sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

DÓLAR JÁ PASSOU DE DOIS REAIS NO GOVERNO DILMA.



Um dos assuntos mais comentados no cenário econômico das últimas semanas foi a alta do dólar. A moeda norte-americana se valorizou em relação ao Real e ultrapassou a marca de R$ 2. Todos querem saber quais serão as consequências para a economia brasileira e, principalmente, se a tendência de alta permanecerá nos próximos meses.
Sempre oriento que o dólar não deve ser visto como um investimento pelo pequeno investidor, mesmo que a alta da moeda norte-americana frequentemente apareça no noticiário com esse apelo, como o que acontece neste momento.
Instabilidade na Zona do Euro
A verdade é que a volatilidade do câmbio está atrelada, em muito, às dificuldades encontradas pela Grécia em encontrar uma saída para sua crise e as dúvidas quanto à saída do país ou não da Zona do Euro. Além disso, as incertezas quanto a outros países, como a Espanha, que teve a nota de crédito de seus bancos reduzida, também criaram preocupação aos investidores.
A relação entre esses acontecimentos e a alta do dólar é simples: quando incertezas como essa criam instabilidade na economia mundial, os investidores ao redor do mundo buscam a moeda americana para se proteger e essa procura torna a moeda mais valiosa (e cara).
Vou viajar para fora agora, o que devo saber?
Quem está de viagem marcada para o exterior para os próximos dias deverá, no mínimo, rever seus gastos planejados e buscar adequar o orçamento para não fazer da vigem um grande problema. Tente, sempre que possível, pagar com cartões pré-pagos (aqueles em que você coloca créditos antes da viagem).
Estes cartões são uma boa alternativa para evitar sustos no planejamento. Com ele você sabe, no momento em que carrega o plástico, quanto vai pagar pela moeda estrangeira, já que a moeda não sofre variação cambial depois de adquirida (como no cartão de crédito, por exemplo).
Além disso, não há a incidência de 6,38% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), como no cartão de crédito. Nos pré-pagos, a taxa é de 0,38% e incide somente sobre as operações de câmbio. E ainda, a tarifa de saque no exterior costuma ser inferior a de outros meios de pagamento (cartões bancários, por exemplo).
Ainda vou planejar minha viagem, o que devo fazer?
Se você pretende viajar no futuro, uma boa alternativa para se proteger é comprar dólar aos poucos (mês a mês, por exemplo), já que dessa forma a exposição à alta da moeda será menor e melhor gerenciada. Deve-se buscar um bom preço médio e não a “melhor cotação”.
Vale ressaltar que a instabilidade da moeda e os picos de alta podem mudar no decorrer do tempo. O governo federal pode, por exemplo, utilizar suas reservas internacionais (cerca de US$ 352 bilhões) para dar liquidez ao mercado e influenciar na cotação da moeda, principalmente porque o dólar alto pode influenciar negativamente nossa inflação.
Quem está viajando de férias e ainda pode mudar o destino, vale avaliar algumas localidades nacionais. Os valores gastos estarão, ao menos nas próximas semanas, mais atraentes que pacotes ligados às moedas estrangeiras. É preciso ter bom senso.
A dica é a mesma de sempre: pesquise e esteja atento ao orçamento pessoal. Não gaste mais do que seu planejamento permite para que, dessa forma, as lembranças da viagem sejam realmente positivas e não relacionadas a dívidas que deverão ser pagas na volta pra casa. Boa viagem!

Venezuelano diz que matou própria mãe para curar Chávez após receber "mensagem do além"

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/El Universal
    Acima, José Alberto Alviárez, 44, sendo preso após ter matado a mãe (abaixo) Eduvina, 80
    Acima, José Alberto Alviárez, 44, sendo preso após ter matado a mãe (abaixo) Eduvina, 80
Um homem foi preso acusado de matar a própria mãe na cidade de Independencia, na Venezuela.
Segundo a polícia, ele afirmou que cometeu o assassinato para poder melhorar a saúde do presidente venezuelano Hugo Chávez, internado em um hospital de Havana, em Cuba, desde que passou por uma cirurgia contra um câncer em 11 de dezembro.
José Alberto Alviárez, 44, disse que recebeu "uma mensagem do além" para sacrificar a mãe Eduvina Alviárez Suárez, 80.
"Foi uma oferenda ordenada por Deus", explicou quando foi preso pela polícia do Estado de Táchira, na última segunda (14), segundo reportagem do site "El Universal".
Os policiais chegaram ao município após receberem chamados de vizinhos que viram fumaça na casa onde Alviárez morava com a mãe.
A morte aconteceu na madrugada do dia 14, durante um ritual realizado na sala de estar da residência. Os policiais encontraram uma espessa poça de sangue no local e o corpo de Eduvina carbonizado.
Após perícia, foi constatado que o homem primeiro golpeou a senhora, depois atirou nela, cortou as mãos e os braços, jogou combustível e ateou fogo ao corpo.
Alviárez foi encaminhado a um hospital porque estava com as mãos e pés queimados.
Depois o homem foi interrogado e o caso foi parar no tribunal da 4ª Vara de Controle de Táchira. Após exposição do Ministério Público local, o juiz emitiu ordem de prisão por assassinato.

Oposição protesta em Caracas contra adiamento de posse de Chávez

Foto 3 de 16 - 12.jan.2013 - Venezuelanos contrários ao governo de Hugo Chávez realizaram neste sábado (12), em Caracas, um protesto contra a decisão judicial que concedeu ao presidente reeleito o tempo que for necessário para se recuperar de cirurgia em Cuba. Com o adiamento da posse de Chávez, o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assumiu o governo. Para a aliança de partidos opositores, quem deveria ter assumido é o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello Mais Ariana Cubillos/AP

Frases de Chávez após anúncio do câncer

Foto 18 de 32 - 1º.ago.2011 - Frase dita em inglês por Chávez ao se referir à sua cabeça raspada, devido à quimioterapia e ao ator famoso por sua careca Arte UOL/Reuters

De ex-ministro a juíza, leia as frases que marcaram a semana


Leia as principais frases que marcaram a semana no Brasil e no mundo