sábado, 2 de março de 2013

Gado está morrendo no município de Buriticupu por falta de chuvas



Criadores amargam prejuízos com as altas temperaturas.
Os açudes secaram, o que aumenta mais o sofrimento do rebanho.

Do G1 MA , 
 Criadores de gado na região deBuriticupu ainda sofrem com a falta de chuvas que se prolonga há quase seis meses. Sem água e alimento, os animais continuam morrendo no meio do pasto.
Nas fazendas do município o desolamento é geral diante de tanto sofrimento. As ossadas de animais revelam o tamanho do prejuízo dos criadores. O sol forte e o calor são de quase 40º. Os açudes secaram, o que fez aumentar ainda mais o sofrimento do rebanho.
“Perdi oito vacas e quatro bezerros. Em 10 anos que vivemos aqui, nunca tinha visto uma coisa dessas. O capim não está nem brotando direito por causa da seca”, disse o criador Gaspar Menezes.
A produção de leite da região caiu, em média, 85%. A redução é tanta que alguns criadores transportam o leite em galões na garupa da motocicleta. Antes da estiagem, o leite era enviado para os laticínios de Açailândia, em caminhões. O prejuízo é grande, mas nada se compara a morte dos animais.
Além do longo período de estiagem, os criadores também se preocupam com outro problema: o surgimento de alguns casos de raiva.
De acordo com o Serviço de Meteorologia, há previsão de chuva na região para as próximas semanas. A esperança é de pastos verdes

Lavrador afirma que jagunços armados controlam entrada e saída em comunidade



CONFLITO EM BREJO
Milícia particular de plantadores de cana vindos do sul do país cerceia direito de ir e vir de lavradores
POR JULLY CAMILO
e OSWALDO VIVIANI
O lavrador Manoel Natal Barros, de 50 anos, morador da comunidade quilombola Depósito, no município de Brejo (a 324 quilômetros de São Luís), denunciou ao Jornal Pequeno que ele e os outros moradores do local estão sendo impedidos de entrar e sair de suas terras por jagunços armados, ligados a plantadores de cana vindos do sul do país, para quem parte da área foi arrendada ou vendida.
O lavrador foi incluído, com outras 21 pessoas, no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos Ameaçados (PPDDH), mas, segundo o assessor jurídico da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Igor Almeida, nunca houve nenhuma ação eficaz de segurança que pudesse garantir a integridade física de Manoel Natal.
De acordo com Natal, os conflitos começaram em 2007, quando Maria Vitória Fortes Lages Cavalcante apareceu, reclamando a posse da área onde está situada a comunidade quilombola, que então abrigava 22 famílias de lavradores.
'Durante três anos, de 2007 a 2009, as nossas suas roças, que eram plantadas às margens do Rio Parnaíba, foram queimadas, e muitos animais, mortos, por pura maldade. A Maria Vitória pessoalmente, acompanhada de policiais militares, era quem queimava a nossa lavoura e os animais', afirmou o camponês.
Em consequência dos constantes ataques dos jagunços de Maria Vitória às roças, 17 famílias de camponeses resolveram abandonar a área. Somente cinco permaneceram, apesar de constantemente suas roças estarem sendo queimadas seus animais mortos pelos criminosos.
O assessor jurídico da SMDH, Igor Almeida, disse ao JP que as terras onde está situada a comunidade Depósito foram reconhecidas como comunidade quilombola pela Fundação Palmares em 2009, mas o processo de titulação, por parte do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), só começou em 2012.
'O órgão deveria ter começado o processo de identificação do território em 2010, mas isso teve início apenas no ano passado, com a ida de um antropólogo ao local, e foi nesse momento que conseguimos deter as queimadas às roças e as mortes dos animais', disse Almeida. No entanto, de acordo com o advogado da SMDH, em janeiro deste ano, parte da área foi vendida ou arrendada – não se sabe ao certo – para pessoas oriundas do sul do país, que estão plantando cana-de-açúcar e desmatando o local.
'O mais grave é que há pessoas armadas no entorno da comunidade quilombola, violando o direito de ir e vir dos moradores', relatou Igor Almeida. Preocupado com sua família, que ficou na área quilombola, o lavrador Manoel Natal Barros está desde o fim de janeiro em São Luís, onde é assistido pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.
O caso já foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF), à Secretária de Segurança Pública (SSP-MA) e à Ouvidoria Agrária Nacional, mas nenhuma providência foi tomada até agora contra a ameaça ostensiva aos lavradores.

