quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Mesa do Senado aprova pedido para que ministro explique passaporte diplomático de Rosemary Noronha


Do UOL, em Brasília*
A Mesa do Senado aprovou, na tarde desta terça-feira (18), o pedido de informações ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, sobre as atividades do gabinete regional da Presidência da República em São Paulo.

AS VIAGENS DE ROSEMARY NORONHA

DataPaísEvento
Dez.2005Uruguai (Montevidéu)Cúpula do Mercosul
Jul.2006Argentina (Córdoba)Cúpula do Mercosul
Jun.2007Portugal (Lisboa)Cimeira União Europeia-Brasil
Jul.2007Bélgica (Bruxelas)Conferência Internacional de Biocombustíveis
Nov.2007Chile (Santiago)Cúpula Ibero-americana
Dez.2007Argentina (Buenos Aires)Posse de Cristina Kirchner
Dez.2007Venezuela (Caracas)Visita de trabalho
Dez.2007Bolívia (La Paz)Declaração sobre o Corredor Bioceânico
Dez.2007Uruguai (Montevidéu)Cúpula do Mercosul
Abr.2008Gana (Acra)Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento
Mai.2008Peru (Lima)Cúpula da Alcue (Conferência de Ciência e Tecnologia)
Jul.2008Portugal (Lisboa)Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Out.2008Espanha (Madri)Visita oficial
Out.2008El Salvador (San Salvador)Cúpula Ibero-americana
Out.2008Cuba (Havana)Visita oficial
Mar.2009Qatar (Doha)Cúpula América do Sul-Países Árabes
Mar.2009França (Paris)Encontro bilateral
Abr.2009Reino Unido (Londres)Cúpula do G20
Mai.2009El Salvador (San Salvador)Posse presidencial
Mai.2009Guatemala (Cidade da Guatemala)Encontro bilateral
Mai.2009Costa Rica (San José)Encontro bilateral
Ago.2009Paraguai (Assunção)Cúpula do Mercosul
Nov.2009Venezuela (Caracas)Encontro bilateral
Dez.2009Ucrânia (Kiev)Visita de Estado
Dez.2009Portugal (Estoril)Cúpula Ibero-americana
Dez.2009Alemanha (Berlim)Visita de Estado
Dez.2009Alemanha (Hamburgo)Encontro empresarial
Mar.2010México (Cancún)Calc (Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento) e Cúpula G-Rio
Mar.2010Cuba (Havana)Visita oficial
Mar.2010El Salvador (San Salvador)Visita oficial
Mai.2010Rússia (Moscou)Visita oficial
Mai.2010Portugal (Lisboa)Cimeira Brasil-Portugal
Nov.2010Moçambique (Maputo)Encontro bilateral
Nov.2010Coreia do Sul (Seul)Cúpula do G20
O autor do requerimento, senador Mário Couto (PSDB-PA), quer saber quem solicitou e quem autorizou o passaporte diplomático de Rosemary Nóvoa Noronha e quais as justificativas para sua emissão. Rosemary Noronha é ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo e foi afastada após ser indiciada pela Polícia Federal na operação Porto Seguro.
Na justificativa, Mário Couto explica que o pedido foi motivado por reportagem veiculada pelo jornal Folha de S. Paulo, de 27 de novembro, intitulada "Ex-assessora de Lula indiciada pela PF teve passaporte especial", mostrando que Rosemary de Noronha possuía passaporte especial e acompanhou o ex-presidente Lula em diversas viagens internacionais durante seu mandato.
Outro requerimento aprovado trata do pedido de informações à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcello Crivella. Os membros da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), autora do requerimento, querem saber o andamento de determinações do Tribunal de Contas da União (TCU) acerca de medidas de aprimoramento da gestão ambiental do governo.

Reforma administrativa

O 1'º secretário do Senado, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), informou que o relatório sobre a reforma administrativa do Senado foi distribuído entre os membros da Comissão Diretora do Senado. Cícero disse que a idéia do relator, senador Ciro Nogueira (PP-PI), é que todos tomem conhecimento do teor do documento, que trata de um assunto "extenso e complexo". A próxima reunião da mesa está prevista para 31 de janeiro de 2013.
"Após a decisão da mesa, o documento segue para o plenário", explicou Cícero Lucena.

