quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sucos para perder a barriga


Chris Bertelli, iG São Paulo

Combinação de alimentos e chás tem efeito diurético, além de ajudar a desinchar e a regular o intestino



Getty Images
Sucos para reduzir a barriga
Qualquer ajuda é válida na hora de mandar embora os pneuzinhos da barriga. Se ela vier de uma receita fácil de fazer e simples de incluir no dia a dia, melhor ainda. O ingrediente certo na hora adequada pode ser a diferença entre fechar ou não o botão da calça.
Para secar essa região do corpo, frutas com propriedades antioxidantes e misturas que podem ajudar a reduzir a gordura corporal, eliminargases e facilitar o trânsito intestinal são as mais indicadas.
“O chá verde é uma ótima pedida, porque ajuda na queima de gordura, além de ser diurético. O abacaxi também tem essa propriedade e ainda é anti-inflamatório”, exemplifica a personal diet Luciana Harfenist, diretora da clínica de nutrição que leva seu nome.
Para fazer o intestino preguiçoso funcionar, a nutricionista Gabriela Paschoal, da VP Consultoria, aconselha: “Aproveitar o bagaço de algumas frutas, como laranja, ou folhas verde-escuras, como a couve, são duas propostas que podem ajudar.”
Se o objetivo é desinchar a região abdominal, alguns alimentos intereferem na modulação dos níveis de prolactina, principalmente durante o período pré-menstrual, e auxiliam na diminuição de água acumulada, explica Paschoal. Melancia, limão, abacaxi, farelo de aveia e água de coco são as indicações da nutricionista.
Confira as receitas:
Diuréticos e reguladores do intestino
Suchá verde (mistura de chá verde com fruta)
Ingredientes:
2 colheres de sopa de chá verde (erva)
260 ml de água
1 xícara de água fervente
1 fatia de abacaxi
hortelã a gosto
Preparo:
Faça primeiro o chá verde. Ferva 260 ml de água. Desligue o fogo, coloque as duas colheres de chá verde e tampe a panela. Deixe esfriar por aproximadamente 15 minutos. Bata no liquidificador com o abacaxi e a hortelã e sirva.

Suco de melão, hortelã e biomassa de banana verde
Ingredientes:
1 colher de sobremesa de biomassa de banana verde
100g de melão
3 folhas de hortelã
240ml de água filtrada
Preparo:
Biomassa de banana verde: lave uma unidade de banana verde e coloque, com casca, em uma panela de pressão com água. Deixe cozinhar até formar pressão. Após quinze minutos sob pressão, desligue o fogo e retire, com cuidado, as bananas da panela. Amasse até ficar na consistência de uma massa.
Bata a colher de biomassa de banana verde, juntamente com o melão picado, as folhas de hortelã e a água no liquidificador. Sirva.
Para desinchar a região abdominal
Suco de abacaxi com água de coco e chá de erva-cidreira
Ingredientes:
100g de abacaxi
140ml de água de coco
10g de erva-cidreira
Preparo:
Faça a infusão da erva-cidreira em 100ml de água fervida e leve à geladeira. Depois que estiver gelado, coloque o chá, juntamente com o abacaxi picado e a água de coco. Bata tudo e sirva.
Detox
Suco verde com maçã e gengibre
Ingredientes:
1 folha pequena de couve-manteiga orgânica
½ maçã com casca
Raspas de gengibre
240 ml de água filtrada
Preparo:
Higienize bem os alimentos. Rasgue a couve, pique a maçã, raspe o gengibre e coloque tudo no liquidificador junto com a água. Se quiser, pode acrescentar uma colher de sobremesa rasa de açúcar demerara. Sirva.
Para acelerar o metabolismo
Suco de chá verde com limão e gengibre
Ingredientes:
200ml de infusão de chá verde
100ml de suco de limão
Raspas de gengibre
Preparo:
Coloque tudo no liquidificador e bata. Se quiser, pode acrescentar 1 colher de sobremesa de açúcar demerara. Sirva.

