sábado, 9 de março de 2013

Em 24 horas chove 40% do total previsto para o mês de março em Florianópolis


Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais durante todo o fim de semana

De acordo com o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, em 24 horas choveu 40% do total previsto para o mês de março em Florianópolis. Foram 63 milímetros, enquanto que a média para os 30 dias é de 160 milímetros de chuva.

A Epagri/Ciram, órgão que monitora o clima no Estado, informou que nas últimas quatro horas choveu 117 milímetros em toda a Grande Florianópolis e que em um dia, com as chuvas de sexta-feira e de sábado, houve acúmulo de 160 milímetros em Itajaí e Camboriú.

E segundo alerta da Defesa Civil, que usa como base informações da Epagri/Ciram, há riscos de novos temporais durante todo o fim de semana, com ocorrência de chuva forte, vendaval e granizo.

A instabilidade ocorre devido a áreas de baixa pressão no sul do Brasil, com formação e passagem de frente fria.
DIÁRIO CATARINENSE

chuva alaga ruas de santa catarina.


De acordo com o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, em 24 horas choveu 40% do total previsto para o mês de março em Florianópolis. Foram 63 milímetros, enquanto que a média para os 30 dias é de 160 milímetros de chuva.

A Epagri/Ciram, órgão que monitora o clima no Estado, informou que nas últimas quatro horas choveu 117 milímetros em toda a Grande Florianópolis e que em um dia, com as chuvas de sexta-feira e de sábado, houve acúmulo de 160 milímetros em Itajaí e Camboriú.

E segundo alerta da Defesa Civil, que usa como base informações da Epagri/Ciram, há riscos de novos temporais durante todo o fim de semana, com ocorrência de chuva forte, vendaval e granizo.

A instabilidade ocorre devido a áreas de baixa pressão no sul do Brasil, com formação e passagem de frente fria.
DIÁRIO CATARINENSE

Defesa Civil monitora chuvas em Santa Catarina

sirene_ativaRisco de temporal isolado a partir das 17hs em todo Estado e risco de deslizamentos entre a Gde Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí
Fonte: Epagri/Ciram (www.ciram.epagri.sc.gov.br). 
Condição de tempo melhora nas próximas horas e há risco de de temporal isolado a partir das 17hs em todo Estado e risco de deslizamentos entre a Gde Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí.
Leia mais...
 

Defesa Civil monitora chuvas em Santa CatarinaImprimirE-mail
09 de março de 2013

 chuva_em_vr__alagamentos_felipe_vieira_
Defesa Civil de Santa Catarina monitora chuva que afeta os municípios do estado. As regiões mais prejudicadas são: Vale do Itajaí, região Norte e a Grande Florianópolis. 
Nestes locais foram registrados acumulados de água significativos em algumas áreas, como em Camboriú, (221 mm), Itajaí (159 mm) e Florianópolis (85 mm). Segundo informações preliminares no município de Camboriú , até o momento há registros de 20 desabrigados, pelo menos 100 desalojados, 4 casas foram destruídas e uma residência foi danificada. Em Florianópolis há ocorrências de queda de muro, deslizamentos e alagamentos. Em Biguaçu, houve alagamentos e deslizamentos, no município uma família foi removida. Palhoça e São José também apresentaram problemas , mas a situação já foi controlada.
Algumas cidades solicitaram lonas para distribuir para as famílias afetadas. De acordo com o diretor do setor de resposta aos desastres, Major Aldo Baptista Neto, a preocupação do órgão agora é quanto ao risco de temporal isolado previsto para o fim desta tarde. “ Se a previsão se confirmar, orientamos a população a buscarem ajuda junto a Defesa Civil Municipal  dos municípios e pede para que os responsáveis fiquem atentos principalmente em relação às cidades com histórico de  desastres e enxurradas”.
Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:  
Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 
Alagamentos, inundações e enxurradas: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. 
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão.

Processo de beaticação de Ginetta Calliari inicia nova fase




Da Redação, com Rádio Vaticano


Arquivo Focolares
Ginetta Calliari foi cofundadora do Movimento dos Focolares no Brasil
Nesta sexta-feira, 8, tem início uma nova fase no processo de beatificação de Ginetta Calliari, cofundadora do Movimento dos Focolares no Brasil.

Para celebrar o encerramento da fase diocesana do processo e o envio da documentação ao Vaticano, o bispo de Osasco (SP), Dom Ercílio Turco, preside uma Missa às 20h na Catedral de Santo Antonio, na cidade.

"[Ginetta Calliari] é um exemplo para toda a sociedade. Testemunha que seguiu um caminho de santidade gera transformações, cria novas perspectivas, promove a fé, a paz e a unidade, que tanto precisamos neste mundo”. Foi o que afirmou Dom Ercílio, responsável pelo inicío do processo de beatificação.

O dia 8 de março é um dia significativo, pois além de ser o Dia Internacional da Mulher, foi a data do falecimento de Ginetta, em 2001, data também do início da causa de beatificação em 2007 e, agora, dia da conclusão da fase diocesana, para dar prosseguimento ao processo no Vaticano.

Leia mais
.: Avança processo de beatificação da Focolarina Ginetta Calliari 

Acesse cobertura especial sobre a Sé vacante e o Conclave



Da Redação



O especial papa.cancaonova.com reúne todas as informações sobre o período de Sé vacante e os preparativos dos cardeais para o Conclave, no Vaticano, que irá eleger o 266º sucessor de Pedro.

Clique na imagem para acessar o especial 

Crer em que Deus? Reflexão de Dom Eduardo Benes



Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues
Arcebispo de Sorocaba (SP)


Arquivo
Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo de Sorocaba
Diante das ideologias  que negam ou desfiguram a imagem de Deus importa refletir um pouco sobre quem é o Deus de Jesus Cristo.

