quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

PF adiou Operação Porto Seguro ao descobrir elo com Rosemary Noronha


Polícia Federal estava pronta para iniciar buscas de quatro suspeitos em março de 2012, até que escutas denunciaram novos suspeitos e investigação se aprofundou



Agência Estado
A descoberta do envolvimento da então chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, e do então advogado-geral adjunto da União, José Weber Holanda, com o grupo acusado de comercializar pareceres técnicos de órgãos públicos para beneficiar empresas privadas levou a Polícia Federal a adiar por quase oito meses a deflagração da Operação Porto Seguro . 

Os investigadores estavam prestes a fazer buscas nas casas e escritórios de somente quatro suspeitos em março de 2012, mas desistiram depois que escutas telefônicas revelaram a participação de autoridades no esquema. A operação só foi deflagrada de fato em 23 de novembro, com buscas em 44 endereços. No total, 24 pessoas foram denunciadas por envolvimento no esquema. 

Leia também: 
Grampo revela encomenda de texto de parecer da AGU Casa Civil prorroga prazo para apurar denúncias da operação Porto Seguro 
Justiça nega prisão de Rosemary e pede apreensão dos bens de Paulo Vieira
Até a data da expedição dos primeiros mandados de busca, a PF só havia recolhido provas sobre uma oferta de propina do então diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira, para ao ex-auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Cyonil Borges. Em troca do pagamento de R$ 300 mil, Cyonil deveria redigir um parecer técnico favorável a um projeto da empresa Tecondi, que era ligada a Vieira. 

Em 16 de março, os investigadores obtiveram da Justiça Federal a autorização de quebra do sigilo telefônico e mandados de busca nos endereços residenciais e comerciais de Vieira, de seus dois irmãos e do vice-presidente da Tecondi, Carlos Cesar Floriano. Os policiais teriam até 60 dias para entrar nas casas e escritórios para colher provas relacionadas ao suposto crime. 

Relatórios da operação apontam que a investigação quase foi encerrada naquele momento, antes que os policiais descobrissem que a quadrilha também comercializou pareceres para beneficiar outras empresas. 

Nas semanas seguintes, no entanto, os telefonemas e e-mails interceptados pela PF revelaram que o esquema tinha uma dimensão maior do que um ato isolado de corrupção e envolvia autoridades de diversos órgãos federais. Os investigadores perceberam que seria necessário adiar a operação para monitorar os novos suspeitos e conseguir mais detalhes sobre o esquema. 

Caso os policiais entrassem nas casas e escritórios do grupo, os suspeitos tomariam conhecimento sobre a investigação imediatamente e interromperiam o funcionamento da quadrilha, o que praticamente impediria a obtenção de novas provas. 

"Diante das novas evidências que estão sendo coletadas e considerando que eventual ação ostensiva, neste momento, poderia prejudicar a eficiência da investigação, acreditamos que seja necessária a expedição de novos mandados", escreveu o delegado Ricardo Hiroshi, da PF, em ofício enviado à juíza federal Adriana de Zanetti, em 9 de maio. 

O adiamento foi fundamental para que a PF descobrisse a extensão das atividades da quadrilha. Em abril e maio, os investigadores foram surpreendidos por trocas de mensagens eletrônicas entre Paulo Vieira e Rosemary, então chefe de gabinete da Presidência em São Paulo. Os e-mails davam os primeiros sinais de uma rotina de troca de favores mantida pela dupla, que seria revelada nos meses seguintes. Rose providenciava reuniões com autoridades e indicações para cargos públicos em troca de presentes, como passagens para um cruzeiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pastor e esposa são suspeitos de abusar de seis crianças em PE



Segundo invetigações, crimes aconteciam desde janeiro de 2012.
Suspeitos podem pegar mais de 30 anos de prisão.