Papa Bento 16 pede a líderes da Igreja que coloquem rivalidades de lado


Reuters


Mensagem é interpretada como censura velada aos principais cardeais que disputam influência no conclave que escolherá o novo papa em meados de março


Com imagens marcantes e frases momentâneas, o papa Bento 16 está montando um último testamento para a sua Igreja Católica Romana, pedindo aos líderes que ponham de lado suas rivalidades e pensem apenas na unidade da fé.
A mensagem, passada em declarações antes e depois de seu surpreendente anúncio de renúnciana segunda-feira, é como uma censura velada aos principais cardeais que disputam influência no conclave que se aproxima e no papado que vai produzir.
Reuters
Papa Bento 16 deixa audiência com clérigos romanos no Vaticano
Seus comentários vagos também poderiam ser pistas de que foram lutas internas de poder no Vaticano, como a que levou ao escândalo do Vatileaks envolvendo o mordomo de Bento 16 no ano passado, que fizeram com que ele desse o passo quase inédito de desistir da liderança da maior Igreja do mundo.
Bento 16, de 85 anos, vai deixar o cargo em 28 de fevereiro, suscitando um novo conclave - a eleição papal, feita a portas fechadas-- em meados de março , sem um favorito claro e várias facções já apresentando suas ideias sobre quem deve ser o novo pontífice.
Escândalos e estagnação: Saiba os desafios que aguardam o novo papa
Na quarta-feira, o papa alemão instou os fiéis a "mostrar o rosto da Igreja e como esse rosto é às vezes desfigurado". "Estou pensando principalmente sobre os pecados contra a unidade da Igreja, sobre as divisões no organismo da Igreja", ele disse. "Superar o individualismo e a rivalidade é um sinal de humildade", acrescentou durante sua última Missa pública na Basílica de São Pedro .
Os jornais italianos, cujos especialistas no Vaticano estão pesando toda palavra dita por Bento 16 nesses dias, destacaram os termos "rosto desfigurado" e "rivalidade" como o que o jornal milanês Corriere della Sera chamou de "sinais arremessados no conclave".
Sodano versus Bertone
Vários analistas destacaram a rivalidade bem conhecida entre o cardeal Angelo Sodano, o ex-secretário de Estado ou número dois do Vaticano do antecessor de Bento 16, o papa João Paulo 2º, e o atual vice, o cardeal Tarcisio Bertone.
Sodano nunca escondeu seu desdém por Bertone.
Desde que o sucedeu em 2006, Bertone expurgou vários dos protegidos de Sodano do poderoso Secretariado de Estado, despachando-os para postos de embaixador no exterior ou para papéis menos centrais dentro do próprio Vaticano.
Muitas das gafes da era de Bento 16, de sua palestra em Regensburg em 2006 que enfureceu os muçulmanos aos documentos vazados no escândalo do Vatileaks, são atribuídas pelo campo de Sodano à má gestão de Bertone.
Os documentos vazados publicados em maio no livro "Sua Santidade" documentavam casos de corrupção e brigas dentro dos muros do Vaticano, muitas delas refletindo uma reação interna contra Bertone e sua liderança.
O julgamento em outubro passado do mordomo do papa por vazar os documentos deixou muitas perguntas sobre uma intriga maior no Vaticano sem respostas.
O Vaticano nunca publicou seu próprio inquérito interno sobre o escândalo, que pode ter revelado ao papa uma luta em escala maior do que ele imaginava.

O silêncio da presidente Dilma Rousseff sobre a renúncia do Papa Bento XVI chamou a atenção de integrantes da cúpula da CNBB.


