sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Em Açailandia, ônibus atropela e mata Maquinista da vale



Vitima foi atropelada enquanto praticava “COOPER” as margens da BR-222, perímetro urbano.
Raimundo Cleber ESSA
Raimundo Cléber Carvalho Silva
Açailândia – O acidente aconteceu por volta das 07h da manhã desta sexta-feira (15), na BR-222, Zona Urbana de Açailândia, mais precisamente, nas confluências da Rua Goiás com a Rodovia Federal.
A vítima identificada por Raimundo Cléber Carvalho Silva, 45 anos, tinha o costume de todas as manhãs praticar a sua tradicional corridinha às margens da Br-222, quando foi atropelado e morto por um ônibus que transportava funcionários da Viena Siderúrgica.
Cléber era casado, pai de dois filhos, e era funcionário da Companhia Vale onde trabalhava como maquinista.
Conheça um pouco de Cléber
Raimundo Cléber Carvalho Silva, 47 anos, morador de Açailândia há mais de 20 anos, era casado e pai de dois filhos e morava no Conjunto Nova Açailândia.
Trabalhava atualmente na Companhia Vale onde cresceu profissionalmente, saindo da função de um simples zelador e hoje exercia a função de maquinista.
Cléber foi um dos fundadores, e atualmente era diretor do projeto social BOM DE BOLA BOM NA ESCOLA.
Do blog do Wilton Lima

SESSÃO POLEMICA DEPOIS DE RECESSO NO PODER LEGISLATIVO DE BURITICUPU.





Depois do recesso, o legislativo de Buriticupu retornou os trabalhos com uma sessão pra Lá de polêmica. Tudo iniciou quando a vereadora e Dra. Wanda Nunes dos Santos do PTC, tentou se explicar para os vereadores e para o povo presente, alegando que as denúncias sobre os aparelhos do Hospital que tinham sido levados por ela Dra.Wanda e seu esposo Dr. Julho e que os mesmos estão com Dr. Julho em Açailandia onde o mesmo presta serviço para o município açailandense. A Vereadora afirmou que os aparelhos não eram do hospital Pedro Neiva de Santana do Município de Buriticupu e sim emprestados por ela Dra, Wanda e pelo Dr. Julho para o município de Buriticupu. Aconteceu de tudo um pouco na dita sessão inicial. Alguns dos vereadores de primeiro mandato extrapolaram inexperiência, chegando ao ponto de alegar que os outros vereadores com larga experiência na quela casa de leis, não poderia apresentar projetos, alegando eles por ser a primeira sessão da nova legislatura. Os vereadores que mais mostraram inexperiência foram: Tutu Vasconcelos PMN, Leolando PMN, Peixoto também PMN e Junho do PT.
 Os vereadores citados após mostrarem total falta de experiência não querendo obedecer ao regimento Interno da casa, se retiraram da sessão sem dar qualquer explicação à mesa diretora, simplesmente abandonaram a plenária da Câmara antes da votação das matérias em pauta. Um dos vereadores que apresentaram  projetos foi: Vereador PIPOCA – PSD, onde o projeto pede que seja implantada a Internet Wifi gratuita em Buriticupu,o outro projeto de autoria do vereador e o  que garante a inclusão da atividade capoeira na grade curricular nas escolas públicas do Município de Buriticupu- MA. 