Entenda a operação Porto Seguro

Iniciada em março de 2011 e divulgada no último dia 23 de novembro, a Operação Porto Seguro da Polícia Federal resultou em 43 mandados de busca e apreensão, seis prisões e o indiciamento criminal de 24 pessoas no Estado de São Paulo e no Distrito Federal.
Os envolvidos participavam, segundo a polícia, de fraudes e compra de pareceres técnicos de diversos órgãos públicos para beneficiar empresas privadas. De acordo com a Polícia Federal, Paulo Vieira, diretor afastado da ANA (Agência Nacional de Águas), seria o chefe da quadrilha que praticava corrupção e tráfico de influência em órgãos do governo federal.
O esquema foi denunciado pelo ex-servidor do TCU (Tribunal de Contas da União) Cyonil Borges. O ex-auditor recebeu a oferta de R$ 300 mil por um parecer, aceitou parte do dinheiro, R$ 100 mil, mas, se arrependeu, devolveu a quantia e delatou o caso à polícia. Em entrevista à "Folha de S.Paulo", ele diz que nunca tocou no dinheiro para não caracterizar o crime de corrupção.
Além de Paulo Vieira, seus dois irmãos, Rubens Vieira, ex-diretor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e Marcelo Vieira, empresário, são acusados de participar do esquema. Rubens e Paulo foram soltos na última sexta-feira (30).
Por meio de interceptação telefônica, a PF identificou pagamentos feitos por Paulo Vieira a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha. A filha dela, Mirelle Nóvoa Noronha Oshiro, já foi exonerada do cargo comissionado de assessora técnica na Anac, onde trabalhava com Paulo Vieira.
Considerada como "peça-chave" do esquema, Rosemary teria a função de intermediar reuniões de "autoridades" com os interessados nos pareceres técnicos pagos e na indicação de pessoas para cargos em agências do governo. Para isso, ela usava sua proximidade com o ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva.
Foi Lula quem nomeou Rosemary para o cargo em 2003. Até a semana passada, ela foi mantida pela presidente Dilma Rousseff. Rosemary era quem cuidava da agenda de Lula em São Paulo.
Outros órgãos como o MEC (Ministério da Educação), a AGU (Advocacia Geral da União) e a SPU (Secretaria do Patrimônio da União) também tiveram servidores citados como membros do esquema. O ex-advogado-adjunto da União, José Weber Holanda, foi exonerado do cargo e sofre um processo de investigação no órgão pela negociação de um parecer com Paulo Vieira.  Ele era o braço direito de Luís Inácio Adams na AGU, de quem era ainda amigo pessoal. Em entrevista,  Holanda negou fazer parte de um esquema de venda de pareceres jurídicos do governo para favorecer interesse privado e disse não ter nada a esconder.
No MEC, dois servidores foram afastados: o consultor jurídico Esmeraldo Malheiros dos Santos e Márcio Alexandre Barbosa Lima. O primeiro seria o intermediário para pareceres favoráveis e foi exonerado. O segundo foi quem ofereceu a senha a Paulo Vieira para consultar informações da faculdade da família de Vieira no ministério.
Na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), vinculada ao Ministério dos Transportes, três servidores estão entre os 18 indiciados. Dois deles foram exonerados: Ênio Soares Dias, chefe de gabinete da agência e Glauco Alves Cardoso, procurador-geral do órgão. O ouvidor Jailson Santos Soares foi afastado.
A assessora da SPU Evangelina de Almeida Pinho também foi exonerada do cargo e uma sindicância interna foi instaurada no órgão para apurar possíveis irregularidades praticadas na secretaria.
Outras conversas interceptadas pela PF identificaram que o grupo investigado teria interesse em regularizar um empreendimento portuário na Ilha de Bagres, em Santos (SP), de propriedade do ex-senador Gilberto Miranda, e se reuniu com o número dois da SEP (Secretaria de Portos), Mário Lima Júnior, que continua no cargo. 
*Com informações da Agência Senado

Operação Porto Seguro

Foto 7 de 10 - Vista da Ilha das Cabras, em Ilhabela, no litoral norte paulista. A PF investiga se o ex-senador Gilberto Miranda obteve parecer fraudulento da AGU para não desocupar a ilha. O ex-senador e empresário construiu uma mansão e um heliporto na ilha e queria regularizar a situaçãoMais Juca Varella - 29.nov.2012/Folhapress