O silêncio da presidente Dilma Rousseff sobre a renúncia do Papa Bento XVI chamou a atenção de integrantes da cúpula da CNBB. Nas palavras de um influente bispo ouvido pelo Blog, “faltou sensibilidade à presidente Dilma”.
Outro bispo reforçou o sentimento da Igreja no Brasil. “A notícia repercutiu em todo o mundo. É uma pena o silêncio de Dilma”, estranhou esse prelado.
O consenso na CNBB é de que Dilma guardou mágoas da campanha de 2010, quando Bento XVI enviou mensagem com uma posição da Igreja contra o aborto aos bispos do Maranhão, que o visitaram na ocasião.
Os bispos ressaltam que até Obama mandou uma mensagem. A avaliação interna é de que a presidente do maior país católico do mundo deveria ter se pronunciado.
Publicado às 19h48
Veja comentário feito no Globo News Em Pauta:

Santa Catarina registra o 97º atentado após 14 dias


Com mais uma ocorrência, Florianópolis alcança Joinville em número de ataques (15). Um adolescente de 16 anos foi capturado em Palhoça quando tentava atear fogo em carro


G São Paulo
Novos ataques foram registrados nesta quarta-feira em Santa Catarina, elevando para 97 o número de ocorrências, envolvendo 30 municípios do Estado. Um ônibus ficou parcialmente queimado em Florianópolis e um adolescente foi apreendido quando tentava atear fogo a veículo no bairro Ponte do Imaruim, em Palhoça (região metropolitana)
Futura Press
Justiça eleitoral de Palhoça (SC) sofre atentado com bomba na segunda; ninguém foi preso
Com mais uma ocorrência, Florianópolis iguala-se a Joinville em número de ataques (15), que tiveram início no dia 30 de janeiro. Itajaí (com oito), Tubarão (sete) e Criciúma (seis) estão entre as cidades com a maior frequência de atentados.
Já foram incendiados 37 ônibus nas ações criminosas a mando da facção Primeiro Grupo Catarinense (PGC), em protesto à rígida política disciplinar do sistema de segurança catarinense. Pelo menos 31 adultos foram presos e 17 adolescentes, apreendidos.
Às 6h30 desta quarta-feira, dois homens armados invadiram um ônibus de uma empresa de turismo enquanto ele saía da garagem, no bairro Tapera, em Florianópolis. Os dois mandaram o motorista descer e em seguida jogaram um coquetel molotov num banco do veículo. O motorista, que teve roubados a carteira e o celular, conseguiu conter o fogo. Apenas dois assentos foram queimados e parte do teto foi destruída.
Em Palhoça, um adolescente, de 16 anos e com diversas passagens pela polícia, foi capturado em flagrante às 8h18 desta quarta-feira quando tentava atear fogo em um veículo no bairro Ponte do Imaruim. Parte da frente do veículo foi danificada
Esta é a segunda onda de atentados no Estado. A primeira, que durou pouco mais de uma semana, ocorreu em novembro do ano passado. A Polícia Militar acredita que os ataques só serão interrompidos por ordem de líderes da facção, que cumprem pena em algumas penitenciárias de Santa Catarina.
Força Nacional
Diante da frequência de ataques, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, já acena com a possibilidade de o Estado aceitar auxílio da Força Nacional de Segurança (FNS) oferecida na semana passada pelo Ministério da Justiça.
Em entrevista ao jornal Diário Catarinense, no fim da tarde de segunda-feira, após se reunir com o comando-geral da Polícia Militar (PM), Colombo afirmou que a FNS deve ser utilizada. "É uma decisão técnica. A Força Nacional de Segurança será utilizada, se for o caso, em atuações específicas", disse ao periódico.
Para o governador, a segurança pública catarinense está dando resposta com a prisão de suspeitos e autores dos crimes. Estão sob investigação 137 pessoas e, após 14 dias de atentados, 31 estão presos.
Segundo a Polícia Civil, criminosos encarcerados estão ordenando os atos de violência. As ações podem estar relacionadas a excessos cometidos por agentes penitenciários em uma operação pente-fino no Presídio de Joinville, no dia 18 de janeiro. As imagens do circuito interno mostram agentes penitenciários utilizando spray de pimenta e disparando balas de borracha, mesmo com os presos sob controle.
Na tentativa de conter a onda de ataques, o governo de Santa Catarina decidiu transferir pelo menos 20 presos de alta periculosidade para penitenciárias federais.
*com AE a Agência Brasil

Ministério Público investiga desvio de verba destinada a tragédias


Proposta é mapear investigações em curso que tratem de corrupção e aprofundar a apuração de novos casos de má aplicação de dinheiro durante situações como chuvas e secas