Meteoro 'explode' sobre território russo e deixa centenas de feridos


Do UOL, em São Paulo
Ampliar

Meteoro explode no céu da Rússia10 fotos

7 / 10
Fotografia tirada por internauta e publicada pelo jornal russo "Komsomolskaya Pravda" mostra dano causado pela passagem de um meteoro na região de Tcheliabinsk, nos Montes Urais (Rússia), nesta sexta-feira (15). Autoridades informaram que cerca de 500 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade Reprodução/Komsomolskaya Pravda
Quase mil pessoas ficaram feridas depois de um meteoro passar sobre a região russa de Tcheliabinsk, nos montes Urais. Segundo a ministra regional de saúde, Marina Mokvicheva, 985 pessoas receberam atendimento médico e 43 foram hospitalizadas após serem atingidas por vidros estilhaçados e desabamentos decorrentes da onda de choque da explosão.
O objeto de 10 toneladas que causou o estrago passou a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satki, no distrito de mesmo nome, por volta das 9h20 locais (1h20 de Brasília) e se desintegrou.
"Espero que não haja consequências graves, no entanto, isso é uma prova de que não apenas a economia é vulnerável, mas todo o nosso planeta", disse o primeiro-ministro russo Dimitri Medvedev, na cidade siberiana de Krasnoyarsk, onde participa de um fórum econômico internacional.
  • Arte UOL
    Mapa mostra cidade onde explosão de meteoro causou quebra de vidraças e deixou feridos 
As autoridades de Tcheliabinsk, capital da região homônima, reforçaram as medidas de segurança nas estruturas e instalações vitais da cidade. Estima-se que uma área de cerca de 93 mil metros quadrados tenha sido atingida.
Os moradores da cidade foram orientados a voltar para casa e a buscar as crianças nas escolas, que foram fechadas por orientação do governo. Muitas casas e prédios de Tcheliabinsk tiveram janelas estilhaçadas. O aeroporto da cidade, no entanto, permaneceu aberto, sem interrupção no serviço.
"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, 36, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou.

Meteoro passa pelo céu da Rússia - 8 vídeos


Clarão seguido de forte explosão

Testemunhas relataram aos jornais russos "Moskovskij Komsomolets" e "Kommersant Online" terem visto um forte clarão no céu sobre os montes Urais. Um morador de Tcheliabinsk chegou a descrever a imagem como a explosão de uma bomba nuclear. Ao clarão, se seguiu uma forte explosão que chegou a quebrar janelas, relatou o morador.

ENTENDA A DIFERENÇA

AsteroideObjeto rochoso, relativamente pequeno e inativo, que orbita o nosso Sol
MeteoroideSobras de asteroides ou cometas que orbitam o nosso Sol
MeteoroFenômeno que ocorre ao longo da atmosfera da Terra e deixa um rastro de luz no céu
MeteoritoQuando um meteoroide ou um asteroide resistem à passagem pela atmosfera terrestre e atingem o solo do nosso planeta, ele é classificado como um meteorito
CometaObjeto de gelo relativamente pequeno, mas muitas vezes ativo, que tem cauda de gás e poeira
  • Fonte: Othon Winter, professor e pesquisador de trajetórias espaciais da Unesp (Universidade Estadual Paulista), e Nasa (Agência Espacial Norte-Americana)
Segundo o Ministério do Interior, a maioria dos ferimentos foi causado pelos estilhaços dos vidro quebrados das construções. O teto de uma planta de zinco em Tcheliabinsk desabou, porém não há registro de feridos. Segundo relato de moradores, Tcheliabinsk ficou por cerca de meia hora sem comunicação.
Alguns jornais e sites chegaram a informar que uma chuva de meteoritos teria caído sobre os Urais, mas a informação foi retificada pelo governo.
"Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteoro que se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera", disse à agência Interfax a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij. Meteoroides se desintegram na atmosfera, antes de atingir o solo, causando luz e explosão, conhecido como meteoro, enquanto meteoritos são os restos que caem em terra.
Elena confirmou que a onda expansiva provocada pelo corpo celeste quebrou as vidraças de "algumas casas na região". A porta-voz ministerial também informou que o meteoro não alterou os níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros frequentes para a região.

Chuvas de meteoro ocorrem a todo momento

Segundo Othon Winter, professor e pesquisador de trajetórias espaciais da Unesp (Universidade Estadual Paulista), "meteoro é um fenômeno que ocorre no céu, e deixa um rastro de luz. Quando o objeto chega a cair na superfície terrestre, aí passa a ser um meteorito. Então, nesse caso, foi uma chuva de meteoro".

LEIA MAIS

  • Asteroide se aproxima nesta tarde da Terra e será maior objeto a passar tão perto do nosso planeta
"Isso ocorre todos os anos, com muita frequência. Normalmente são corpos pequenos que se desintegram na atmosfera, pois são pequenos. Então o tamanho e o tipo do material influi no efeito que eles podem provocar. Toneladas de material caem na Terra ao longo de um ano", reiterou o professor, autor do livro "Fim de milênio".
Segundo a Nasa e a ESA, agência espaciais americana e europeia, respectivamente, não há ligação com a passagem do asteroide 2012 DA 14 ainda nesta sexta-feira, em um trajeto próximo ao planeta. 
Este é um dos eventos cósmicos mais impressionantes a ocorrer na Rússia desde o Tunguska, em 1908, quando um meteoroide provocou uma explosão na sibéria.