Polícia apreende 78 motos em São Vicente Ferrer


Fiscalização pode se estender a outros municípios da Baixada
Uma operação conjunta da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), da 9ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) apreendeu 78 motocicletas no município de São Vicente Ferrer (a 275 quilômetros de São Luís), na quinta-feira (28).
As apreensões aconteceram cinco dias após repercutir no “Jornal Nacional” uma lei municipal que proíbe a realização de blitze para fiscalizar o trânsito no município da Baixada Maranhense.
A maioria dos veículos foi apreendida por falta de documentação, principalmente de seus condutores. Vinte e duas motos foram encaminhadas para a 9ª Ciretran, que fica na cidade de Pinheiro.
As demais foram levadas para a delegacia de polícia de São Vicente, e ontem (1º), enviadas também para a 9ª Ciretran.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), a operação terá continuidade durante o próximo fim de semana, podendo, inclusive, se estender a outros municípios da Baixada.
Entenda o caso – Em 2011, ao tomar ciência da falta de fiscalização no trânsito de São Vicente Ferrer, o promotor de Justiça Tharles Alves realizou uma audiência pública para discutir – com o Detran-MA, os órgãos locais de fiscalização e a sociedade civil – soluções para o trânsito caótico na cidade.
Vendo a movimentação da Promotoria, que pretendia tornar mais rigorosa a fiscalização no trânsito, os vereadores de São Vicente propuseram, então, o projeto de Lei nº 008/2011, apresentado pelo vereador José Carlos Pinheiro Alves, o “Gatinho” (PSC). A proposta foi aprovada em agosto daquele ano pela Câmara Municipal, e a lei, sancionada pela Prefeitura.
(G1 Maranhão e Redação do JP)

Em resolução, PT cobra Dilma por regulação da mídia




Em resolução aprovada nesta sexta-feira na reunião do seu Diretório Nacional, em Fortaleza, o PT conclama o governo Dilma Rousseff a rever a decisão de postergar o envio ao Congresso de projeto que cria o marco regulatório da mídia. A decisão foi anunciada na semana passada pelo secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez.
No texto, petistas cobram ainda que a pasta reconsidere “o pacote de isenções concedido às empresas de telecomunicações e reinicie o processo de recuperação da Telebrás”. O trecho diz respeito ao alívio fiscal, estimado em R$ 60 bilhões, para o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga).
Conforme a resolução, o partido apoiará campanha nacional para apresentação à Câmara de projeto de lei de iniciativa popular sobre o tema, usando como referência documento aprovado no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.
O PT decidiu ainda convocar uma conferência extraordinária, ainda neste ano, cuja pauta será “Democratizar a Mídia e ampliar a liberdade de expressão, para Democratizar o Brasil”.
A ofensiva acompanha o recrudescimento das críticas de Lula e do presidente nacional da sigla, Rui Falcão, à imprensa.