Agência Estado
Prevista em lei para situações excepcionais, como catástrofes da natureza, a contratação de obras e serviços públicos sem licitação, a título de emergência, entrou no radar do Ministério Público Federal em 2013. Procuradores da República vão criar um grupo de trabalho especial para examinar esses repasses, fonte de inúmeros desvios e de "calamidade" nos cofres públicos.
A proposta é mapear investigações em curso que tratem de corrupção e aprofundar a apuração de novos casos de má aplicação de dinheiro durante tragédias, como chuvas e secas. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, 523 municípios decretaram situação de emergência somente este ano.
Segundo a subprocuradora Denise Vinci Túlio, coordenadora da 5.ª Câmara de Patrimônio Público e Social, a proposta do grupo será acompanhar as contratações emergenciais feitas por prefeituras com recursos federais. "As situações se repetem todo ano e queremos criar mecanismos mais eficazes para fiscalizá-los", disse a subprocuradora.
Uma das irregularidades mais comuns é a inexistência de projeto básico nas contratações emergenciais. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou problemas nas ações de recuperação e reconstrução de pontes nos municípios do Rio atingidos pelas chuvas de janeiro de 2011. Vinci destaca que o grupo quer evitar que gestores aproveitem o período de comoção social para aplicarem irregularmente o dinheiro ou mesmo fazer uso político dessas verbas.
Mapa
Os procuradores também vão se dedicar a mapear investigações em andamento que tratem do tema. O primeiro levantamento feito pela Câmara de Patrimônio Público indica a existência de inquéritos em Alagoas, Santa Catarina, Pernambuco e no Rio, Estados atingidos nos últimos anos por tragédias.
Em períodos de tragédia, os mecanismos de controle da aplicação de verbas são diferenciados. O sistema funciona assim: as contratações são realizadas sem licitações e com projetos básicos deficientes ou incompletos (documentos que definem como a obra será feita, criando parâmetros para as compras e contratos de serviços). A ideia por trás dessa exceção é agilizar as compras e as obras para atender a população atingida pelas tragédias.
Porém, uma consequência indireta é a diminuição dos mecanismos de controle da aplicação das verbas públicas. Maus gestores se aproveitam dessas brechas para desviar recursos. No Rio de Janeiro, por exemplo, um prefeito foi flagrado sacando dinheiro enviado para cobrir despesas com a tragédia causada pelas chuvas na boca do caixa. A verba, de acordo com a investigação, foi parar no bolso do político. No ano passado, o Ministério Público Federal identificou mais de 200 casos semelhantes, envolvendo saques de verba pública, na boca do caixa, por prefeitos.
Nova Friburgo
Na região serrana do Rio de Janeiro, o MPF conseguiu, no fim de 2011, o afastamento do então prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barbosa Moreira Neto (PT do B) , a cidade mais atingida pelas chuvas daquele ano. O gestor era suspeito de superfaturamento, pagamento por serviços não executados e fraude na contratação de empresa para limpeza de hospitais e escolas públicas, após as tragédias. No início deste ano, a Procuradoria da República instaurou um novo inquérito para investigar o desvio de dinheiro da reconstrução das escolas.
Em 2011, a região serrana foi cenário da maior tragédia natural do País durante os temporais. Numa auditoria, o TCU apontou inúmeras irregularidades no emprego de recursos para socorro não só em Friburgo, mas outras seis cidades mais prejudicadas.
Ao todo, o Ministério da Integração pôs R$ 70 milhões à disposição das prefeituras.
Conforme os auditores, houve pagamento de serviços sem contrato ou a preços injustificáveis. As empresas receberam sem que houvesse a medição ou fiscalização das obras supostamente executadas. Nos documentos, faltava, não raro, indicar até o local em que as intervenções foram feitas. O Grupo de Trabalho de Tragédias faz parte do programa da 5.ª Câmara, que no ano passado lançou um mapa das ações de improbidade.