"Teste militar norte-americano"

Apesar do relato do Ministério para Situações de Emergência da Rússia confirmando a desintegração do meteoro, o vice-presidente da Duma (a Câmara dos Deputados russa), Vladimir Zhirinovsky, afirmou que a explosão tratou-se, na verdade, de um teste militar norte-americano, visando atingir a região das Urais, onde fica localizada a maior indústria de beneficiamento de combustível nuclear do país. 
Representantes do Ministério da Defesa argumentaram que a emergência não afeta as unidades de combate do Comando Militar Central e que havia alvos militares entre os edifícios danificados. (Com agências internacionais)

Porta-voz diz que no Vaticano há divergências, não complôs

EFE
uan Lara.

Cidade do Vaticano, 15 fev (EFE).- Bento XVI, que deixará de ser papa no dia 28 de fevereiro, prosseguiu hoje com a agenda prevista e recebeu em audiência o presidente da Romênia e um grupo de bispos italianos, em um dia no qual o porta-voz, Federico Lombardi, negou que haja complôs no Vaticano.

"Em todas as instituições há diferenças de opiniões, que bem conduzidas podem levar a passos para frente. Se todos pensarem a mesma coisa não se avança. As diferenças de opiniões fazem parte da vida, mas isso não quer dizer que haja batalhas ou complôs", afirmou Lombardi em um encontro com a imprensa.

O porta-voz repercutiu assim as informações em alguns meios de comunicação em relação a supostas intrigas entre grupos dentro do Vaticano.

Lombardi acrescentou que nestes dias, após a renúncia do papa, as informações em muitos meios de comunicação sobre "lutas de poder" no Vaticano "vão além da realidade".

Uma revista italiana publicou na quinta-feira que Bento XVI decidiu renunciar após conhecer um relatório sobre o escândalo "Vatileaks", do vazamento de documentos oficiais do Vaticano, que revelava uma "forte resistência" na Cúria romana às medidas de transparência pedidas por ele. Lombardi não deu importância ao que foi publicado.

Bento XVI, enquanto isso prosseguiu hoje com sua agenda, prevista antes de anunciar a renúncia, e recebeu o presidente da Romênia, Traian Basescu, com quem falou durante 20 minutos, a sós, sobre a colaboração entre a Igreja Católica e o Estado romeno no âmbito educativo e na defesa dos valores europeus.

O papa e Basescu também analisaram a situação dos católicos (minoria em um país de maioria ortodoxa) na Romênia e a contribuição da Igreja Católica à integração da comunidade romena no exterior.

Basescu, que chegou ao Vaticano acompanhado de sua esposa e uma delegação composta por 12 pessoas, presenteou o papa com um livro de grandes dimensões, feito à mão, sobre a História das Igrejas Cristãs na Romênia.

Após olhá-lo com atenção, Bento XVI entregou seu presente - a tradicional medalha do pontificado - e lhe disse, sorrindo, "meu presente é mais modesto do que o seu", após o que todos sorriram.

Bento XVI apresentava bom aspecto e agradeceu ao presidente quando este, antes de ir embora lhe disse: "Santidade, rezo pelo senhor".

O papa deve receber amanhã em audiência o presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina.

Hoje, o papa também recebeu os membros da associação Pro Petri Sede, da Bélgica, Luxemburgo e Holanda, que dá ajuda econômica para as necessidades da Santa Sé, e os bispos da região italiana de Ligúria, para a tradicional visita "ad limina apostolorum", que todos os prelados do mundo são obrigados a fazer ao papa a cada cinco anos .

Os prelados foram liderados pelo cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Gênova e presidente da Conferência Episcopal Italiana.

O Vaticano também anunciou hoje a nomeação do alemão Ernest von Freyberg, de 55 anos, como novo presidente do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como o Banco do Vaticano, em substituição do italiano Ettore Gotti Tedeschi, de 67 anos, que foi destituído em 24 de maio do ano passado.

Com sua nomeação, o Vaticano pretende pôr fim às críticas à entidade, conhecida também como "o banco de Deus", acusada de falta de transparência.

Tedeschi, presidente do Santander Consumer Bank, filial italiana do Banco Santander, está sendo investigado pela Promotoria de Roma por suposta violação das normas sobre a prevenção de lavagem de dinheiro.

