quarta-feira, 6 de março de 2013

'Estou péssimo', diz Champignon sobre morte de Chorão em SP


Vocalista do Charlie Brown Jr foi encontrado morto em seu apartamento.
Causas da morte ainda estão sendo apuradas.

Letícia MacedoDo G1 São Paulo

O baixista da banda Charlie Brown Jr foi até o prédio onde morava o vocalista Chorão, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (6). Chorão foi encontrado morto por seu motorista nesta madrugada. Até as 8h30, Champignon havia sido o único integrante da banda a ir ao local.
"Estou péssimo", disse o baixista. Ele contou que conhecia  Chorão há mais de 20 anos e que estava sem falar com o amigo há cerca de um mês e meio. Champignon negou que estivesse brigado com Chorão. "A gente brigou algumas vezes na nossa vida, mas felizmente a gente pôde refazer a nossa amizade”.
Champignon foi ao prédio onde o Chorão morava em São Paulo (Foto: Alex Falcão/ Futura Pressa/AE)Champignon foi ao prédio onde o Chorão morava
em São Paulo (Foto: Alex Falcão/ Futura Pressa/AE)
O baixista informou que a banda estava de férias e que o próximo show programado estava marcado para o dia 22, em Campo Grande, no Rio de Janeiro. "Íamos voltar a tocar no dia 22, mas isso não vai mais acontecer".
Champignon disse desconhecer as causas da morte. "Não sei o que aconteceu lá em cima. Ele estava sozinho. Não sei se tem relação com isso [drogas] também", disse ao ser perguntado se Chorão era usuário de drogas.
Chorão foi encontrado morto em seu apartamento na Rua Morás, em Pinheiros. Alexandre Magno Abrão tinha 42 anos. Ele foi encontrado desacordado pelo seu motorista, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade de resgate constatou que ele já estava morto. A Polícia Militar disse ter recebido um chamado às 5h18 para "verificação de morte natural em um apartamento". Chorão morava no oitavo andar do edifício.
No início da manhã, policiais civis e militares e peritos estavam no prédio do cantor. O delegado Luiz Romani, do 14º Distrito Policial, em Pinheiros, disse que ainda não é possível dizer a causa da morte do vocalista. A causa será determinada pela perícia. Romani disse apenas que Chorão estava sozinho em seu apartamento e que o caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A assessoria de imprensa da banda informou ao G1 que Chorão estava de férias e embarcaria para os Estados Unidos nos próximos dias. Ainda segundo a assessoria, o estado de saúde dele era bom.
Cantor foi encontrado morto em seu apartamento, em Pinheiros (Foto: Alex Falcão/ Futura Pressa/AE)Cantor foi encontrado morto em seu apartamento,
em Pinheiros (Foto: Alex Falcão/ Futura Pressa/AE)
O cantor e letrista, que faria 43 anos em 9 de abril, liderava a banda fundada por ele na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, em 1992. Em 15 anos de carreira, o Charlie Brown Jr lançou nove álbuns de estúdio, dois discos ao vivo, duas coletâneas e seis DVDs. Ao todo, o grupo vendeu 5 milhões de cópias.
Além de vocalista, Chorão era responsável pelas letras do Charlie Brown Jr e pelo direcionamento artístico e executivo da banda. Em 2005, o trabalho "Tâmo aí na atividade” foi premiado com o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro, o que se repetiu em 2010 com "Camisa 10 joga bola até na chuva".
No ano passado, o Charlie Brown Jr. lançou "Música Popular Caiçara", álbum ao vivo que marcou o retorno dos integrantes Marcão e Champignon à banda. Eles haviam deixado o grupo em 2005. As apresentações aconteceram em Curitiba e Santos. A produção do trabalho foi feita por Liminha e os shows contam com a participação de Falcão (O Rappa), Zeca Baleiro e Marcelo Nova. Das 15 faixas do CD, a única gravada em estúdio é "Céu azul".
Chorão foi o único integrante do Charlie Brown Jr que permaneceu no grupo em todas as suas fases. Paulistano, Chorão adotou a cidade de Santos desde a juventude, onde criou a banda. Seu apelido foi dado ainda na adolescência, quando ele não sabia andar de skate e ficava apenas olhando os amigos. Um deles, então, pediu que o jovem não chorasse. Segundo a GloboNews, a infância e a adolescência de Chorão foram difíceis por conta da separação dos pais, que aconteceu quando ele tinha 11 anos. O músico largou a escola na sétima na série.
Carro do IML chega a prédio onde Chorão morava (Foto: Letícia Macedo/G1)Carro do IML chega a prédio onde Chorão morava
(Foto: Letícia Macedo/G1)
O vocalista é também roteirista do filme "O magnata" (2007), do diretor Johnny Araújo, e do longa “O cobrador”, ainda em andamento. Como empresário, administrou marcas de skate, como a DO.CE, fundada por ele em 2009, e viabilizou a realização de grandes eventos de skate no Brasil, além de manter o espaço Chorão Skate Park na cidade de Santos desde 2006.
A estreia do Charlie Brown Jr aconteceu em 1997 com o lançamento do álbum "Transpiração contínua prolongada". O trabalhou conseguiu o certificado de disco de platina ao vender mais de 250 mil cópias e tem como singles os sucessos "O coro vai comê", "Proibida pra mim", "Tudo que ela gosta de escutar", "Quinta-feira" e "Gimme o anel"
.

