terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Raio atinge Vaticano após renúncia do papa



Flagrante foi clicado por um fotógrafo italiano
Cúpula de São Pedro foi clicada no momento exato que um raio caiu sobre o local  / Filippo MonteforteAFPCúpula de São Pedro foi clicada no momento exato que um raio caiu sobre o localFilippo MonteforteAFP

Um raio atingiu a cúpula de São Pedro, no Vaticano, na noite desta segunda-feira (11). O momento foi flagrado pelo fotógrafo italiano Filippo Monteforte, horas após o Papa Bento 16 anunciar sua renúncia para o próximo dia 28 de fevereiro.

O Papa alegou que idade avançada estava o impedindo de desempenhar plenamente as suas funções como líder católico. "Depois de ter examinado ante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino", afirmou o Papa em latim, segundo tradução divulgada pela Santa Sé. Bento 16 fará 86 anos em abril.

O Papa destacou que "no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para governar a barca de são Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito".



Bento 16 disse estar totalmente consciente da gravidade dos seus atos.

Histórico 

O único precedente da renúncia de um Papa remonta ao ano de 1294, quando Celestino V abdicou antes de ser consagrado. Antes de ser designado Papa ele havia vivido como um ermitão e não se sentia preparado para assumir o comando da Igreja.

Vaticano revela que papa vive há anos com marca-passo



12/02/2013 
Brasília - Um dia após o anúncio da renúncia do papa Bento XVI, o Vaticano informou hoje (12) que o pontífice, de 85 anos, vive com um marca-passo há anos. A declaração foi feita pelo porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, que reiterou, entretanto, que o líder máximo da Igreja Católica não está com nenhuma doença grave.
Lombardi acrescentou que a última aparição pública de Bento XVI será em uma missa na Praça de São Pedro em 27 de fevereiro, um dia antes de ele deixar o posto no qual permaneceu durante os últimos sete anos. Segundo o porta-voz, o pontífice também não terá nenhum papel na administração da Igreja Católica após sua saída do cargo, nem terá influência formal na escolha do sucessor.
Segundo reportagem publicada pelo jornal italiano Il Sole 24, o papa submeteu-se a uma cirurgia para substituir o marca-passo há três meses. O aparelho regula os batimentos cardíacos com estímulos elétricos.
Em sua coletiva no Vaticano, Lombardi confirmou que as baterias do aparelho foram trocadas na operação de rotina. "Isso não influenciou de qualquer maneira a decisão (sobre a renúncia). Simplesmente, ele constatou que sua vitalidade estava diminuindo com o avanço da idade", explicou Lombardi.
O irmão do pontífice, Georg Ratzinger, disse que o papa havia sido aconselhado por seu médico a não mais fazer viagens transatlânticas. Ele acrescentou que Bento XVI estava pensando em renunciar há meses.
"Quando ele chegou aos 85 anos, sentiu que sua idade estava pesando e que gradativamente estava perdendo suas habilidades, o que o impedia de executar as funções apropriadamente", afirmou Ratzinger à BBC, de sua casa em Regensburg, na Alemanha. Para o irmão do pontífice, a renúncia foi um "processo natural".
O Vaticano agora espera que um novo papa seja eleito antes da Páscoa. Lombardi ressaltou que Bento XVI "não interferirá, sob qualquer hipótese", na eleição do sucessor, que será escolhido por 117 cardeais durante um conclave realizado na Capela Sistina, dentro do Vaticano.
Analistas dizem que os candidatos europeus são favoritos na disputa papal, incluindo os arcebispos de Milão, o italiano Angelo Scola, e de Viena, Christoph Schönborn, ex-aluno de Bento XVI. Outros fortes candidatos podem emergir da África e da América Latina, onde o número de católicos é alto. Entre os possíveis nomes que substituiriam o atual pontífice estão o cardeal Peter Turkson, de Gana, o cardeal Francis Arinze, da Nigéria, e o cardeal-arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer.
Segundo Lombardi, o pontífice deve celebrar uma missa na Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma para os católicos. O último evento público do pontífice, porém, deve ser uma cerimônia na Praça de São Pedro no dia 27 de fevereiro, na qual ele deve se despedir dos fiéis.
Após essa celebração, de acordo com o Vaticano, Bento XVI irá à residência papal no vilarejo de Castel Gandolfo, perto de Roma, antes de partir rumo à clausura em um monastério reformado usado por freiras para um período de orações e reflexão.
"Ele permanecerá em Roma e certamente terá alguns deveres. Além disso, continuará a estudar de maneira a ascender intelectual e teologicamente", disse o irmão do papa à BBC. "Onde for preciso, ele estará disponível, mas não quer interferir nos assuntos de seu sucessor", acrescentou.