Na década de 80 o IOR foi atingido pelo escândalo da quebra do Banco Ambrosiano de Roberto Calvi, encontrado enforcado sob uma ponte de Londres em 1982.

Em 30 de dezembro de 2010, Bento XVI aprovou uma lei para lutar contra a lavagem de dinheiro nas instituições financeiras do Vaticano, com o objetivo de entrar na chamada "lista branca" de Estados que respeitam as normas para a luta contra a lavagem de dinheiro.

Redes sociais recebem enxurrada de vídeos e mensagens sobre queda de meteoro

EFE
Moscou, 15 fev (EFE).- Inúmeros vídeos e depoimentos sobre a queda do meteoro chamado de "Bólido de Chelyabinsk" na região dos montes Urais, na Rússia, foram compartilhados nesta sexta-feira nas redes sociais.

"Estava sentado de costas para a janela quando um clarão me cegou durante alguns segundos", explicou à Agência Efe Danila Afanasiev, moradora da cidade de Chelyabinsk.

No mesmo instante, Danila pegou a câmera e começou a tirar fotos do rastro deixado pelo corpo astral no céu, acrescentou.

Quatro minutos após ver o clarão, a testemunha publicou as fotos na internet e ouviu uma explosão que estremeceu todo o bairro.

"A janela estava aberta. Deve ter sido por isso que não quebrou. Em frente à minha casa, muitas janelas e portas da varanda quebraram em mil pedaços", lembrou.

Uma usuária do portal "Leprosorium" que mora na cidade de Yekaterimburgo, a 200 quilômetros de Chelyabinsk, confessou que se surpreendeu com uma repentina luz no céu, habitualmente escuro durante as manhãs de inverno.

"Pensei que estava tendo uma alucinação", escreveu.

Marina Laub, usuária da maior rede social da Rússia, a Vkontakte, disse: "Moro na cidade de Miass (região de Chelyabinsk). Quando ainda estava escuro de manhã, houve um clarão como se tivessem sido acesos centenas de fogos".

Marina se assustou e tentou entrar em contato com seus parentes, mas não conseguiu porque a rede de telefonia celular estava fora de serviço devido à onda explosiva na região.

Muitos usuários da internet aproveitaram a ocasião para mostrar bom humor. Montagens mostram o meteoro no céu com o formato de um dos passarinhos do famoso jogo "Angry Birds", ou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O meteoro caiu a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, no distrito de mesmo nome, por volta de 1h20 (horário de Brasília), mas a onda expansiva afetou várias regiões próximas até o Cazaquistão.

Até o momento, as autoridades locais informaram sobre aproximadamente mil feridos, em sua maioria estilhaços de vidro. 