Eu perdi um irmão', diz guitarrista do Charlie Brown sobre morte de Chorão




Chorão era padrinho de casamento do guitarrista Thiago Castanho.
Vocalista do Charlie Brown Jr. foi encontrado morto nesta quarta-feira.

Alexandre LopesDo G1 Santos

Thiago Castanho lamentou a morte do amigo Chorão (Foto: Divulgação / Site Oficial)Thiago Castanho lamentou a morte do amigo
Chorão (Foto: Divulgação / Site Oficial)
A morte do líder da banda Charlie Brown Jr., Alexandre Magno Abrão, o Chorão, pegou de surpresa os membros do grupo. Bastante emocionado, Thiago Castanho, guitarrista do grupo, conversou com o G1 no começo da manhã desta quarta-feira (6). Assim como os outros membros da banda, Castanho não sabe dizer o que aconteceu com o amigo.
Thiago era um dos membros do Charlie Brown mais próximos de Chorão, já que o líder da banda foi padrinho de casamento dele e da filha que Castanho teve com a esposa Veridiana. "Eu perdi praticamente um irmão. Convivi com ele a vida inteira. Não acredito que isso está acontecendo. Era como um irmão pra mim. A gente não sabe o que está acontecendo. Estamos falando com as pessoas que estão lá e não temos informações nenhuma", lamenta.
A esposa de Thiago, Veridiana Castanho, também está bastante emocionada com a morte do vocalista. "O cara é meu padrinho de casamento. Padrinho da minha filha. Ele sempre foi muito próximo. É um cara sensacional. É um gênio. Infelizmente ele virou lenda. As pessoas fortes vão na frente", afirma.
Morte
Chorão foi encontrado morto em seu apartamento na Rua Morás, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (6). Ele tinha 42 anos. Chorão foi encontrado desacordado pelo seu motorista, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade de resgate constatou que ele já estava morto. A Polícia Militar disse ter recebido um chamado às 5h18 para "verificação de morte natural em um apartamento". Chorão morava no oitavo andar do edifício.
Histórico
O cantor e letrista liderava a banda que foi formada e estabelecida na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, na década de 1990. Em 15 anos de carreira, a banda lançou dez discos, segundo o site oficial do grupo. O grupo vendeu 5 milhões de cópias. Além de vocalista e letrista, Chorão era o responsável pelo direcionamento artístico e executivo da banda. Em 2004, o álbum "Tâmo aí na Atividade” foi premiado com o Grammy Latino. No ano passado, o grupo lançou o álbum “Música Popular Caiçara”, com destaque para a música "Céu Azul".
Chorão foi o único integrante do Charlie Brown Jr que esteve em todas as formações da banda. O apelido é da adolescência. Quando ele ainda não sabia andar de skate, ficava apenas olhando os amigos. Um deles virou para Chorão e disse para ele "não chorar".
Paulistano, Chorão adotou a cidade de Santos desde a juventude, onde criou o Charlie Brown Jr.
Roteirista do filme “O Magnata”, já realizado, e do longa metragem “O Cobrador”, em andamento, como empresário administrou marcas de skate e viabilizou a realização de grandes eventos de skate no Brasil, além de manter o Chorão Skate Park em Santos
.