Parlamento da França aprova casamento homossexual


Paris, 12 fev (EFE).- Os deputados franceses aprovaram nesta terça-feira a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que poderá entrar em vigor dentro de dois meses após seu exame no Senado.
O texto recebeu o apoio majoritário dos grupos de esquerda, com 329 votos a favor, 229, essencialmente da direita, contra, e dez abstenções. EFE


Vaticano planeja despedida do Papa e consultas sobre novo nome começam



CIDADE DO VATICANO, 12 Fev (Reuters) - Cardeais em todo o mundo iniciaram contatos informais para discutir quem deverá ser o próximo líder da Igreja por um período de crise e o Vaticano disse que planejou uma grande despedida para o Papa Bento XVI antes de ele se tornar o primeiro pontífice a renunciar em séculos.
Em uma coletiva de imprensa na terça-feira sobre o que Papa fará nas próximas duas semanas antes de sair, o Vaticano também informou que Bento XVI, de 85 anos de idade, utiliza um marca-passo cardíaco desde antes de ser eleito papa em 2005.
Nenhuma doença específica levou o papa a renunciar, segundo o Vaticano, mas enfraquecimento mental e físico.
Também foi dito que o papa não irá assumir nenhum papel na Igreja depois de sua renúncia se efetivar em 28 de fevereiro.
"O papa disse em sua declaração que usará seu tempo para oração e reflexão e não terá nenhuma responsabilidade na condução da Igreja, ou qualquer responsabilidade administrativa ou governamental", disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
O anúncio chocante levou o Vaticano a buscar mudar locais de algumas atividades papais para que mais pessoas possam vê-lo antes da renúncia.
Sua última audiência geral, marcada para o dia antes de sua renúncia, foi transferida do salão de audiências do Vaticano, que tem uma capacidade de cerca de 10 mil pessoas, para a Praça de São Pedro, que suporta centenas de milhares de pessoas.
RETIRO
Depois de deixar o cargo em 28 de fevereiro, o papa irá primeiramente à residência de verão papal no sul de Roma e depois para o convento enclausurado dentro dos limites do Vaticano, trocando o esplendor de seu Palácio Apostólico do século 16 para uma residência sóbria e moderna.
Em meados de março, cerca de 115 cardeais irão entrar na Capela Sistina para eleger o próximo líder dos cerca de 1,2 bilhão de católicos romanos.
Enquanto o Vaticano inicia as preparações para o último dia do papa Bento XVI, fontes da igreja disseram que consultas formais ao telefone, em almoços e via correspondências começaram entre os cardeais sobre que tipo de líder o próximo papa deve ser.
Depois de uma série de escândalos, os especialistas dizem que os cardeais da Igreja estão buscando alguém que não seja apenas um homem santo, mas também um bom administrador.(
(Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644-7763))
REUTERS AFR JS

Marina Silva cria novo partido para entrar na disputa em 2014

Ainda sem nome definido, nova legenda será fundada no próximo sábado e poderá atrair nomes que vão de Heloísa Helena a Cristovam Buarque; José Serra está barrado
Por: Maurício Thuswohl, da Rede Brasil Atual