Do G1 PE
Pastor fundou a própria Igreja após desentendimento com a Assembleia de Deus. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Pastor fundou igreja após se desentender com a
Assembleia de Deus. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Um pastor evangélico de 30 anos e sua esposa, de 26, são suspeitos de abusar sexualmente de seis menores com idades entre 12 e 17 anos, no bairro de Várzea Fria, na cidade de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.
As denúncias foram realizadas pelos pais das crianças no mês de novembro, na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), no Recife. De acordo com o delegado da GPCA responsável pelo caso, Geraldo Costa, o pastor cometia crimes de estupro de janeiro de 2012 a junho, mas um dos jovens, hoje com 16 anos, afirma ter sofrido abuso quando tinha 10.
O suspeito confessa um dos crimes, um ato sexual com uma adolescente de 13 anos, mas afirma ter sido consensual. "O fato de ter sido com o consentimento dela, ou não, não exclui o fato de que é um crime por ser com uma menor de idade", explica Geraldo Costa. Ainda segundo o delegado, o pastor era muito respeitado na comunidade. "As crianças eram ameaçadas por ele, que dizia que ninguém ia acreditar nelas porque ele era pastor", diz o delegado. Além disso, o casal também oferecia presentes para que elas mantivessem segredo dos abusos.
Os boatos sobre o crime começaram porque uma das crianças abusadas contou aos pais, até que um total seis denúncias chegaram à delegacia durante as investigações. De acordo com a polícia, as seis crianças eram quatro meninas e dois meninos.
O suspeito é pastor da Assembleia de Deus Ministério e Missões, igreja fundada por ele mesmo na cidade há cerca de dois anos. Ainda de acordo com Geraldo Costa, o pastor teve um desentendimento na Assembleia de Deus e fundou a própria congregação. Todas as famílias das crianças eram fiéis frequentadores da igreja do pastor.
De acordo com a GPCA, a mulher do pastor era cúmplice do crime porque segurava e amarrava as crianças enquanto o marido praticava o ato sexual e também praticava ela mesma abuso sexual com as crianças do sexo masculino. O pastor e a esposa já prestaram depoimento e serão indiciados por estupro com violência e estupro de vulnerável, podendo pegar mais de 30 anos de prisão cada um. O inquérito foi instaurado na GPCA do Menor Vítima e encaminhado à Justiça nesta quinta (3), para procedimentos cabíveis.
Os suspeitos aguardam decisão da Justiça em liberdade. "A prisão deles não foi solicitada durante o inquérito porque, com a chegada dos laudos, eles colaboraram com as investigações e não estavam apresentando ameaça às vítimas", explica Geraldo Costa
.

Vereadora de Ponta Grossa que sumiu forjou sequestro, diz polícia


Delegado afirmou que a Professora Ana Maria cometeu um autossequestro.
Vereadora reapareceu no fim da tarde desta quarta-feira (2) em um hospital



Bibiana DionísioDo G1 PR



A vereadora de Ponta Grossa Professora Ana Maria (PT), que desapareceu após a posse, na terça-feira (1º), foi presa em flagrante ainda nesta quarta-feira (2), por falsa comunicação de crime. Segundo a polícia, ela forjou o próprio sequestro.

De acordo com o delegado Luíz Alberto Cartaxo, que integra o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Grupo Tigre), especializado em resgate de reféns, Ana Maria e mais quatro pessoas - que segundo as investigações tiveram participação na fraude - serão denunciadas por falsidade processual, falsa comunicação de crime e formação de quadrilha. Com exceção de um dos suspeitos, todos estão detidos. “É intenção da polícia mantê-los preso até o julgamento”, disse o delegado.
Ana Maria, que foi eleita para o terceiro mandato nas eleições de outubro de 2012, sumiu por volta das 18h depois de sair do Cine Teatro Ópera, onde foi realizada a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos. Do teatro, ela deveria ter ido para a Câmara Municipal para participar da eleição da Mesa Diretora, mas não apareceu. A ausência da vereadora acabou suspendendo a votação. Alguns parlamentares se negaram a dar início à eleição, sem a presença da colega. Na tarde desta quarta-feira, a vereadora apareceu na Santa Casa de Misericórdia, demonstrando-se atordoada. Ela recebeu atendimento médico e foi transferida para o Hospital Regional da cidade. Ainda nesta quarta-feira, a polícia prendeu um assessor de Ana Maria.