VEJAM AS CIDADES E ESTADOS QUE A LEI FICHA LIMPA É APLICADA.


Agência Brasil

Justiça eleitoral marca nova data para eleições anuladas pela Ficha Limpa

TSE informou que eleitores de 25 cidades irão às urnas entre março e abril para escolher o prefeito porque os eleitos em 2012 tiveram a candidatura rejeitada


Agência Brasil
Vinte e cinco municípios nos quais as eleições municipais do ano passado foram anuladas devido à Lei da Ficha Limpa já tiveram definida a data para um novo pleito. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as novas votações vão ocorrer nos meses de março e abril. Outro município, Guarapari (ES), teve a nova eleição realizada no dia 3 passado.
As eleições foram anuladas porque os candidatos que obtiveram mais de 50% dos votos válidos tiveram os registros de candidaturas rejeitados pela Justiça Eleitoral após a eleição. Nos municípios em que o pleito foi anulado, os presidentes das câmaras municipais estão exercendo o comando do Executivo municipal.
As novas datas foram agendadas pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) dos nove estados onde estão localizados os 25 municípios que tiveram eleições anuladas: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraná e Amapá.
Segundo o TSE, no dia 3 de março serão realizadas novas eleições nas cidades de Erechim (RS), Eugênio de Castro (RS), Novo Hamburgo (RS), Sidrolândia (MS), Camamu (BA), Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC), Tangará (SC) e Bonito (MS).
Já no dia 7 de abril, haverá novo pleito nos municípios de Pedra Branca do Amapari (AP), São João do Paraíso (MG), Biquinhas (MG), Diamantina (MG), Cachoeira Dourada (MG), Joaquim Távora (PR), Serra do Mel (RN), Muquém do São Francisco (BA), Caiçara do Rio do Vento (RN), Coronel Macedo (SP), Eldorado (SP), Fernão (SP), Tucunduva (RS), Vacaria (RS) e Sobradinho (RS).

Testemunha no Caso Décio Sá morre no Carlos Macieira



Morreu no fim da madrugada de ontem, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), no bairro Calhau, uma das principais testemunhas arroladas no inquérito que apurou o assassinato do jornalista Décio Sá, de 42 anos. Ricardo Santos Silva, conhecido como Carioca, de 35 anos, não resistiu aos sete tiros que levou na noite do dia 3 de janeiro, quando foi vítima de uma tentativa de homicídio praticada por um grupo de homens armados, no bairro Turu.

A notícia da morte de Ricardinho, como a vítima também era conhecida, foi confirmada logo cedo pelo secretário de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Laércio Costa. "Ele morreu às 5h. Esta semana, a vítima havia apresentado uma melhora significativa, ao sair do coma induzido, tanto que já estávamos aguardando a sua liberação pelos médicos para ouvi-lo. Antes não era possível, pois ele mal podia falar", disse Costa.

Internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde o atentado, Carioca, segundo informações da própria SSP, se recuperava principalmente de um tiro que sofreu no rosto. Outro ferimento grave sofrido pela testemunha do caso Décio Sá já lhe dava sinais de que sua locomoção ficaria comprometida. "Entre os disparos, um lesionou a coluna cervical da vítima, que provavelmente ficaria paraplégica", acrescentou o secretário.

Escoltado 24 horas por policiais coordenados pelo Serviço de Inteligência da SSP, Ricardinho foi internado pela primeira vez no Hospital São Domingos, no bairro Bequimão. Na unidade médica particular, a vítima recebeu atendimento até o dia 15 de janeiro, data em que foi transferido por policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA), segundo informações, a pedido da família, que teria alegado falta de condições financeiras para custear os gastos.

Invasão - Na época, por causa da grande movimentação de policiais pelos corredores do hospital privado, chegou a circular a notícia de que homens armados teriam invadido a casa de saúde para matá-lo. O suposto "novo atentado", apesar de confirmado por funcionários, foi tratado como um "mal-entendido" pelo secretário de Segurança, Aluísio Mendes. "Algumas pessoas confundiram a transferência com outra tentativa de homicídio", garantiu Mendes.