Ministra Eliana Calmon é alvo de nova polêmica com juízes



A ministra Eliana Calmon, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), está no centro de nova polêmica após votar contra requerimento da Ajufe (Associação dos Juízes Federais) para que todos os magistrados federais tenham direito a auxílio-moradia.
Ao apresentar seu voto no Conselho da Justiça Federal, ela disse entender a aflição dos juízes federais, com vencimentos defasados em relação aos estaduais, mas considerou errado distorcer a lei, 'criando um puxadinho para acomodar angústias'.
Alguns juízes lembraram que, em 2003, o Conselho de Administração do STJ aprovou, com o voto favorável de Eliana, o auxílio-moradia aos ministros do tribunal.
No ato administrativo de 2003, a indenização foi aprovada para os ministros que não possuíam imóvel residencial no Distrito Federal, e pago enquanto o tribunal não ofereceu residência para eles.
'Quando fui nomeada ministra, não tive direito a imóvel funcional, nem recebo auxílio-moradia', diz a juíza.
Esta é a terceira tentativa da Ajufe de obter o benefício. A entidade alega que a medida tem respaldo na na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e no Estatuto dos Servidores Públicos. Segundo Eliana, a Loman prevê que o auxílio pode ser concedido, mas 'enquanto não for editada lei específica, não é possível a concessão do benefício'.
Na quinta, o jornal O Estado de S. Paulo informou sobre auxílio-alimentação de R$ 84 mil que Eliana Calmon recebeu em setembro. A ministra disse que 'o auxílio-alimentação é recebido por todos os magistrados federais'.
(Folha Online)

COMO DIZ O DITADO NÃO PODE COM O INIMIGO JUNTE SE A ELE,VEJA QUE VERGONHA O GOVERNO NÃO TEM CONDIÇÕES DE BARRAR OS hackers CONVIDA A ALIAR-SE


Governo convoca hackers a criar programas com dados educacionais

iG São Paulo 

Evento com realização do Inep e da Fundação Lemann terá premiação em dinheiro


O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), publicou nesta sexta-feira no Diário Oficial uma convocação para que hackers entrem em seus bancos de dados. Um concurso batizado de Hackaton de Dados Educacionais vai estimular a criação de programas, games e ferramentas montados com as informações existentes sobre a Educação no País.
"O Hackathon é uma maratona de hackers, programadores, desenvolvedores e inventores em geral para promover o desenvolvimento de projetos que visem a transparência de informações públicas por meio de tecnologias digitais", diz a página do evento .
Os participantes da maratona deverão desenvolver softwares, tais como: sites; aplicativos de celular; gráficos interativos; visualização de dados e novos serviço que promovam a mobilização da sociedade com foco na melhoria educacional do país. 
O Hackathon Dados da Educação Básica acontecerá de 12 a 14 de abril em Brasília e oferecerá 3 prêmios aos vencedores para que desenvolvam os projetos apresentados: 1º colocado: R$5mil; 2º colocado: R$3mil; 3º colocado: R$2mil.
As propostas devem ser submetidas até o dia 15 de março. Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail daeb.hackaton@inep.gov.br.

Ministro do STF duvida de prazo para prisão de condenados no mensalão


Marco Aurélio Mello classificou como "visão um pouco otimista" previsão do presidente Joaquim Barbosa de que penas serão aplicadas até o dia 1º de julho


Agência Estado
O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello questionou ontem a previsão do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, de executar as penas do mensalão até 1º de julho. "É uma visão, um prognóstico um pouco otimista", disse Mello, que costuma protagonizar polêmicas com Barbosa. "Torcemos para que realmente seja correta", completou.
Divulgação/STF
Ministro Marco Aurélio Mello
Se forem tomados como base julgamentos de ações penais mais simples do que a do mensalão, a execução poderá demorar anos. Condenado pelo STF em 2010 a 13 anos, 4 meses e 10 dias por formação de quadrilha e peculato, o deputado federal Natan Donadon, por exemplo, ainda não foi preso e continua a exercer normalmente o seu mandato no Congresso Nacional
No caso do julgamento do mensalão, concluído em dezembro, são 25 condenados por uma série de crimes. Estão na lista o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, a banqueira Kátia Rabello, do Rural, e o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Ao menos 13 condenados poderão enfrentar regime fechado de prisão por terem amargado pena superior a oito anos.
Para encerrar a ação do mensalão e determinar a prisão dos réus, o STF ainda precisa cumprir uma série de etapas no processo. Cinco ministros que participaram do julgamento ainda não liberaram seus votos para publicação. A decisão somente poderá ser publicada oficialmente quando todos os votos estiverem disponíveis.
Não há previsão de quando isso ocorrerá, mas os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello avisaram que deverão terminar o trabalho de revisão de votos até o fim de março.
Depois da publicação da decisão, que, conforme previsões otimistas, deverá ocorrer em abril, será aberto um prazo de cinco dias para que os condenados apresentem recursos. Em seguida, o relator terá de preparar o processo para analisar os recursos no plenário. Não há estimativas sobre quanto tempo será consumido com a análise dos recursos, mas o tribunal gastou 4 meses e meio para julgar o processo do mensalão e condenar 25 réus.
Relembre:
Após o julgamento dos recursos, a decisão terá de ser publicada e eventualmente os réus poderão entrar com novos recursos. De acordo com integrantes e assessores do Supremo, a decisão somente será executada até julho, como estima Joaquim Barbosa, se houver uma mudança na jurisprudência da Corte.
A jurisprudência atual determina que as prisões somente poderão ocorrer após o trânsito em julgado. Segundo integrantes da Corte ouvidos em conversas informais pelo Estado, "não haverá trânsito em julgado até lá." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Trem descarrila na Ferrovia Carajás, próximo a Buriticupu