Conforme divulgado pela polícia, a vereadora está detida no Hospital Regional da cidade e a voz de prisão foi dada indiretamente, já que Ana Maria está sedada e incapaz de prestar depoimento. “Tão logo ela reúna condições médicas, será levada a unidade policial para prestar esclarecimentos”, explicou Cartaxo. Para impedir qualquer tentativa de fuga, dois policiais fazem a escolta da vereadora, que ainda não tem advogado constituído.
Vereadora Ana Maria (PT), momentos antes de sumir (Foto: Reprodução/RPC TV)Vereadora Ana Maria (PT), momentos antes de sumir
(Foto: Reprodução/RPC TV)
O motivo
Cartaxo explicou que Ana Maria tinha “interesses próprios mediante vantagens” em não participar da votação da Mesa Executiva da Câmara. Cartaxo, contudo, não afirmou que essas vantagens seriam financeiras. Para ele, também pode ser relacionada à composição da Mesa.

“O que dá impressão, é uma opinião que estou dando, não existe nada de concreto nos autos, a ideia [de Ana Maria] era de que fosse uma ação rápida, que ocorresse a votação e ela reaparece”, especulou. Isso não ocorreu, lembrou o delegado, porque os demais vereadores da bancada se negaram a dar continuidade à sessão. “Fugiu ao controle”, complementou
Ainda não é sabido se outros vereadores tiveram participação na simulação de sequestro. Segundo o delegado, o objetivo desta investigação era solucionar o sequestro e, a partir de agora, as investigações podem apontar ou não para o envolvimento de outros agentes políticos.

'Helen era minha joia rara', diz pai de jovem que morreu durante voo


Vítima tinha 25 anos e era de Palmital, no Centro-Oeste Paulista.
Ela estudava inglês e se casaria depois que retornasse ao Brasil.




Alan SchneiderDo G1 Bauru e Marília
Helen Leite tinha 25 anos e se casaria em 2013 (Foto: Arquivo familiar)Helen Leite tinha 25 anos e se casaria em 2013
(Foto: Arquivo familiar)
A passageira que morreu durante um voo de São Paulo a Dallas, nos Estados Unidos, na quarta-feira (2), era de Palmital, na região Centro-Oeste Paulista. Helen Leite, de 25 anos, passou as festas de fim de ano com a família no Brasil e retornava para o país norte-americano, onde estudava inglês. 
Ela teve um mal súbito a bordo da aeronave. Segundo informações dos médicos, a vítima não apresentava sinais de traumas e já chegou morta em solo americano.
G1 conversou com o pai da jovem por telefone. Custódio Leite Neto informou que a família e os amigos estão resolvendo o trâmite burocrático para trazer o corpo de Helen, que será enterrado em Palmital. “Estamos tentando acertar os detalhes do traslado. Várias pessoas estão nos ajudando”.
Custódio também disse que Helen estava bem de saúde. “Ela não apresentava nada. Para a gente, ela estava bem. Helen era a minha joia rara”. Nos Estados Unidos, a jovem cuidava de duas crianças na casa de uma família para ajudar a pagar as despesas.
O pai contou como recebeu a notícia. “Recebi um telefonema de um homem dizendo que a Helen estava doente. Em seguida ele desligou. Pouco depois uma mulher ligou e perguntou se eu estava preparado para receber uma notícia. Foi quando ela me informou o que houve. Não dá para acreditar. A Helen tinha uma vida inteira de sonhos e realizações.”
Helen estava noiva e se casaria assim que retornasse em definitivo a Palmital. “O contrato dela terminava em junho. Depois voltaria para casa e o casamento já estava previsto”, contou Custódio.  A jovem tinha dois irmãos e era a mais velha. O velório e o enterro ainda não têm data definida.
A companhia American Airlines informou que o boeing 777 tinha 220 passageiros a bordo e 14 tripulantes. De acordo com nota divulgada pela polícia de Houston, com cerca de oito horas de voo a mulher começou a passar mal.  "Membros da tripulação, auxiliados por um médico que estava a bordo, fizeram os procedimentos de emergência enquanto a aeronave era desviada para o aeroporto de Houston. Não há sinais aparentes de trauma", afirma a nota
.