Senado recorre ao STF para reverter decisão sobre veto dos royalties


Advogados da Casa argumentam que decisão de Fux de impedir a apreciação do veto é 'clara ingerência' e 'usurpa prerrogativa do Poder Legislativo'

iG São Paulo

O Senado entrou nesta terça-feira (18) com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a revisão da decisão que impediu a apreciação do veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que prevê a distribuição dos recursos dos royalties do petróleo. Ontem (17), o ministro do Supremo, Luiz Fux, relator do caso, determinou a suspensão da análise do veto enquanto a Casa Legislativa não analisar todos os 3 mil vetos pendentes.
Leia também:
Os advogados do Senado pedem que o ministro se retrate, revogando a decisão, ou que o caso seja levado ao plenário do STF. Em trecho do pedido, argumentam que a decisão de Fux é “clara ingerência” e “usurpa prerrogativa do Poder Legislativo e o deixa de joelhos frente a outro Poder”. Outro argumento usado no recurso é que a decisão de Fux tem “efeitos devastadores” e pode trancar toda a pauta do Senado, inclusive a votação do Orçamento para 2013.
O STF entrará de recesso na próxima quinta-feira (20) até fevereiro, e o último dia de sessão para possível análise do recursos será amanhã (19), no período da manhã.
Os parlamentares dos Estados considerados não-produtores de petróleo se articulam com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para convocar na quarta-feira uma sessão do Congresso que analisará todos os vetos presidencias, inclusive o que impediu uma nova distribuição dos royalties de petróleo mais igualitária entre Estados e municípios.
A decisão de Fux não impede que seja feita uma sessão para analisar todos os vetos que aguardam análise no Congresso. "Acertamos com o presidente Sarney, que vamos apresentar um requerimento para que seja convocada uma sessão do Congresso para amanhã (quarta-feira) para analisar todos os vetos", disse o senador Wellington Dias (PT-PI) a jornalistas nesta terça.
A secretaria-geral da Mesa do Congresso informou que há 3.060 vetos na fila para serem votados. Desses, 51 são vetos presidenciais totais a projetos aprovados no Congresso. Outros 3.009 vetos são referentes a partes de 154 projetos aprovados pelo Congresso nos últimos anos.
A mobilização desses parlamentares dos Estados considerados não-produtores vai enfrentar resistências dos deputados e senadores dos Estados produtores (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo), que hoje ficam com a maior parte dos recursos arrecadados com royalties de petróleo.
Com Agência Brasil e Reuters

Sarney trai Dilma mais uma vez e coloca todos os vetos em votação


Presidente do Congresso não atendeu aos apelos da presidenta e pautou mais de 3 mil vetos para serem votados nesta quarta-feira pelo Congresso


Em mais uma atitude que desagradou à presidenta Dilma Rousseff , o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), convocou para esta quarta-feira (19) a sessão do Congresso para apreciar todos os vetos presidenciais pendentes na pauta. Sarney ignorou os apelos da presidenta que ligou duas vezes hoje para tentar demovê-lo da idéia.
Dilma teria alegado nos telefonemas que a votação dos mais de 3 mil dispositivos vetados a toque de caixa seria uma loucura e pediu “serenidade” ao presidente do Senado. Sarney, no entanto, respondeu à presidenta, também pelo telefone, que tinha em mãos um requerimento com assinaturas de quase todos os líderes e que nada podia fazer a não ser colocar os vetos em votação.
A atitude de Sarney é considerada mais uma traição ao Planalto. Na semana passada Sarney também frustrou o Planalto ao convocar a sessão do Congresso que aprovou a urgência para votação do veto parcial da presidenta sobre a proposta que redistribui os royalties sobre a produção de petróleo. Os efeitos dessa sessão foram anulados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que entendeu que os vetos devem ser colocados em votação na ordem de chegada ao Congresso.
Diante da decisão de Fux, tomada ontem em caráter liminar, os deputados e senadores de Estados não produtores de petróleo pressionaram Sarney a pautar todos os vetos.
A votação de vetos segue um rito especial e mais demorado por exigir votação secreta e por meio de cédulas. A análise dos vetos também deve ser feita a cada item.
Para viabilizar a votação de nesta quinta-feira, o Congresso já começou a imprimir uma cédula única com todos os dispositivos vetados, acompanhados de espaços para que os parlamentares possam marcar três opções: sim, não ou abstenção. A intenção dos parlamentares dos Estados não produtores é apreciar todos os vetos para poder derrubar o veto sobre os royalties.
Os peemedebistas consideram que não houve traição do partido, nem de Sarney à aliança com o PT, costurada com o apoio da presidenta Dilma Rousseff. Diante da crise institucional que se instalou no Congresso após a decisão sobre o veto, somada a decisão do Supremo de cassar automaticamente o mandato dos deputados condenados no processo do mensalão, a avaliação do PMDB é que o mal menor para o Congresso é a derrubada do veto.
Na semana passada, apesar de ter articulado a realização da sessão, Sarney não a presidiu. Deixou a tarefa para a vice-presidenta da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), que também é vice na Mesa do Congresso.
Na avaliação de alguns peemedebistas, Sarney deverá assumir o controle da sessão desta quarta-feira. Seria uma forma de demonstrar força do Congresso diante de uma decisão do ministro Fux, considerada pelos parlamentares como uma interferência na pauta do Legislativo.
Nesta terça-feira, o deputado Alessando Molon (PT-RJ) disse que já prepara um novo mandado de segurança para apresentar ao Supremo questionando a votação dos vetos da forma proposta pelo presidente do Congresso.