Ontem, em entrevista a O Estado, Laércio Costa considerou a morte de Ricardinho um grande prejuízo às investigações sobre a morte de Décio Sá. "A Polícia Civil do Maranhão, durante o inquérito, colheu informações importantes que certamente seriam esclarecidas com o depoimento dele. Ele sabia de muita coisa, era um 'arquivo vivo', principalmente por também ser um criminoso e por isso sua morte foi encomendada", concluiu o secretário.

Ricardo Santos Silva foi uma das 55 testemunhas arroladas no processo que apura a morte do jornalista Décio Sá, convocadas para as audiências de instrução, que deveriam ter ocorrido entre os dias 28 e 31 de janeiro, no Salão do Júri, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau. As oitivas, porém, foram suspensas por uma liminar já cassada a pedido do Ministério Público, assinada pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Raimundo Nonato de Souza.

A intimação, feita pela juíza titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, Ariane Mendes Castro Pinheiro, foi fundamentada pelas investigações da polícia judiciária, que identificou Ricardinho como uma das pessoas que teria almoçado com o empresário agiota Gláucio Alencar Pontes Carvalho, de 34 anos, denunciado pelo Ministério Público como um dos mandantes da morte do blogueiro. Ricardo Santos, portanto, segundo a polícia, teria ligação com a quadrilha.

Atentado - Com várias passagens pela Polícia Civil do Maranhão, e até no Rio de Janeiro, onde chegou a ser preso por ordem da Justiça por suspeita de participação em crimes de homicídios e assaltos na cidade de Duque de Caxias, Ricardo Santos Silva foi cercado por um grupo de homens armados quando trafegava pela Avenida General Arthur Carvalho, próximo ao Motel Le Baron, em seu veículo Toyota Corolla azul (NNF-8653). Segundo a polícia, dois homens que estavam em uma moto preta efetuaram os disparos.

Ricardinho foi alvejado com sete tiros de pistola calibre 380, que lhe atingiram os braços, abdômen e pernas. Ainda de acordo com a polícia judiciária, ele era suspeito de comandar algumas das mais movimentadas casas de bingos, instaladas na região metropolitana de São Luís e, consequentemente, de financiar a produção de máquinas caça-níqueis, negócio ilícito que, por sua vez, sustenta o crime de contravenção penal e grande motivador de crimes de encomenda.

Postado por Marcial Lima

Fórum de Barra do Corda é assaltado e ladrões deixam recado para juiz


Três ladrões armados invadiram hoje, pela madrugada, o fórum de Justiça da cidade de Barra do Corda, rendendo o vigilante.
Eles arrombaram os armários, levaram armas e processos que estavam no local. A polícia permanece investigando o caso.
Na saída, um dos ladrões deixou um recado para o juiz da 2ª Vara: “não fique zangado se comemos seu biscoito e tomamos sua água”.

blog do luis cardoso

Testemunha do Caso Décio Sá morre após atentado



Ricardinho
Ricardinho
Ricardo Silva, o Ricardinho ou “Carioca”, morreu na madrugada de hoje, dia 14, no Hospital Carlos Macieira, em São Luís.
Ricardinho era uma das testemunhas da Caso Décio Sá. Foi ele quem teria avisado o agiota Gláucio Alencar – mandante do crime do jornalista, da trama para mata-lo.
No início deste ano, Ricardinho foi vitíma de uma tentativa de assassinato, sendo alvejado com sete tiros.
Ele recebeu os primeiros socorros no Hospital particular São Domingos e depois foi transferido para o Carlos Macieira, onde estava sob custódia policial.