Marina Silva cria novo partido para entrar na disputa em 2014
Marina Silva, agora de partido novo, tenta atrair simpatizantes e militantes para sua legenda (CC/Everton Amaro/Fiesp)
Rio de Janeiro – Após dois anos de discussões e indefinição sobre seu objetivo, formato, programa e até mesmo nome, o novo partido político organizado pela ex-ministra Marina Silva está prestes a ganhar vida. Convocado para o próximo sábado (16), o Encontro Nacional da Rede Pró-Partido deverá reunir cerca de mil e quinhentos militantes em Brasília com o objetivo de dar o pontapé inicial na nova legenda a tempo de disputar as eleições para a Presidência da República e os governos estaduais em 2014: “Vamos deliberar sobre a criação de um novo instrumento político de luta pela sustentabilidade e pela ampliação e aprofundamento da democracia no Brasil”, diz Pedro Ivo Batista, que é um dos coordenadores da Comissão Nacional da Rede Pró-Partido.
A Comissão Nacional divide seu trabalho em seis frentes de atuação: articulação e fundação, jurídica, financeira, de coleta de assinaturas, de documentos referenciais e de comunicação. Cada uma delas trabalha em conjunto com pessoas e coletivos em todo o Brasil e apresentará seus trabalhos durante o Encontro Nacional. Além de Pedro Ivo, ex-militante do PT assim como a própria Marina, estão à frente dos trabalhos da comissão outros nomes próximos à ex-ministra, como André Lima, Bazileu Alves Margarido Neto (ex-presidente do Ibama), Gisela Moreau, Maria Alice Setúbal e Marcela Moraes. Todos devem tomar parte na direção do futuro partido.
Além dos principais pontos programáticos, também será definido no sábado o nome do partido. A subcomissão de comunicação vai apresentar os nomes preferidos nas discussões travadas até aqui nas redes sociais. São eles: Rede pela Sustentabilidade, Rede Brasil Sustentável, Lista Independente ou simplesmente Rede: “Uma coisa é consenso: não haverá a palavra partido na frente. Isso não é mais necessário. Além do mais, a nossa proposta é de um partido para quebrar o monopólio dos partidos na vida política. A própria convocação do Encontro Nacional está sendo feita como em uma rede”, diz Pedro Ivo.
O objetivo, segundo o dirigente, é adotar na prática uma nova forma de fazer política: “Nós vamos defender a lista cívica. Enquanto ela não sair, vamos adotar a participação de cidadãos e cidadãs nas nossas listas de candidatos mesmo sem terem filiação. A gente vai ter o máximo de diálogo com a sociedade civil. Mesmo os não filiados irão opinar e decidir junto conosco sobre a vida do partido. Por isso, não faz mais sentido usar a nomenclatura partido, apesar de ser um partido. Não estamos negando que seja um partido, só que é um partido de um novo tipo”.
Pedro Ivo admite que já estejam em curso as articulações políticas em Brasília e nos estados para a formação de palanques no ano que vem, mas diz que o processo de consolidação de uma base de apoio eleitoral para Marina demanda paciência: “Ainda não será definido nada sobre 2014. Agora, se a plenária for favorável, vamos discutir imediatamente o processo de organização nos estados. Esse é um processo que irá durar até setembro”, diz.
Na nota convocatória aos interessados em ingressar no novo partido, a Comissão Nacional afirma que “nosso novo instrumento de transformação pode ser um partido político de novo tipo, radicalmente democrático, onde se possa expressar e reunir uma ampla rede de cidadãos e cidadãs, organizações, movimentos, coletivos e comunidades que mantêm a esperança de viver num Brasil sustentável em todos os aspectos: social, econômico, cultural, ambiental, ético e estético”.
Parte do discurso da nova legenda para 2014 também é citada na convocação aos simpatizantes: “Os intensos debates que realizamos nos últimos dois anos nos levaram à conclusão de que é urgente uma grande mudança na política brasileira, hoje monopolizada por partidos e facções voltados à disputa do poder pelo poder, sem compromisso com um futuro sustentável e incapazes de enfrentar a profunda crise que se abate sobre a civilização e ameaça a continuidade da vida humana no planeta”.