Papa e ex-papa coexistirão no Vaticano



DIÁRIO DA MANHÃ
Juan Lara
EFE, DO VATICANO
A renúncia de Bento XVI ao pontificado criou uma situação inédita na Igreja Católica, que contará com um papa – que será eleito no Conclave em março – e um ex-papa, Joseph Ratzinger, que não se sabe qual título terá, mas manterá o nome e continuará como bispo emérito de Roma.
Nestes dias, se multiplicaram as perguntas sobre como ficará Bento XVI e se serão mantidas suas prerrogativas papais. Os cânones do Vaticano buscam uma fórmula sobre que título lhe corresponderá.
O que está claro, segundo o Vaticano, é que não voltará a ser cardeal Ratzinger, já que o título é uma dignidade, concedida por um papa, e Bento XVI deixou de sê-lo no momento em que foi eleito pontífice no dia 19 de abril de 2005.
Bento XVI continua sendo bispo, já que o prelado é um homem que recebeu o sacramento da Ordem Sacerdotal e é para sempre.
O pontífice é tradicionalmente o Bispo de Roma, por isso, Bento XVI passará a ser prelado emérito (aposentado) da Cidade Eterna.
Outra coisa é o título que lhe corresponderá e, por enquanto, não há resposta, mas será mantido o nome Bento XVI, já que sempre será o papa desse nome.
O papa carrega o chamado “Anel do Pescador”, que simboliza o poder pontifício, e que será destruído após o dia 28 de fevereiro, data da renúncia oficial.
O Anel do Pescador é destruído após a morte do pontífice. Embora, nesta ocasião, seja diferente, já que o papa continua vivo e no Vaticano existem algumas dúvidas.
O porta-voz, Federico Lombardi, se mostrou convencido de que o anel será destruído, pois os objetos relacionados diretamente com o Ministério petrino “têm que ser destruídos”.
A normativa vaticana determina que após a morte de um papa, o cardeal camerlengo – que administra a Igreja durante o interregno entre um pontífice e seu sucessor – verifique a morte e retire o anel, um sinal de que o reinado foi concluído.
O anel é imediatamente destruído para evitar uma eventual falsificação de documentos pontifícios.
Em relação ao fato de continuar se vestindo de branco, essa cor é tradicionalmente a dos papas, por isso, de acordo com especialistas vaticanos, Bento XVI voltará a vestir a batina ou o clergyman.
Sobre as prerrogativas papais, no momento em que deixar de sê-lo, ele as perderá. Entre as que chamam mais a atenção é a de infalibilidade, dogma aprovado durante o Concílio Vaticano I, em 1870, sob o pontificado de Pio IX.
Bento XVI não deverá se preocupar muito com isso, já que em seu livro-entrevista Luz do Mundo, do escritor Peter Seewald, considera um “equívoco” afirmar que o pontífice é infalível, “já que um papa também comete erros”.
Perguntado se “verdadeiramente o papa é infalível, um soberano absoluto, cujo pensamento e vontade são lei”, Bento XVI respondeu de maneira categórica: “isso é um erro”.
Ele afirmou que o papa se comporta “como qualquer outro bispo” e só em determinadas condições “quando a tradição é clara e se sabe que não atua de forma arbitrária, então, se pode dizer que essa questão determinada é fé da Igreja”.
“Obviamente, o papa pode equivocar-se, ser papa não significa se considerar um soberano cheio de glória, mas um que dá o testemunho do Cristo crucificado.”
A infalibilidade do papa, aprovada pelo Concílio Vaticano I, é um dos pontos que separam as Igrejas Católica e a Ortodoxa.
Bento XVI se recolherá
A normativa vaticana também contempla que, após a morte – neste caso, renúncia – do papa, o apartamento papal tem que ficar livre e é selado até que haja um novo pontífice.
Bento XVI deve abandonar o Vaticano três horas antes de concluir seu pontificado e vai se transferir junto com seus dois secretários e das quatro leigas consagradas que o ajudam, a chamada “família pontifícia”, para a residência de Castelgandolfo, a 30 quilômetros de Roma.
Esta residência papal também teria que ser selada, mas, segundo disse hoje o porta-voz Lombardi, isso não ocorrerá, já que não guarda documentos papais.
Bento XVI permanecerá em Castelgandolfo até que sejam encerradas as obras de acondicionamento do mosteiro “Mater Ecclesia”, nos jardins do Vaticano, onde deve ficar em definitivo.
Ratzinger viverá a pouco mais de cem metros do Palácio Pontifício, onde está o apartamento papal, que receberá seu sucessor.
Os dois vão viver muito próximos, mas sem interferências. Bento XVI já disse que vai “se esconder do mundo”, se dedicando às orações.

Fiéis católicos do Togo serenos com demissão do Papa

Togo
Fiéis católicos do Togo serenos com demissão do Papa


Lomé - Os fiéis da Igreja católica do Togo "não ficaram perturbados" com o anúncio da demissão do Papa Bento XVI, assegurou o vigário-geral da Arquidiocese de Lomé, Bertin Agbobly-Atayi, numa entrevista à PANA na capital togolesa.

Segundo o vigário-geral, antigo professor de História na Universidade de Lomé, "as notícias relativas ao Santo Padre são sempre bem acolhidas embora a relativa à renúncia ao seu posto rompa com uma velha tradição de mais de 700 anos".

"A demissão do Papa não foi um evento no Togo. Ficamos surpresos mas calmos, porque, ele fez um gesto eminentemente moderno quando o tratam de conservador. O seu acto inscreve-se no mundo contemporâneo e fez um grande favor à Igreja", sublinhou.

Com este gesto, prosseguiu o vigário-geral, "Bento XVI vai passar para a história como um Papa contemporâneo que teve a coragem de renunciar ao seu posto".

"É um precedente fecundo para a Igreja", realçou.

Contrariamente à tradição, o Papa Bento XVI renunciou segunda-feira ao seu posto, criando uma surpresa geral no mundo inteiro.