Em primeira aparição após renúncia, papa envia mensagem ao Brasil 13/02/2013 - 16h01



Da BBC Brasil
Brasília - Em sua primeira aparição pública após anunciar sua renúncia, o papa Bento XVI falou a milhares de peregrinos em uma audiência geral no Vaticano nesta quarta-feira (13) e enviou uma mensagem ao Brasil. Em português, Bento XVI incentivou os jovens a terem participação mais ativa na comunidade e na Igreja.
A mensagem foi enviada no momento em que o Brasil lança a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema Fraternidade e Juventude e o lema "Eis-Me Aqui, Envia-Me!". O Brasil será sede em julho da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio.
"Convido os jovens brasileiros a buscarem sempre mais, no Evangelho de Jesus, o sentido da vida, a certeza de que é por meio da amizade com Cristo que experimentamos o que é belo e nos redime", disse o papa. Na audiência geral, Bento XVI também leu uma mensagem aos fiéis de língua portuguesa, na qual falou sobre a Quaresma e citou os peregrinos de Porto Alegre e Curitiba.
"Possa cada um de vós viver estes 40 dias [da Quaresma] como um generoso caminho de conversão à santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar! As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias", disse o papa, em português. Pouco depois, o papa iniciou a celebração da Santa Missa, com o rito da imposição das cinzas, que abre o período de Quaresma.
Bento XVI anunciou na segunda-feira (11) que irá deixar o posto em 28 de fevereiro. Aos 85 anos, ele é o primeiro papa a renunciar em 700 anos.

Miércoles de Ceniza


Con la imposición de las cenizas, se inicia una estación espiritual particularmente relevante para todo cristiano que quiera prepararse dignamente para la vivir el Misterio Pascual, es decir, la Pasión, Muerte y Resurrección del Señor Jesús. 
Este tiempo vigoroso del Año Litúrgico se caracteriza por el mensaje bíblico que puede ser resumido en una sola palabra: "metanoeiete", es decir "Convertíos". Este imperativo es propuesto a la mente de los fieles mediante el rito austero de la imposición de ceniza, el cual, con las palabras "Convertíos y creed en el Evangelio" y con la expresión "Acuérdate que eres polvo y al polvo volverás", invita a todos a reflexionar acerca del deber de la conversión, recordando la inexorable caducidad y efímera fragilidad de la vida humana, sujeta a la muerte.
La sugestiva ceremonia de la ceniza eleva nuestras mentes a la realidad eterna que no pasa jamás, a Dios; principio y fin, alfa y omega de nuestra existencia. La conversión no es, en efecto, sino un volver a Dios, valorando las realidades terrenales bajo la luz indefectible de su verdad. Una valoración que implica una conciencia cada vez más diáfana del hecho de que estamos de paso en este fatigoso itinerario sobre la tierra, y que nos impulsa y estimula a trabajar hasta el final, a fin de que el Reino de Dios se instaure dentro de nosotros y triunfe su justicia.
Sinónimo de "conversión" es así mismo la palabra "penitencia"... Penitencia como cambio de mentalidad. Penitencia como expresión de libre y positivo esfuerzo en el seguimiento de Cristo.

Tradición
En la Iglesia primitiva, variaba la duración de la Cuaresma, pero eventualmente comenzaba seis semanas (42 días) antes de la Pascua. Esto sólo daba por resultado 36 días de ayuno (ya que se excluyen los domingos). En el siglo VII se agregaron cuatro días antes del primer domingo de Cuaresma estableciendo los cuarenta días de ayuno, para imitar el ayuno de Cristo en el desierto.
Era práctica común en Roma que los penitentes comenzaran su penitencia pública el primer día de Cuaresma. Ellos eran salpicados de cenizas, vestidos en sayal y obligados a mantenerse lejos hasta que se reconciliaran con la Iglesia el Jueves Santo o el Jueves antes de la Pascua. Cuando estas prácticas cayeron en desuso (del siglo VIII al X), el inicio de la temporada penitencial de la Cuaresma fué simbolizada colocando ceniza en las cabezas de toda la congregación.
Hoy en día en la Iglesia, el Miércoles de Ceniza, el cristiano recibe una cruz en la frente con las cenizas obtenidas al quemar las palmas usadas en el Domingo de Ramos previo. Esta tradición de la Iglesia ha quedado como un simple servicio en algunas Iglesias protestantes como la anglicana y la luterana. La Iglesia Ortodoxa comienza la cuaresma desde el lunes anterior y no celebra el Miércoles de Ceniza.