Vocalista do Charlie Brown Jr é encontrado morto em SP



Chorão estava no apartamento onde morava, em Pinheiros.
Causa da morte ainda não foi divulgada.

Do G1 São Paulo

O vocalista da banda Charlie Brown Jr, Alexandre Magno Abrão, o Chorão, foi encontrado morto em seu apartamento na Rua Morás, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (6). Ele tinha 42 anos.
Chorão foi encontrado desacordado pelo seu motorista, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade de resgate constatou que ele já estava morto. A Polícia Militar disse ter recebido um chamado às 5h18 para "verificação de morte natural em um apartamento". Chorão morava no oitavo andar do edifício.
No início da manhã, policiais civis e militares e peritos estavam no prédio do cantor. O delegado Luiz Romani, do 14º Distrito Policial, em Pinheiros, disse que ainda não é possível dizer a causa da morte do vocalista. A causa será determinada pela perícia. Romani disse apenas que Chorão estava sozinho em seu apartamento e que o caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A apresentadora Sônia Abrão, prima do cantor, chegou ao prédio por volta das 8h. A assessoria de imprensa da banda informou ao G1 que Chorão estava de férias e embarcaria para os Estados Unidos nos próximos dias. Ainda segundo a assessoria, o estado de saúde dele era bom.
Cantor foi encontrado morto em seu apartamento, em Pinheiros (Foto: Alex Falcão/ Futura Pressa/AE)Cantor foi encontrado morto em seu apartamento,
em Pinheiros (Foto: Alex Falcão/ Futura Pressa/AE)
O cantor e letrista, que faria 43 anos em 9 de abril, liderava a banda fundada por ele na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, em 1992. Em 15 anos de carreira, o Charlie Brown Jr lançou nove álbuns de estúdio, dois discos ao vivo, duas coletâneas e seis DVDs. Ao todo, o grupo vendeu 5 milhões de cópias.
Além de vocalista, Chorão era responsável pelas letras do Charlie Brown Jr e pelo direcionamento artístico e executivo da banda. Em 2005, o trabalho "Tâmo aí na atividade” foi premiado com o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro, o que se repetiu em 2010 com "Camisa 10 joga bola até na chuva".
No ano passado, o Charlie Brown Jr. lançou "Música Popular Caiçara", álbum ao vivo que marcou o retorno dos integrantes Marcão e Champignon à banda. Eles haviam deixado o grupo em 2005. As apresentações aconteceram em Curitiba e Santos. A produção do trabalho foi feita por Liminha e os shows contam com a participação de Falcão (O Rappa), Zeca Baleiro e Marcelo Nova. Das 15 faixas do CD, a única gravada em estúdio é "Céu azul".
Chorão foi o único integrante do Charlie Brown Jr que permaneceu no grupo em todas as suas fases. Paulistano, Chorão adotou a cidade de Santos desde a juventude, onde criou a banda. Seu apelido foi dado ainda na adolescência, quando ele não sabia andar de skate e ficava apenas olhando os amigos. Um deles, então, pediu que o jovem não chorasse. Segundo a GloboNews, a infância e a adolescência de Chorão foram difíceis por conta da separação dos pais, que aconteceu quando ele tinha 11 anos. O músico largou a escola na sétima na série.
Carro do IML chega a prédio onde Chorão morava (Foto: Letícia Macedo/G1)Carro do IML chega a prédio onde Chorão morava
(Foto: Letícia Macedo/G1)
O vocalista é também roteirista do filme "O magnata" (2007), do diretor Johnny Araújo, e do longa “O cobrador”, ainda em andamento. Como empresário, administrou marcas de skate, como a DO.CE, fundada por ele em 2009, e viabilizou a realização de grandes eventos de skate no Brasil, além de manter o espaço Chorão Skate Park na cidade de Santos desde 2006.
A estreia do Charlie Brown Jr aconteceu em 1997 com o lançamento do álbum "Transpiração contínua prolongada". O trabalhou conseguiu o certificado de disco de platina ao vender mais de 250 mil cópias e tem como singles os sucessos "O coro vai comê", "Proibida pra mim", "Tudo que ela gosta de escutar", "Quinta-feira" e "Gimme o anel".
Sempre envolvido em polêmicas, Chorão deu uma bronca no baixista Champingnon em pleno show na cidade de Apucarana (PR) no final do ano passado. "Você voltou [para a banda] por causa de dinheiro", disse, no palco. Poucos dias depois, Chorão compartilhou um vídeo ao lado do baixista comunicando que os dois já haviam feito as pazes.
Em 2004, Chorão agrediu Marcelo Camelo, do Los Hermanos, na sala de desembarque do Aeroporto de Fortaleza. Ele foi detido pela Polícia Federal e, mais tarde, processado por Camelo, sendo obrigado a pagar uma indenização por danos morais ao músico carioca.
O próximo show da banda estava marcado para o dia 22 de março, em Campo Grande, no Rio de Janeiro
.