Corpo de modelo brasileira ainda não tem data para ser liberado na China


Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação
    A modelo cearense Camila Bezerra, que foi encontrada morta na China no dia 1º
    A modelo cearense Camila Bezerra, que foi encontrada morta na China no dia 1º
O Consulado do Brasil no Cantão, na China, acompanha as investigações sobre a morte da modelo cearense Camila Bezerra, 22. As autoridades brasileiras foram informadas terça-feira (1º) que a modelo foi encontrada morta em Guangzhou Shi. O corpo de Camila foi encontrado na área de lazer do condomínio onde morava.
Não existe data definida para a chegada do corpo da jovem ao Estado, já que a liberação depende das autoridades chinesas. Segundo o Itamaraty, o consulado do Brasil na China está mobilizados para reunir informações sobre o caso e prestar atendimento à família.
Policiais informaram que a  modelo caiu da janela do apartamento, no 14º andar. Há informações de que a modelo saiu para comemorar o Ano Novo e depois retornou para casa. O caso ainda está sob investigação. A hipótese de suicídio é descartada pela família.
As despesas com o traslado do corpo da modelo serão pagas pelo governo do estado do Ceará. Em nota, a assessoria de imprensa do governador cearense, Cid Gomes, confirmou ter enviado ofício  ao Consulado do Brasil na China informando que as despesas, num total de US$ 15 mil, serão custeadas pelo Estado. (*Com Agência Brasil)

Moradores de Duque de Caxias (RJ) relatam pânico durante a madrugada


Hanrrikson Andrade
Do UOL, em Duque de Caxias (RJ)
Dilcéia Monteiro Cardeira diz que a chuva forte começou às 20h da quarta-feira (2), no bairro de Xerém, em Duque de Caxias (RJ). "Eu estava em casa, dormindo com meu marido e meu filho, quando por volta das 4h da manhã acordei com a água na altura do meu pescoço".

DUQUE DE CAXIAS FICA NA BAIXADA FLUMINESE DO RIO DE JANEIRO

A família imediatamente abandonou a residência. "Meu marido ainda tentou salvar o material escolar do nosso filho, mas eu disse pra ele deixar tudo para trás". Dilcéia estima em R$ 40 mil o prejuízo com a tragédia. "Perdemos tudo, um patrimônio que foi construído ao longo de 23 anos se foi". A família faz parte dos quase 150 desalojados pela enchente que varreu o local após fortes chuvas atingirem a cidade. A Defesa Civil do município informou que uma pessoa morreu.
"Meu filho está em pânico, e diz a todo momento que não quer mais morar em Xerém". 
José Carlos Sarmento, que mora no local há 40 anos, diz que jamais se esquecerá do que viu. "Acordei de madrugada com a chuva e fui até a casa da minha cunhada. Quando cheguei lá arrombei a porta, e vi que a água havia levantado sua cama. Ela estava com a cabeça próxima à lâmpada. Mais alguns centímetros e ela bateria no teto".
"Ela está em estado de choque, e teve que ser levada para a casa de parentes", disse.

Chuva deixa desalojados em Duque de Caxias (RJ)

Foto 13 de 17 - 3.jan.2013 - Van cai em rua alagada do bairro de Xerém, em Duque de Caxias (RJ), após forte chuva que caiu durante a madrugada. Um homem morreu, após o desabamento de uma casa. Cerca de cem pessoas foram desalojadas, segundo a Defesa Civil Mais Fernando Quevedo/Agência O Globo