Notáveis

Além de Marina Silva, virtual candidata à Presidência em 2014, o novo partido deverá enfrentar as urnas com alguns outros notáveis da política nacional, a maioria deles em rota de colisão ou sem espaço em seus atuais partidos. Um nome considerado certo é o da ex-senadora Heloísa Helena, que atualmente exerce mandato de vereadora pelo PSOL em Maceió (AL). O candidato do PSOL ao governo do Rio de Janeiro nas últimas eleições, Jefferson Moura, é outro que pode ingressar no partido de Marina, que também já teria procurado o deputado estadual Marcelo Freixo, segundo colocado na disputa pela Prefeitura do Rio.
Outro nome dado como certo no partido de Marina é o do senador Cristovam Buarque (DF), atualmente espremido na briga interna do PDT que opõe os grupos ligados ao atual presidente do partido, Carlos Lupi, e ao deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (SP), presidente da Força Sindical, aos grupos comandados pelo ministro do Trabalho, Brizola Neto, e pelo deputado federal Miro Teixeira (RJ). Do PDT, deve acompanhar Cristovam o deputado federal Reguffe (DF), e ambos devem formar a cabeça de chapa do novo partido nas próximas eleições em Brasília.
No PT, a maior expectativa é pela adesão do senador Eduardo Suplicy (SP), que, no novo partido, teria o espaço para disputar a reeleição que provavelmente lhe será negado se prevalecer em São Paulo o acordo entre PT e PMDB. Suplicy foi convidado para participar do Encontro Nacional do próximo sábado e aceitou. O senador, no entanto, não admite que poderá deixar o PT. Outros nomes petistas, insatisfeitos com os rumos do partido em seus estados, também têm mantido conversas com Marina, casos dos deputados federais Alessandro Molon, crítico da aliança com o PMDB no Rio de Janeiro, e Domingos Dutra, opositor da aliança com a família Sarney no Maranhão.
Em seu site na internet, Dutra admitiu que deixará o PT: “Não é fácil sair do PT, estou há 33 anos no partido, nunca coloquei o PT em situação vexatória, mas não dá para continuar. Em 2014, não vou fazer outra greve de fome”, escreveu, em referência à greve de fome que fez em 2010 após o PT anunciar apoio à candidatura de Roseana Sarney ao governo do Maranhão.

Gil dentro, Serra fora

No PV, a maioria dos que optaram por seguir Marina já haviam deixado o partido junto com ela, mas dois nomes de peso – o deputado federal Alfredo Sirkis (RJ) e o candidato ao governo de São Paulo, Fábio Feldmann – confirmaram sua entrada na nova legenda: “Minha decisão passa por uma identificação prática do espaço onde eu possa ser mais produtivo e atuar com maior conseqüência”, escreveu o parlamentar carioca em seu blog.
A maior aquisição que o novo partido fará nas fileiras do PV, no entanto, ainda não teve sua participação confirmada, mas, se confirmada, poderá causar grande impacto: “O Gilberto Gil já disse que está muito simpático, que apóia a iniciativa e não deseja mais ficar no PV. Ele nos disse que ainda vai analisar o processo”, revela Pedro Ivo.
Do PSDB, o nome de maior destaque a deixar o ninho tucano rumo ao novo partido de Marina Silva é o deputado federal Walter Feldmann (SP), que já está atuando no Congresso como articulador do contato com outros parlamentares. Recentemente indagada sobre a possibilidade de José Serra também fazer parte de seu partido, Marina rechaçou a ideia: “Não está sendo feita uma adaptação do discurso partidário para integrar pessoas de qualquer forma”, disse a ex-ministra de Lula, acrescentando que Serra “não teria identidade programática” para fazer parte da nova legenda