Evangelho quotidiano

Quarta-feira, dia 06 de Março de 2013
Quarta-feira da 3ª semana da Quaresma

Santo Olegário, bispo, +1136,  Santa Rosa de Viterbo, religiosa, +1252



Comentário ao Evangelho do dia feito por 
Bento XVI : «Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição»

Leituras

Deut. 4,1.5-9.



Moisés falou ao povo, dizendo: «Agora, Israel, ouve as leis e os preceitos que eu hoje vos ensino. Ponde-os em prática para que vivais e chegueis a possuir a terra que o Senhor, Deus dos vossos pais, vos há-de dar. 
Vede: ensinei-vos leis e preceitos, como o Senhor, meu Deus, me ordenou; assim fareis na terra que ides possuir. 
Observai-os e ponde-os em prática, porque isso manifestará a vossa sabedoria e a vossa inteligência aos olhos dos povos que, ao terem conhecimento de todas estas leis, dirão: ‘Que povo sábio e inteligente é esta grande nação!’ 
Com efeito, que grande nação haverá que tenha um deus tão próximo de si como está próximo de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que o invocamos? 
E que grande nação haverá, que possua leis e preceitos tão justos como esta lei que eu hoje vos apresento? 
Toma, pois, cuidado contigo! Guarda-te bem de esquecer os factos que os teus olhos viram; que eles nunca se afastem do teu coração em todos os dias da tua vida. Ensina-os aos teus filhos e aos filhos dos teus filhos. 


Mateus 5,17-19.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. 
Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra. 
Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu. 


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por 

Bento XVI, papa de 2005 a 2013
Discurso de 19/08/2005 na sinagoga de Colónia, Alemanha (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana, rev.)

«Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição»

No corrente ano comemora-se também o 40º aniversário da promulgação da
Declaração «Nostra aetate», do Concílio Ecuménico Vaticano II, que abriu
novas perspectivas nas relações judaico-cristãs, sob o signo do diálogo e
da solidariedade. No número 4 desta Declaração recordam-se as nossas raízes
comuns e o preciosíssimo património espiritual compartilhado por judeus e
cristãos. Tanto os judeus como os cristãos reconhecem em Abraão o seu Pai
na fé (cf Ga 3,7; Rm 4,11ss), e têm como ponto de referência os
ensinamentos de Moisés e dos profetas. Tanto a espiritualidade dos judeus
como a dos cristãos recebem o alimento dos Salmos. Juntamente com o
Apóstolo Paulo, os cristãos estão convencidos de que «os dons e o
chamamento de Deus são irrevogáveis» (Rm 11,29; cf 9,6.11; 11,1ss). Em
consideração da raiz judaica do cristianismo [...], o meu venerado
Predecessor [...] asseverou: «Quem se encontra com Jesus Cristo, descobre o
judaísmo.» [...]Deus criou-nos a todos «à Sua imagem» (Gn 1,27) [...].
Diante de Deus, todos os homens têm a mesma dignidade, independentemente do
povo, da cultura ou da religião a que pertencem. Por este motivo, a
Declaração «Nostra aetate» fala com grande estima também dos muçulmanos e
dos fiéis pertencentes às outras religiões. Tendo como base a dignidade
humana comum de todos, a Igreja Católica «reprova como contrária ao
espírito de Cristo qualquer discriminação entre os homens, ou qualquer
perseguição feita por questões de raça ou de cor, de condição social ou de
religião» (n. 5). A Igreja está consciente do seu dever de transmitir,
tanto mediante a catequese destinada aos jovens como em todos os aspectos
da sua vida, esta doutrina às novas gerações [...]. Trata-se de uma tarefa
de especial importância, dado que nos dias de hoje, infelizmente, voltam a
surgir sinais de anti-semitismo e manifestações de várias formas de
hostilidade generalizada em relação aos estrangeiros. Como deixar de ver
nisto um motivo de preocupação e de vigilância? A Igreja Católica
compromete-se – reitero-o nesta circunstância – em prol da tolerância, do
respeito, da amizade e da paz entre todos os povos, culturas e religiões.