Diocese de Saurimo ora pela renúncia do Papa


Lunda Sul
Diocese de Saurimo ora pela renúncia do Papa 

Saurimo - A diocese de Saurimo da igreja Católica está a orar pela renúncia do Papa Bento XVI, comunicada no seu discurso pronunciado em latim, durante um consistório convocado para anunciar três canonizações, informou o padre Rui Sambo.
 
O Padre, que falava na quinta-feira numa entrevista concedida à Angop, disse que o anúncio foi uma surpresa para a Diocese, mas deve ser respeitada pelos fiéis, num espírito de oração e humildade.
 
Instado sobre a posição da igreja face à decisão do Santo Padre, Sambo disse que vão continuar com a sua missão de seguir com os ensinamentos de Deus, evangelizar o povo para crer e orar para que não haja nenhuma quebra.
 
“ Vamos aguardar que os Cardeais em Roma reúnam para eleger um novo Papa, no próximo mês de Março para dar continuidade aos trabalhos da Igreja Católica e vamos continuar a cumprir a nossa missão de evangelizar e seguir os ensinamentos de Deus, enquanto oramos que tudo corra bem”, disse.
 
Rui Sambo explicou que a renúncia ou decisão de Bento XVI não é inédita na história da igreja católica pois já tinha acontecido com o Padre João V e é muito normal.
 
A partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vazia e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Patrulha Rural da 5ª CI recupera motocicleta roubada



Patrulha RuralAçailandia – A patrulha Rural da 5ª CI de Açailandia que fazem o patrulhamento Rural, comandada pelo o Sargento Itacir e Cabo Alcindo,localizaram na tarde desta quinta-feira (14/02) no assentamento Roseli Nunes, município de Bom Jesus das Selvas, uma motocicleta Honda Fan 150 de cor preta, roubada das proximidades de um Hotel de Açailandia. A motocicleta pertence ao Sr. Alcino Rodrigues Carneiro.
A moto que está com placa e documento falso se encontrava em poder de um menor, que disse aos policiais que seu pai que não foi localizado, comprou mediante apresentação do documento (falso).
Os policiais entregaram a motocicleta no 1º distrito policial para que sejam feitos procedimentos de praxe.
 Por Antonio Marcos

Fiel escudeiro do papa não abandonará seu mestre



O fiel escudeiro do Papa Bento XVI não abandonará seu mestre. O arcebispo alemão Georg Gänswein continuará sendo secretário pessoal do pontífice e também se mudará para Castel Gandolfo após a renúncia do papa, em 28 de fevereiro. Num segundo momento, ambos passarão a morar no mosteiro Mater Ecclesiae, dentro do Vaticano, que atualmente passa por reformas e adaptações para receber os novos habitantes. A imprensa italiana destacou que, em meio a crises e traições, o alemão foi um dos principais aliados de Bento XVI.
Há poucos meses nomeado pelo Papa também prefeito da Casa Pontifícia, ou seja, responsável pela organização dos eventos e audiências papais, Gänswein faz parte de um estreito grupo de pessoas que lida com o pontífice no cotidiano - nas refeições e nos aposentos, por exemplo. Além dele, também outros funcionários que serviram Bento XVI nos últimos oito anos, a chamada "família pontifícia" ou "memores", devem acompanhá-los na mudança.
De acordo com o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, o arcebispo Gänswein manterá ambas as funções mesmo após a eleição de um novo Papa. Questionado pela imprensa sobre a possibilidade de Gänswein ser um meio de influência de Bento XVI no governo do sucessor, Lombardi negou. "Como prefeito da Casa Pontifícia ele tem uma função de governança", declarou. "Tem uma série de competências práticas, sobre logística e organização de audiências. Não é um problema."
Gänswein, de 56 anos, trabalha com Joseph Ratzinger desde quando o atual papa ainda era cardeal, na Congregação para a Doutrina da Fé, órgão que fiscaliza desvios teológicos e nos fundamentos da Igreja. Chamado frequentemente pela imprensa italiana de "Gorgeous George" (algo como "Belíssimo George", em inglês), ele foi uma das pessoas que mais se abalaram com o recente escândalo de vazamento de documentos sigilosos, conhecido como "VatiLeaks". Cartas e objetos pessoais do papa foram furtados pelo mordomo Paolo Gabriele na residência de Bento XVI, administrada justamente pelo arcebispo alemão.