Morador de rua tenta agredir Repórter da TV Difusora Sul de Itz



677f9b37a1e0d09de3d24dbb7121585d_XL
Lúcia Pacheco (REPÓRTER))
Imperatriz - A agressão aconteceu na tarde desta segunda-feira ontem (11/02), na Praça de Fátima durante gravação de uma reportagem sobre a renúncia do Papa Bento XVI.
O morador de rua pegou pedras e começou a atirar contra a equipe e uma senhora que estava sendo entrevistada. A polícia foi acionada, o homem foi preso e conduzido à Delegacia Regional de Imperatriz onde prestou depoimento.
A equipe, formada pela repórter Lúcia Pacheco, o cinegrafista Jairo Araújo e o motorista Ricardo Veras, não sofreu ferimentos.
O motivo que levou o morador de rua a praticar a agressão é desconhecido.
Por Antonio Marcos

Ex. prefeito de Bom Jesus das Selvas passa mal e levado as pressas para Hospital em SL



sabry
Luis Sabry Azar (EX. PREFEITO)
Bom Jesus das Selvas – O ex. prefeito do município de Bom Jesus das Selvas/MA, Luis Sabry Azar (DEM), que desde 2010 luta contra um câncer de pulmão, passou mal na tarde desta segunda-feira de carnaval (11/02), tendo que ser levado às pressas para um Hospital em São Luis para ser assistido pelos médicos que o acompanham.
Segundo informações repassadas ao Blog Antonio Marcos Notícias pelo o Sr. Fernando Coelho,candidato a vice-prefeito de Sabry Azar na última eleição, o mesmo passou mal por conta de uma vacina que está tomando para fortalecer o organismo e por conta de não está conseguindo se alimentar bem.
Fernando disse ainda que o ex. prefeito já se restabeleceu e que passa bem, sendo mantido ainda sob observação médica.
Por Antonio Marcos
Com informações de Manoel Messias e Fernando Coelho

Santa Catarina registra novos ataques e deve aceitar ajuda da Força Nacional


iG São Paulo

Com os novos registros, chega a 94 o número de ataques notificados em 29 municípios desde o dia 30 de janeiro


O estado de Santa Catarina teve nesta terça-feira (12) mais uma madrugada com registro de ataques. Foram três ocorrências nos municípios de Chapecó, Tubarão e Imbituba, de acordo com a Polícia Militar (PM). Com os novos registros, chega a 94 o número de ataques notificados em 29 municípios. A série de ataques violentos no estado ocorre desde o dia 30 de janeiro.
Dois veículos foram incendiados, um particular em Chapecó e uma viatura da Guarda Municipal no município de Tubarão. Em Imbituba, uma pedra foi atirada no fórum localizado no centro da cidade, com um bilhete contendo a ameaça de que seria ateado fogo ao prédio
Futura Press
Justiça eleitoral de Palhoça (SC) sofre atentado com bomba na manhã de segunda; ninguém foi preso
Diante da frequência de ataques, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, já acena com a possibilidade de o Estado aceitar auxílio da Força Nacional de Segurança (FNS) oferecida na semana passada pelo Ministério da Justiça.
Em entrevista ao jornal Diário Catarinense, no fim da tarde de segunda-feira, após se reunir com o comando-geral da Polícia Militar (PM), Colombo afirmou que a FNS deve ser utilizada. "É uma decisão técnica. A Força Nacional de Segurança será utilizada, se for o caso, em atuações específicas", disse ao periódico.
Para o governador, a segurança pública catarinense está dando resposta com a prisão de suspeitos e autores dos crimes. Estão sob investigação 137 pessoas e, após 14 dias de atentados, 31 estão presos. 
Segundo a Polícia Civil, criminosos encarcerados estão ordenando os atos de violência. As ações podem estar relacionadas a excessos cometidos por agentes penitenciários em uma operação pente-fino no Presídio de Joinville, no dia 18 de janeiro. As imagens do circuito interno mostram agentes penitenciários utilizando spray de pimenta e disparando balas de borracha, mesmo com os presos sob controle.
Na tentativa de conter a onda de ataques, o governo de Santa Catarina decidiu transferir pelo menos 20 presos de alta periculosidade para penitenciárias federais.
Com Agência Estado e Agência Brasil