Significado simbólico de la Ceniza
La ceniza, del latín "cinis", es producto de la combustión de algo por el fuego. Muy fácilmente adquirió un sentido simbólico de muerte, caducidad, y en sentido trasladado, de humildad y penitencia. En Jonás 3,6 sirve, por ejemplo, para describir la conversión de los habitantes de Nínive. Muchas veces se une al "polvo" de la tierra: "en verdad soy polvo y ceniza", dice Abraham en Gén. 18,27. El Miércoles de Ceniza, el anterior al primer domingo de Cuaresma (muchos lo entenderán mejor diciendo que es le que sigue al carnaval), realizamos el gesto simbólico de la imposición de ceniza en la frente (fruto de la cremación de las palmas del año pasado). Se hace como respuesta a la Palabra de Dios que nos invita a la conversión, como inicio y puerta del ayuno cuaresmal y de la marcha de preparación a la Pascua. La Cuaresma empieza con ceniza y termina con el fuego, el agua y la luz de la Vigilia Pascual. Algo debe quemarse y destruirse en nosotros -el hombre viejo- para dar lugar a la novedad de la vida pascual de Cristo.
Mientras el ministro impone la ceniza dice estas dos expresiones, alternativamente: "Arrepiéntete y cree en el Evangelio" (Cf Mc1,15) y "Acuérdate de que eres polvo y al polvo has de volver" (Cf Gén 3,19): un signo y unas palabras que expresan muy bien nuestra caducidad, nuestra conversión y aceptación del Evangelio, o sea, la novedad de vida que Cristo cada año quiere comunicarnos en la Pascua.

Bento XVI: "A crise não interrompa o esforço de solidariedade"

Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - Bento XVI enviou uma mensagem, nesta quarta-feira, ao presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Kanayo F. Nwanze, por ocasião da 36ª sessão do Conselho Administrativo desse organismo, em andamento até quinta-feira, 14, em Roma.
Na mensagem, o Papa encoraja o trabalho dessa agência da ONU encarregada pelo desenvolvimento agrícola e destaca a constante atenção dada por esse organismo à África, onde o FIDA fornece recursos financeiros aos pequenos agricultores, tornando-os protagonistas na tomada de decisão e gestão. 
O Santo Padre recorda também o apoio do organismo às comunidades indígenas, "que têm um cuidado especial pela preservação da biodiversidade, reconhecida como bem precioso do Criador disponível para toda a família humana". 
Em sua mensagem, Bento XVI reconhece no trabalho do FIDA a atenção para com o setor agrícola, principal componente do crescimento econômico e do progresso social. "A organização dá para a agricultura e pessoas do campo, o lugar que eles a compete, tendo em conta a doutrina católica que em suas obras sempre manteve a centralidade do lavrador", frisa ainda o pontífice.
"A atenção à pessoa na dimensão individual e social será cada vez mais eficaz se realizada através de formas de associações, cooperativas e pequenas empresas familiares capazes de produzir uma renda suficiente em favor de um padrão de vida decente", sublinha ainda Bento XVI.
Recordando que a ONU dedicou à família rural o próximo Ano Internacional, o Papa convida o Fundo a não se esquecer que "o coração da ordem social é a família".
"Ignorar a família significaria minar as bases de toda a comunidade rural. No contexto atual, é essencial oferecer aos agricultores uma sólida formação, constante atualização e assistência técnica em suas atividades, bem como o apoio a iniciativas comunitárias e cooperativistas capazes de propor modelos de produção eficazes", destaca ainda o pontífice. 
Segundo o Papa, "assim se aumentará a produção e o incentivo em favor de reformas agrárias legítimas para garantir o cultivo da terra, quando não são adequadamente utilizadas por aqueles que têm a propriedade". 
Bento XVI conclui sua mensagem pedindo ao FIDA para continuar seu trabalho em favor do desenvolvimento rural e pedindo aos países avançados um maior esforço de solidariedade, pois "interromper o esforço de solidariedade como resultado da crise pode esconder um certo fechamento para com as necessidades dos outros". (MJ)