PLANTÃO / TREM

Houve derramamento de óleo dos tanques; por causa do acidente, foram suspensas até amanhã as viagens do trem de passageiros.

Foto: Joab Oliveira/Blog RV Stúdio
U m trem operado pela mineradora Vale descarrilou ontem no Km 356 da Estrada de Ferro Carajás (EFC), no município de Buriticupu (MA), ocasionando vazamento de diesel. Segundo a empresa, a composição era formada por 30 vagões-tanque e 11 deles tombaram, obstruindo a ferrovia.
A Vale não informou se houve feridos, nem as causas do acidente. Segundo a empresa, barreiras de contenção foram colocadas para evitar que o combustível se espalhe e provoque impacto ambiental.
Em nota, a empresa afirmou já haver tomado as medidas de segurança necessárias para evitar riscos ao meio ambiente. Em razão do descarrilamento, as viagens no trem de passageiros estão canceladas até domingo (3).
Leia mais na edição on-line de O Estado.

Nove municípios realizam novas eleições neste domingo (3)



Eleitores em quatro estados voltam às urnas para escolher prefeitos.
Municípios são governados temporariamente por presidente da Câmara.

Do G1, em São Paulo

Eleitores de nove municípios voltam às urnas neste domingo (3) para escolher seus prefeitos, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições anteriores foram anuladas porque os candidatos que concorreram em 2012 tiveram o registro de candidatura rejeitado. Entre os motivos está a Lei da Ficha Limpa.
As cidades estão em quatro estados: Eugênio de Castro (RS) e Novo Hamburgo (RS); Sidrolândia (MS) e Bonito (MS); Camamu (BA); Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC) e Tangará (SC).
As novas eleições acontecem das 8h às 17h, no horário local de cada cidade. Para votar, é necessário apresentar documento de identidade com foto. O título de eleitor serve para localizar de forma mais rápida a seção eleitoral.
Segundo o TSE, os candidatos vencedores nas últimas eleições, mesmo tendo obtido mais de 50% dos votos válidos, não podem ser diplomados e empossados porque o registro de candidatura foi negado depois do dia da eleição.
Os municípios estão sendo governados interinamente pelos presidentes das Câmaras de vereadores.
Estão programados novos pleitos em outros 14 municípios. Em 7 de abril, serão realizadas novas eleições em: Pedra Branca do Amaparí (AP); São João do Paraíso, Biquinhas, Diamantina e Cachoeira Dourada (MG); Joaquim Távora (PR); Serra do Mel e Caiçara do Rio do Vento (RN); Muquém do São Francisco (BA); Coronel Macedo, Eldorado e Fernão (SP); e Tucunduva e Sobradinho (RS).
Em Erechim e Vacaria (RS), as eleições marcadas para os dias 3 de março e 7 de abril, respectivamente, foram suspensas após a ministra do TSE Luciana Lóssio conceder liminares determinando o retorno dos eleitos em 2012 aos cargos, até decisão definitiva do plenário do tribunal sobre a cassação dos registros de candidatura.
Santa Catarina