RAIO CAI NA BASÍLICA: FOTÓGRAFO CONTA COMO FOI



Raio cai na Basílica: fotógrafo conta como foi

Um dos fotógrafos que captou o momento em que um raio caiu na Basílica de S. Pedro, no Vaticano, no dia em que Bento XVI anunciou que vai resignar, contou à AFP como se preparou para captar a imagem que está a servir de símbolo ao adeus do Papa.

«Foi um golpe de sorte. Tirei a foto na Praça de S. Pedro, abrigado nas colunas. Estava frio e chovia muito. Quando a tempestade começou, pensei que talvez um relâmpago pudesse cair sobre o pára-raios da basílica e eu tentei captar esse momento com uma objetiva de 50 milímetros», afirmou Filippo Monteforte, da AFP.

«Demorou cerca de duas horas para fazer esta foto. Acho que o raio atingiu a basílica três vezes. O primeiro clarão foi enorme, iluminou tudo, mas infelizmente falhei-o. Tive mais sorte da segunda vez. Tirei duas fotos do raio a cair sobre a cúpula ilumianda», acrescentou.

Filippo Monteforte esperou duas horas pelo momentoTambém a BBC conseguiu um vídeo do belo momento.

O fotógrafo Alessandro Di Meo, da agência ANSA, também captou estas imagens, indicando que vários profissionais se deslocaram ao local em dia de tempestade à espera que um relâmpago caísse no pára-raios instalado na basílica.

Não será um milagre de Deus, mas as fotografias e o vídeo são simbólicos de um dia que o Vaticano tão cedo não vai esquecer.

Raio atinge Vaticano após renúncia do papa





Flagrante foi clicado por um fotógrafo italiano
Cúpula de São Pedro foi clicada no momento exato que um raio caiu sobre o local  / Filippo MonteforteAFPCúpula de São Pedro foi clicada no momento exato que um raio caiu sobre o localFilippo MonteforteAFP

Um raio atingiu a cúpula de São Pedro, no Vaticano, na noite desta segunda-feira (11). O momento foi flagrado pelo fotógrafo italiano Filippo Monteforte, horas após o Papa Bento 16 anunciar sua renúncia para o próximo dia 28 de fevereiro.

O Papa alegou que idade avançada estava o impedindo de desempenhar plenamente as suas funções como líder católico. "Depois de ter examinado ante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino", afirmou o Papa em latim, segundo tradução divulgada pela Santa Sé. Bento 16 fará 86 anos em abril.

O Papa destacou que "no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para governar a barca de são Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito".



Bento 16 disse estar totalmente consciente da gravidade dos seus atos.

Histórico 

O único precedente da renúncia de um Papa remonta ao ano de 1294, quando Celestino V abdicou antes de ser consagrado. Antes de ser designado Papa ele havia vivido como um ermitão e não se sentia preparado para assumir o comando da Igreja.

Assembleia Nacional francesa aprova casamento gay


Projecto de lei irá ser examinado no Senado a partir de 2 de Abril

Sem surpresas a Assembleia Nacional francesa aprovou esta ter-ça-feira o projecto de lei que dá a possibilidade de casamento e adopção aos casais do mesmo sexo.
As propostas foram adoptadas por 329 votos e 229 votos num voto semanal dos deputados. A aprovação destes artigos era esperada desde que, há pouco mais de uma semana, tinha sido aprovado da votação do primeiro e mais importante artigo da proposta de lei com vista à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, com 249 votos a favor; o artigo que define o casamento como um acto entre "duas pessoas de sexos diferentes ou do mesmo sexo".
O projecto, que é a primeira grande reforma social do Presidente François Hollande, será examinado a partir de 2 de Abril pela câmara alta do Parlamento, o Senado.
O diário francês Libération diz que a legislação pode, ainda, ser alvo de recursos ao tribunal constitucional.

