesar de não levar o São Caetano à elite, rebaixava o Bugre à terceira divisão.
Com 25 minutos para reagir, Vilson Tadei decidiu mexer na equipe. Sacou Medina e Fabrício e apostou em Ronaldo e Danilo Sacramento. Uma das apostas deu resultado. Aos 27, Danilo recebeu pelo lado direito da grande área, ajeitou para o pé esquerdo e bateu rasteiro. A bola passou por baixo de Luiz e morreu no canto esquerdo.
O gol foi o combustível para incendiar o Brinco de Ouro. Já irritada com a aparente falta de raça da equipe no segundo tempo, a torcida cresceu e passou a jogar junto. A parceria durou 180 segundos. Sem se importar com os gritos da arquibancada, o São Caetano deu a pá de cal no time da casa. Ailton lançou para Danielzinho, que invadiu a área sem marcação, passou por Emerson e matou o jogo.
A partir daí, a torcida bugrina se virou contra o time. No lugar de incentivo, surgiram pressão e cobrança. Sem confiança para superar a defesa do São Caetano, o arsenal de atacantes bugrinos pouco fez para ao menos terminar a temporada com um honroso empate. Minutos antes de Paulo César de Oliveira apitar o fim do jogo, a torcida bugrina já deixava o Brinco de Ouro. A desolação estampada no rosto de cada um dos quase 10 mil bugrinos era clara: mesmo precisando só de si, o Guarani falhou. Como tem feito há 11 anos.
Guarani x São Caetano (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Jogadores do Guarani descem o túnel após derrota  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)