Em Criciúma, concorrem seis candidatos: Fábio André Brezola (PT), Américo Ricardo de Faria (DEM), Cíntia dos Santos (PSTU), Márcio Burigo (PP) e Rodrigo Maciel (PCB). Em outubro, Clésio Salvaro (PSDB), candidato à reeleição, foi considerado inelegível pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa. Ele recebeu 76% dos votos nas urnas nas eleições de outubro de 2012.
Em Balneário Rincão, Décio Góes (PT) venceu a eleição de outubro, mas foi barrado na Lei da Ficha Limpa. Como sua punição de 8 anos sem direitos políticos terminou em dezembro, concorre agora com Jairo Custódio (PMDB).
Em Campo Erê, o prefeito e candidato à reeleição em outubro do ano passado, Odilson Vicente de Lima (PR), teve o registro indeferido com base na Lei da Ficha Limpa. Agora concorrem Itamar Andreatta (PSD) e Rudimar Borcioni (PT).
Em Tangará, o prefeito reeleito, Robens Rech (PMDB), teve seu pedido de registro de candidatura negado pelo TSE. São candidatos desta vez Euclides Cruz (PSD) e Girlene Borsói (PMDB).
Em Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará não haverá recebimento de justificativas por ausência no domingo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. São obrigados a votar eleitores inscritos antes de 10 de maio de 2012. Quem não puder comparecer deve justificar a sua ausência nos próximos 60 dias em qualquer cartório eleitoral.
Rio Grande do Sul
Em Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, concorrem José Luiz Lauermann (PT) e Paulo Roberto Kopschina (PMDB). Em 30 de agosto de 2012, o TRE-RS indeferiu o pedido de registro de candidatura do então prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT).
Em Eugênio de Castro, concorrem Horst Daltro Steglich (PSDB) e Sirlei Maria Reginaldo (PP). Os registros da chapa composta por Bruinsma e Zweigle e do vereador Teixeira foram cassados. Os três políticos também ficaram inelegíveis por oito anos. Bruinsma recebeu, ainda, multa de 50 mil Ufirs, e Teixeira, multa de R$ 25 mil.
Mato Grosso do Sul
No município de Bonito, o primeiro colocado, Geraldo Marques (PDT), teve o registro de candidatura cassado pelo TSE e não pôde ser diplomado. Agora concorrem Leonel Lemos de Souza Brito (PTdoB) e Odilson Soares (PSDB).
Em Sidrolância, são candidatos Ari Basso (PSDB) e Acelino Cristaldo (PMDB). Enelvo Felini (PSDB), prefeito eleito em 2012, teve o registro cassado por ter aplicado índices inferiores aos 60%, determinados em lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Bahia
Em Camamu, no sul do Estado, dos cinco candidatos que concorreram nas eleições majoritárias em outubro, quatro tiveram as candidaturas negadas. Desses, três desistiram de entrar com recurso no TSE e um renunciou um dia antes do pleito. Agora concorrem Emiliana de Zequinha da Mata (PP), Luiz Oliveira da Luz (PRB), Noélia Maria Nascimento da Silva (PRP), Francisco Vasconcelos (PMDB) e Deroakson Mattos Rosa (PHS)
.

Menina some três dias e manda torpedo para família no ES


Garota de 13 anos desapareceu na segunda-feira (25).
Ela saiu da escola e só foi vista na noite desta quinta-feira (28).