Raio atinge cúpula de São Pedro horas depois de Bento XVI renunciar





PÚBLICO
Sobre a renúncia de Bento XVI, Angelo Sodano falou de um "trovão em céu sereno", o que viria a acontecer horas depois.







O antigo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Angelo Sodano, classificou a renúncia de Bento XVI como um "trovão em céu sereno" e a meteorologia deu razão ao decano do Colégio Cardinalício quando, no final do dia de segunda-feira, dia em que se soube que o Papa ia renunciar, um raio caiu sobre a cúpula da Basílica de São Pedro.
As imagens foram captadas pelo repórter fotográfico Alessandro Di Meo, da agência noticiosa italiana Ansa, que registou o momento em que o raio caiu.

Raio atinge cúpula de São Pedro horas depois de Bento XVI renunciar


PÚBLICO
Sobre a renúncia de Bento XVI, Angelo Sodano falou de um "trovão em céu sereno", o que viria a acontecer horas depois.
O antigo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Angelo Sodano, classificou a renúncia de Bento XVI como um "trovão em céu sereno" e a meteorologia deu razão ao decano do Colégio Cardinalício quando, no final do dia de segunda-feira, dia em que se soube que o Papa ia renunciar, um raio caiu sobre a cúpula da Basílica de São Pedro.
As imagens foram captadas pelo repórter fotográfico Alessandro Di Meo, da agência noticiosa italiana Ansa, que registou o momento em que o raio caiu.

Vaticano revela que Bento 16 usa marcapasso "há algum tempo"

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Sucessão PapalO papa Bento 16 usa um marcapasso "já há algum tempo" --sem especificar, exatamente, desde quando--, informou nesta terça (12) o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Segundo ele, porém, o pontífice não sofre de graves problemas de saúde e se encontrava lúcido e sereno ao anunciar sua decisão de renunciar ao posto.
O anúncio, feito em latim na segunda-feira, não era esperado por muitos membros do alto escalão da Igreja Católica e surpreendeu o mundo.
Não era de conhecimento público que o papa, 85, fazia uso do aparelho, que regular o batimento cardíaco. Lombardi afirmou também que, há três meses, Bento 16 passou por um pequeno procedimento cirúrgico, de rotina, para trocar as baterias do dispositivo. A operação, porém, não teria tido qualquer influência na decisão.
"As razões estavam em sua percepção de que suas forças estavam diminuindo com o passar da idade", afirmou à imprensa Lombardi.

Pontificado de Bento 16 em 2005

 Ver em tamanho maior »
Lalo de Almeida - 24.abr.05/Folhapress
AnteriorPróxima
Papa Bento 16 passeia com o papamóvel na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à missa de início de Pontificado
Lombardi também afirmou que o papa se despedirá dos fiéis em 27 de fevereiro na praça de São Pedro.
"A última audiência-geral acontecerá em 27 de fevereiro na praça de São Pedro, porque seguramente comparecerão muitos fiéis para se despedir do Papa", explicou o porta-voz.
Lombardi confirmou que Bento 16 respeitará todos os compromissos fixados até 28 de fevereiro, data que determinou como fim de seu pontificado.
O Vaticano confirmou também que o pontífice receberá no sábado o presidente da Guatemala, Otto Pérez, a menos de duas semanas de deixar a função.

Repercussão dos sites internacionais sobre a renúncia do Papa

 Ver em tamanho maior »
Reprodução/The New York Times
AnteriorPróxima
The New York Times
A missa de quarta-feira de cinzas será celebrada em São Pedro, e não na tradicional basílica no bairro Aventino.
"Será a última grande celebração que o papa oficiará com um amplo número de cardeais", disse.