Manuscritos do Mar Morto com mais de 2 mil anos são publicados na internet


Entre os vários manuscritos digitalizados figuram fragmentos de pergaminhos como o dos Dez Mandamentos, do Capítulo 1 do Gênese e os Salmos


AFP
AFP
Na imagem, a réplica de um fragmento do manuscrito de 2000 anos de idade, com os Dez Mandamentos
Milhares de manuscritos do Mar Morto, que datam de mais de dois milênios, foram fotografados e a partir de agora podem ser consultados na internet, anunciou nesta terça-feira (18) a Autoridade de Antiguidades israelense.
Entre esses manuscritos, figuram fragmentos dos pergaminhos mais antigos do Antigo Testamento descobertos até agora, em particular os Dez Mandamentos, do capítulo 1 do Gênese, até os Salmos e o Livro de Isaías, em sua integralidade e textos apócrifos.
As técnicas mais modernas de tratamento da imagem, desenvolvidas principalmente por especialistas da Nasa, foram utilizadas para arquivar e tirar do anonimato o conjunto dos milhares de fragmentos de manuscritos até agora pouco acessíveis ao grande público devido a sua fragilidade. 

Leia também: 
Papiro do século 4 sugere que Jesus Cristo foi casado Museu de Israel e Google digitalizam manuscritos do Mar Morto Tecnologia espacial permite digitalizar manuscritos do Vaticano Modelo de computador explica como Moisés separou o Mar Vermelho
Os procedimentos empregados permitirão também analisar melhor o estado de conservação desses documentos, que datam do terceiro ao primeiro século de nossa era. O lugar onde foram encontrados os rolos do Mar Morto, considerados uma das descobertas arqueológicas mais importantes do século XX, foi localizado por acaso por um pastor de cabras em 1947, em Qumran, em uma gruta perto do Mar Morto na Cisjordânia.
Os documentos mais antigos remontam ao século III antes de Cristo e o mais recente foi redigido no ano 70, no momento da destruição do segundo Templo judeu por legiões romanas.
A maioria desses documentos estão conservados no Museu de Israel, em Jerusalém, e alguns foram apresentados no exterior, mas sua fragilidade limita sua manipulação e sua exposição à luz.

Procurador-geral diz que vai apurar depoimento de Valério sobre Lula


Roberto Gurgel contudo voltou a desqualificar a confiabilidade do operador do mensalão, condenado a 40 anos de prisão


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta quarta-feira (19) que, com o fim dojulgamento do mensalão , poderá analisar com mais calma o depoimento prestado em setembro pelo publicitário Marcos Valério . Segundo Valério, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se beneficiou do esquema para pagar despesas pessoais e autorizou a realização dos empréstimos.
AE
Marcos Valério fez depoimento ao Ministério Público em setembro, em busca de delação premiada

“Concluído o julgamento, agora eu vou analisar o depoimento e serão tomadas as providências que são cabíveis para completa investigação de tudo que demande apuração”, disse Gurgel.
Ele lembrou, no entanto, que como o ex-presidente não tem mais prerrogativa de foro, o caso deve ser mandado para o Ministério Público de primeira instância de São Paulo ou de Brasília, dependendo de onde se deram os fatos.
O procurador disse que não analisou o depoimento em profundidade, mas voltou a desqualificar a confiabilidade de Valério . “Com muita frequência, Marcos Valério faz referência a declarações que ele considera bombásticas, e quando nós vamos examinar em profundidade não é bem isso.”
Gurgel destacou que o publicitário prestou apenas um depoimento e que na ocasião ele entregou alguns documentos, como comprovante de depósitos, cuja veracidade ainda tem que ser apurada.
Em setembro, Valério encaminhou para o STF um pedido de proteção, pois sua vida estaria correndo perigo, e ofereceu em troca delação premiada . O fax - revelado pela revista Veja - foi recebido pelo então presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, que o manteve em sigilo.
Com Agência Brasil

Cidade mineira registra pelo menos dois tremores de terra


Sismo mais forte foi sentido às 2h50 da madrugada desta quarta-feira , seguido por um novo abalo, mais leve, às 3h15. Não há relatos de vítimas ou danos de maior gravidade


Agência Brasil
O município de Montes Claros, em Minas Gerais, registrou na madrugada de hoje (19) pelo menos dois tremores de terra. De acordo com a Defesa Civil do estado, o primeiro abalo, mais forte, foi sentido às 2h50, seguido por um novo sismo, mais leve, às 3h15.
O soldado da Defesa Civil de Minas Bruno Eduardo Teixeira explicou que o órgão aguarda contato com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) para saber qual a intensidade dos tremores. 