Do G1 ES

A menina de 13 anos, que estava desaparecida desde segunda-feira (25), depois de sair da escola, na Serra, Espírito Santo, foi encontrada pelo tio, na noite desta quinta-feira (28). A menina entrou em contato após a família fazer um apelo na televisão para que ela aparecesse. Nesta sexta-feira (1), a garota passou por exames de corpo de delito e, de acordo com o titular da Delegacia de Desaparecidos, não foi constatado nenhum abuso sexual.
Isadora Marques de Souza sumiu, na segunda-feira (25), no bairro Carapina Grande, na Serra. Ela saiu de casa, deixou a escola mais cedo e desapareceu. A coordenação do colégio Américo Guimarães Rosa e as amigas da jovem disseram que ela frequentou as aulas normalmente e depois foi vista caminhando sozinha na direção de casa. Durante a semana, a família contou que tentou ligar para o celular de Isadora, mas ninguém atendeu. Rodrigo Marques de Souza, tio da menina, disse que chegou a receber um torpedo do celular dela, dizendo que estava bem e que iria voltar.
No dia do desaparecimento, a família acionou a polícia, mas a jovem só voltou para casa depois que a família fazer um apelo na televisão. Na noite de quinta-feira (28), Rodrigo disse que a menina enviou mais um torpedo pedindo para que ele fosse buscá-la no terminal rodoviário da região. "Ela me enviou uma mensagem e pediu para que eu fosse até o terminal. Quando a vi, ela chorava muito", disse.
Rodrigo informou, por telefone, ao G1 que a adolescente não disse o motivo do sumiço. "Vamos conversar. Ela vai ter que explicar essa situação. Agora, ela só chora. Não consegue falar sobre o tempo que ficou fora de casa. Queremos saber o que aconteceu. A família está muito preocupada. Isadora nunca nos deu problema", contou.
Polícia
O caso foi encaminhado para a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) que, a partir de segunda-feira (4), vai ouvir a menina e a família.
O titular da Delegacia de Desaparecidos, José Garcia Arruda, disse que a ocorrência já foi encaminhada para o delegado Eric Mangaravite, titular da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA). "Agora as investigações vão averiguar fatores físicos, psíquicos e sexuais. Não vão descartar nenhuma possibilidade", explicou Arruda
.

Pastor é preso por suspeita de abuso sexual de jovens em rito espiritual


José Elias, de 53 anos, está detido desde quinta-feira (28) em Franca (SP).
Vítimas alegam que tiveram genitália tocada com óleo de unção, diz DDM.


Rodolfo TiengoDo G1 Ribeirão e Franca
Um pastor de 53 anos está preso desde quinta-feira (28) por suspeita de abuso sexual a jovens frequentadoras de uma igreja evangélica do Jardim Redentor, em Franca (SP). A prisão preventiva de José Elias da Cruz foi decretada a pedido da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), após receber denúncias de que o líder religioso se aproveitava das jovens – dentre elas duas adolescentes de 12 e 15 anos - enquanto realizava ritos espirituais em suas casas. O inquérito policial sobre o caso deve ser concluído em dez dias antes de ser apresentado ao Ministério Público. O pastor, que vive em Franca, mas é de Itaú de Minas (MG), nega as acusações.
“A família tinha uma relação de confiança com o pastor. As meninas frequentavam a igreja de segunda a domingo e ficavam em casa sozinhas ou iam para o grupo de oração na casa do pastor. Ele falava que tinha o dom de tirar o espírito da sensualidade”, disse.Segundo a delegada Graciela Ambrósio, Cruz foi denunciado pelo pai das duas adolescentes depois que uma delas supostamente estranhou o modo como ele agia durante um rito em que prometia libertação espiritual. Ele alegou que o pastor passava a mão nos seios e no órgão genital delas durante uma unção com óleo, segundo Graciela.
De acordo com a delegada, a mais jovem das vítimas, de apenas 12 anos, era submetida ao mesmo rito desde o ano passado, mas apenas confirmou as denúncias depois que a irmã mais velha, de 15 anos, teve a mesma experiência. “Ele encontrava as meninas sozinhas, levava para o quarto, usava um óleo e falava que era para ungir. Com a menina de 12 anos era desde outubro do ano passado. Na última sexta-feira (22), também fez com a menina de 15. Então ela achou que não estava certo e contou para o pai dela.”
Desde o início das investigações sobre o caso, a DDM obteve denúncias de outras duas jovens, de 21 e 22 anos, que também disseram terem sido abusadas por Cruz. Graciela afirmou que até a conclusão do inquérito tentará descobrir outras possíveis vítimas. “As outras duas confirmam que ele fez a mesma coisa”.
No inquérito policial, o pastor é investigado por estupro de vulnerável, no caso da adolescente de 12 anos, e por posse sexual mediante fraude, no caso das outras três denunciantes.
Pastor nega denúncias
Procurado pelo G1, o advogado de defesa do pastor, Brás Porfírio Siqueira, afirmou que Cruz nega todas as alegações contra ele. Ele disse que aguarda o encerramento do inquérito para entrar com pedido de liberdade provisória. Caso não consiga, encaminhará à Justiça uma solicitação de habeas corpus. ”O pastor não fez nada. Ele nega todos os fatos. É a acusação delas contra a palavra dele”, afirmou Siqueira.