Governo da Venezuela marca funeral de Chávez para sexta-feira




Agência Brasil


O funeral do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que morreu nessa terça-feira , 5, vítima de complicações de um câncer, ocorrerá na sexta-feira, 8, segundo a agência estatal de informações Agência Venezuelana de Notícias.

A cerimônia está marcada para as 10h (hora local, 12h30 no horário de Brasília) na Academia Militar da Venezuela, em Caracas. Antes da cerimônia fúnebre oficial, para a qual são esperados chefes de Estado da América Latina, a população venezuelana poderá prestar as últimas homenagens a Chávez. O governo da Venezuela ainda não informou em que local o corpo do presidente será enterrado.

Quanto ao governo do país, oO ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Elías Jaua, anunciou hoje, 6, que, em função da morte de Hugo Chávez, o vice-presidente, Nicolás Maduro, assumirá o cargo de presidente interino e que dentro de 30 dias haverá eleições presidenciais.

Vários presidentes latino-americanos já manifestaram, por meio de redes sociais, que irão ao velório de Chávez. A presidenta Dilma Rousseff cancelou uma viagem que faria à Argentina nesta quinta-feira, 7, e deverá comparecer ao funeral do líder venezuelano.

Chávez morreu ontem em Caracas, aos 58 anos, vítima de complicações de um câncer na região pélvica. Em dezembro do ano passado, ele foi submetido a uma cirurgia em Havana, capital cubana. Suas últimas imagens, em fotos ao lado das filhas no hospital, foram divulgadas há duas semanas.

O anúncio da morte de Chávez foi feito pelo vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.

Oração é necessidade mais urgente ante Conclave, diz cardeal




Da Redação, com ACI Digital


ACI Digital
Cardeal Sean Patrick O'Malley, Arcebispo de Boston - Estados Unidos
O Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Cardeal Sean Patrick O’Malley, afirmou nesta segunda-feira, 4, que a oração é a necessidade mais urgente da Igreja e de todos os católicos ante o início do Conclave, que irá eleger o novo Papa.

O cardeal, que será um dos 115 que escolherá o sucessor de Bento XVI, assinalou que "a necessidade mais urgente neste momento é a oração para que o Espírito Santo nos ilumine".

"Isto tem que ser como a novena antes de Pentecostes para que o Espírito Santo se derrame entre nós para que possamos encontrar nosso novo Pedro que poderá confirmar nossa fé e ajudar-nos a encontrar o caminho que chega ao Pai".

:: Reze a oração do Veni Creator pelo Conclave

Para o Cardeal norte-americano, o mais importante que devem fazer os fiéis católicos em todo o mundo é "rezar com muita fé e buscar cumprir com nosso dever de ser porta-vozes do Evangelho, buscar viver a Nova Evangelização convidando outros a seguir a Cristo".

Depois de comentar que sua reação ao saber da renúncia de Bento XVI foi de incredulidade como o Apóstolo Tomé, mas que logo se transformou em confiança na decisão do agora Papa Emérito, o Cardeal O’Malley disse que estes dias prévios ao Conclave são "muito importantes porque nos dão uma oportunidade de conhecer-nos melhor e compartilhar informação sobre a situação da Igreja em distintas partes do mundo".

"Também nos permitem falar do governo da Igreja e das características que deveríamos procurar em um possível candidato para o papado. Além disso, estão presentes os que têm mais experiência e uma sabedoria que compartilham conosco que estamos entrando pela primeira vez em um conclave".

O Arcebispo de Boston disse que o ambiente espiritual destes dias das congregações gerais "é como um retiro espiritual. Nesta mesma tarde recebemos uma conferência espiritual do Padre Raniero Cantalamessa (pregador da Casa Pontifícia) porque a atmosfera tem que ser de oração, de reflexão profunda e de uma busca da vontade de Deus".

Acesse todas as notícias sobre o Conclave no especial:  papa.cancaonova.com