Leia também: Terremotos no Brasil são raros, mas representam um perigo real
Segundo ele, não foram registrados, até o momento, vítimas ou danos de maior gravidade – apenas uma marquise sofreu rachaduras. Mas a população da cidade, de acordo com o soldado, está assustada em razão dos recorrentes registros de abalos na região.
Dados da prefeitura de Montes Claros indicam que 174 tremores de terra de magnitudes fraca a moderada foram contabilizados na cidade no período de julho a dezembro deste ano. O último sismo de relevância foi registrado em 15 de novembro, de 2,3 graus na escala Richter, considerado de intensidade fraca. O maior abalo já registrado no município atingiu 4,2 graus, em 19 de maio deste ano.
Atualmente, nove sismógrafos monitoram a ocorrência de tremores de terra em Montes Claros, sendo cinco equipamentos da Universidade de São Paulo (USP) e quatro da UnB.

Renda de 8,4 mi de brasileiros caiu em 10 anos, aponta IBGE


Na parcela dos 10% mais pobres, o valor do rendimento médio real mensal saiu de R$ 134 para R$ 101, uma perda de 24,6%


Agência Estado
Embora haja uma tendência em curso de desconcentração da renda no País, em 2010, os 10% dos brasileiros com menor rendimento receberam menos do que em 2000, segundo dados do Censo Demográfico, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre os 84 milhões de pessoas com algum rendimento, os 8,4 milhões que receberam menor rendimento mensal diminuíram sua participação na massa de rendimentos do País, de 1,1% em 2000 para 0,8% em 2010.
O valor do rendimento médio real mensal saiu de R$ 134 para R$ 101, uma perda de 24,6%. Segundo o IBGE, não houve como identificar na pesquisa a causa do fenômeno. "São rendimentos muito baixos, e a gente não sabe quem são os que recebem esses rendimentos", explicou Cimar Azeredo, gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.
Por outro lado, diminuiu também a fatia de renda concentrada nas mãos dos 10% que receberam mais, de 51,3% em 2000 para 48,8% em 2010. Mas o valor do rendimento médio real mensal nessa faixa de renda subiu no período, de R$ R$ 6.433 para R$ 6.541, um aumento de 1,7%.
Entre os rendimentos obtidos apenas do trabalho, os 10% dos ocupados melhor remunerados diminuíram sua participação na renda, enquanto os 10% pior remunerados aumentaram. "Houve redução na concentração de renda", apontou Vandeli Guerra, técnica do IBGE.
Desigualdade
No entanto, os dados do Censo mostram que a concentração de renda no País permanece enorme. Em 2010, os 10% trabalhadores melhor remunerados ficaram com 45,3% de todos os rendimentos, enquanto os 10% ocupados com menor renda responderam por uma fatia de apenas 1,3% dos rendimentos do País. Em 2000, os 10% que recebiam mais detinham 50,5% da renda, enquanto os 10% que recebiam menos totalizavam juntos apenas 1,0% da renda.
O Distrito Federal liderou o ranking de concentração de renda em 2010. O Índice de Gini da distribuição de rendimento mensal da região foi de 0,634, resultado ainda maior do que o registrado em 2000, quando era de 0,630, um aumento de 0,6%. O indicador é usado para medir o nível de desigualdade. Quanto mais próximo de 0, menor é a desigualdade. Quanto mais próximo de 1, maior é a concentração de renda.
O Censo mostrou ainda que houve aumento na concentração de renda de Roraima (de 0,569 em 2000 para 0,579 em 2010, alta de 1,8%) e Amazonas (de 0,592 para 0,598, aumento de 1%) no período. Nas demais unidades da federação, houve redução na desigualdade de renda.
Na média nacional, o Índice de Gini diminuiu de 0,611 para 0,575, um recuo de 5,9%, graças a resultados como o de Santa Catarina, Estado com menor concentração de renda no País, que reduziu o nível de desigualdade de 0,568 em 2000 para 0,497 em 2010, uma queda de 12,5%.