Vaticano publica em site álbum de fotos do Papa Emérito Bento XVI


Álbum virtual reúne imagens de momentos importantes do papado.
Sites criticam a fonte e o layout da retrospectiva fotográfica.

Do G1, em São Paulo

O Vaticano decidiu comemorar o papado de Bento XVI com a publicação de um álbum de fotografias em seu site. É um conjunto de imagens que faz a retrospectiva de momentos importantes nos 8 anos do Papa a frente da igreja católica.
O álbum de 62 páginas traz fotografias publicadas no jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano. Cada página apresenta uma imagem do Papa Bento XVI envolvido em tarefas do seu cargo, diante de multidões e em visita a terras estrangeiras.
Página do álbum publicado pelo Vaticano (Foto: Reprodução)Página do álbum publicado pelo Vaticano (Foto: Reprodução)
Abaixo das fotografias estão citações curtas de seus sermões e escritos. E é justamente a fonte utilizada que está atraindo críticas, alguns sites condenaram o uso da fonte 'comic sans' e o layout amador do álbum.
O site The Verges ressalta que a fonte 'é tipicamente associada a convites de aniversário de crianças'. O Gizmodo critica dizendo que 'é uma bagunça de fundos texturizados, comic sans, e um recurso para mudar de página que parece ter sido codificado por uma criança'.
Fotografias do álbum virtual do Papa Emérito Bento VXI (Foto: Reprodução)Fotografias do álbum virtual do Papa Emérito Bento VXI (Foto: Reprodução)
Capa do álbum virtual publicado no site do Vaticano (Foto: Reprodução)Capa do álbum virtual publicado no site do Vaticano (Foto: Reprodução)
tópicos:

Em Castel Gandolfo, menina Benedetta homenageia seu 'xará'


Após gravidez difícil, mãe batizou garota em homenagem a Bento XVI.
Pequena vila abriga palácio no qual Papa Emérito ficará próximos meses.


Na pequena vila de Castel Gandolfo, povoado de 7 mil habitantes ao lado do Lago Albano, a 20 minutos e 30 quilômetros de Roma, quase todos os moradores têm uma historia pessoal envolvendo um Papa para contar. É lá que está localizada a residência de verão dos pontífices, ocupada por eles normalmente entre julho e agosto, todos os anos.
Uma menina de 7 anos que passa parte de seu tempo a poucos passos do palácio apostólico tem mais que uma história para contar: seu nome, Benedetta, é uma homenagem ao agora Papa Emérito Bento XVI (Bento, em italiano, é Benedetto).
A mãe de Benedetta, Patrizia Gasperini, de 40 anos, é dona de uma loja de artigos católicos que fica na Piazza della Libertà, a alguns metros dos portões de ferro que ficaram famosos na última quinta-feira (28) quando foram fechados, marcando o fim do papado de oito anos de Bento XVI. Ela escolheu o nome da filha em abril de 2005, logo após o então cardeal Joseph Ratzinger ter sido eleito e ter escolhido Bento XVI como seu nome papal.
A menina Benedetta mostra faixa em homenagem ao agora Papa Emérito Bento XVI (Foto: Juliana Cardilli/G1)A menina Benedetta mostra faixa em homenagem ao agora Papa Emérito Bento XVI (Foto: Juliana Cardilli/G1)
"Tive alguns problemas na gravidez, e naqueles dias fiz um exame para saber como estava o bebê. Quando disseram que estava tudo bem, fiquei muito feliz. Logo depois, terminou a eleição. Eu não tinha decidido o nome ainda, e quando vi que ele havia escolhido Benedetto, achei bonito e pensei que seria uma boa homenagem”, contou ela ao G1.
Ao longo de sua vida, a menina teve alguns contatos com o Papa Emérito. Em uma ocasião, ela fez parte da comitiva de crianças que foi ao Palácio de Castel Gandolfo entregar peixes ao Papa, uma tradição da vila.
Nesta quinta, quando o Papa chegou à vila de helicóptero após ter renunciado, Benedetta e as irmãs fizeram uma faixa colorida com o nome do Papa Emérito, e se juntaram à multidão que viu Bento XVI dizer suas últimas palavras públicas antes de, aposentado, se recolher por dois meses..

“Nós saudamos o Papa, levamos bandeira, foi muito emocionante. Levei uma escada, fiquei no alto e consegui ver tudo. Ele era muito bonito, muito bom”, contou Benedetta.
Caderno de Benedetta com rascunho de mensagem em homenagem a seu 'xará' Bento XVI (Foto: Juliana Cardilli/G1)Caderno de Benedetta com rascunho de
mensagem em homenagem a seu 'xará'
Bento XVI (Foto: Juliana Cardilli/G1)
No caderno da escola, ela mostrou os rascunhos que foram feitos para a carta que as crianças da escola católica local fizeram para enviar ao Papa Emérito. “Disse que eu tenho o mesmo nome dele, mas ele é menino e eu sou menina. Também disse que fiquei triste porque ele saiu, mas que vou rezar sempre por ele.”

A comunidade tenta agora voltar à vida normal após a agitação dos últimos dias – nos quais fiéis e jornalistas do mundo todo viajaram a Castel Gandolfo atrás de notícias sobre o agora Papa Emérito.
Segundo os moradores, o local é normalmente muito quieto e até mesmo “entediante”. Apenas nos meses de verão, quando os Papas costumam se instalar no palácio apostólico, há um maior movimento.

Apesar disso, todos alimentam a expectativa de que o Papa Emérito possa voltar a aparecer pela vila – seja pelo balcão do palácio, ou dando uma volta na praça, como costumava fazer quando passava férias no local.

“Era sempre muito emocionante. Ele aparecia no carrinho branco, dava algumas voltas, todo mundo ia correndo atrás. Era muito educado e cordial, cumprimentava todos, conversava. Vamos sentir falta”, disse Emanuele Castro, que trabalha em uma das lojas da praça.
Patrizia Gasperini, mãe de Benedetta, em sua loja de artigos católicos em Castel Gandolfo (Foto: Juliana Cardilli/G1)Patrizia Gasperini, mãe de Benedetta, em sua loja de artigos católicos em Castel Gandolfo (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Morre em Porto Alegre a 240ª vítima de incêndio na boate Kiss



Hospital Cristo Redentor confirmou a morte neste sábado (2).
Pedro Falcão Pinheiro tinha 25 anos; a família já foi avisada.

Do G1 RS

Morreu em Porto Alegre mais uma vítima do incêndio na boate Kis
tragédia do dia 27 de janeiro, em Santa Maria, já contabiliza 240 mortes. Pedro Falcão Pinheiro, de 25 anos, era um dos pacientes transferidos para o Hospital Cristo Redentor, na capital gaúcha. A morte foi confirmada às 11h20 deste sábado (2), segundo a assessoria de imprensa da instituição.
Pedro Falcão Pinheiro morava em Santa Maria, mas era natural de Santana do Livramento. Estudava no Centro Universitário Franciscano (Unifra), e trabalhava na empresa América Latina Logística (ALL). Ele foi um dos primeiros pacientes internados no Cristo Redentor.
Amigos e companheiros do time de futebol amador Rolo Compressor, do qual Pedro fazia parte, na sua cidade natal, prestaram homenagens durante o período em que ele esteve no hospital. No dia 2 de fevereiro uma caminhada em Santana do Livramento reuniu colegas, familiares e moradores que, em luto, torciam pela sua recuperação.
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 240 mortos na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas por investigadores:
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
Equipamentos de gravação estavam no conserto