Partindo da centralidade de Cristo no contexto da Conferência do CELAM, Bento XVI levantava a pergunta: "esta prioridade, não poderia por acaso ser uma fuga no intimismo, no individualismo religioso, um abandono da realidade urgente dos grandes problemas econômicos, sociais e políticos da América Latina e do mundo, e uma fuga da realidade para um mundo espiritual?"

E continua: "como primeiro passo, podemos responder a esta pergunta com outra: O que é esta ‘realidade’? O que é o real? São ‘realidades’ somente os bens materiais, os problemas sociais, econômicos e políticos?" Aqui está precisamente o grande erro das tendências predominantes no último século, erro destruidor, como demonstram os resultados tanto dos sistemas marxistas como também dos capitalistas.

Falsificam o conceito de realidade com a deturpação da realidade fundante e por isso decisiva, que é Deus. Quem exclui Deus do seu horizonte falsifica o conceito de "realidade" e, por conseguinte, só pode terminar por caminhos equivocados e com receitas destruidoras. A primeira afirmação fundamental é, pois, a seguinte: somente quem reconhece Deus, conhece a realidade e pode corresponder-lhe de modo adequado e realmente humano. A verdade desta tese resulta evidente diante do fracasso de todos os sistemas que põem Deus entre parênteses.

Contudo, surge imediatamente outra pergunta: Quem conhece Deus? Como podemos conhecê-lo? Não podemos entrar aqui num debate complexo sobre esta questão fundamental. Para o cristão, o núcleo da resposta é simples: somente Deus conhece Deus, somente o seu Filho, que é Deus de Deus verdadeiro, O conhece. E Ele, ‘que está no seio do Pai, O deu a conhecer’ (Jo 1, 18). Daqui a importância singular e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade. Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se transforma num enigma indecifrável; não há caminho e, não havendo caminho, não há vida nem verdade.

Deus é a realidade instituinte, não um Deus apenas pensado ou hipotético, mas o Deus com um rosto humano; é o Deus-conosco, o Deus do amor até à cruz. Quando o discípulo chega à compreensão deste amor de Cristo ‘até ao extremo’ não pode deixar de responder a este amor, a não ser com um amor semelhante: ‘Seguir-te-ei para onde quer que fores’ ” (Lc 9, 57).

O Deus-Trindade nos criou à sua imagem e semelhança e revela para nós que unicamente na abertura ao outro seremos de fato plenamente pessoas. Pela encarnação de seu Filho Deus se mostra tomado de amor por nós e se faz participante de nossa vida, redentor e construtor primeiro de nossa história. E nos convida a ser plenamente humanos, acolhendo a comunicação de seu amor, o Espírito Santo, e amando como Ele amou.

Acolher Jesus Cristo, deixar que Ele se torne de fato nosso caminho, reconhecê-lo como verdade e vida, nos impele a romper o círculo fechado de nosso eu para viver o ser-para-os-outros na força do Espírito Santo. Se essa verdade penetrar toda a nossa vida, seremos, na força do amor, praticantes da justiça, portadores da paz, construtores de um mundo fraterno. Imaginemos todos os seres humanos empenhados em viver a dinâmica do "amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei" na família, no trabalho, na escola, na política, em todas as dimensões da existência, e vislumbraremos o paraíso proclamado no Apocalipse de São João (cf. 21,1ss.) e pela segunda carta de São Pedro: “O que nós esperamos, conforme sua promessa, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça”(3,13).

Mas, dirá o(a) leitor(a), esta é uma esperança para o depois e nós queremos um mundo novo agora. Então comecemos agora, todos, a viver centrados em Deus, no Deus que nos ensina a oferecer a vida pelos irmãos. O mundo novo possível não se impõe. As leis são necessárias para indicar o caminho da justiça e para coibir os egoísmos de pessoas e de grupos. Mas as leis não transformam o coração das pessoas. Gosto de repetir a afirmação de Bento XVI: “uma sociedade em que Deus está ausente não encontra consenso necessário sobre os valores morais e a força para viver segundo esses valores, mesmo contra os próprios interesses”.

Encontrar a plenitude da verdade sem Deus não é possível e muito menos decidir-se a viver dela. A revelação cristã, ao nos colocar em contato com a verdade de Deus – o Verbo feito Carne –, ilumina nossa vida e abre-nos o caminho para o conhecimento e a vivência dos valores que devem presidir a vida da sociedade. Entretanto, sem a adesão sincera e o empenho de todos em viver esses valores, a encarnação do Verbo, Caminho, Verdade e Vida, não poderá florescer plenamente no coração da história humana. Donde a urgência sempre atual de testemunhar e proclamar o evangelho de Jesus Cristo a todas as criaturas.

Santa Catarina prepara Beatificação de Frei Bruno




CNBB


CNBB
Frei Bruno era sacerdote da Ordem dos Frades Menores
A Diocese de Joaçaba (SC) continua com os preparativos para a abertura da Causa de Beatificação do Servo de Deus, Frei Bruno Linden. Em setembro de 2012, os bispos de Santa Catarina, que compõem o Regional Sul 4 da CNBB, apresentaram seu parecer favorável para o início do processo. Agora, há a expectativa pela permissão da Santa Sé, através da Congregação para a Causa dos Santos, para o início da fase diocesana do processo.

Biografia

Frei Bruno era sacerdote da Ordem dos Frades Menores – Província da Imaculada Conceição do Brasil. Sua trajetória foi marcada pela simplicidade, humildade, pobreza, caridade e zelo apostólico. Nascido em 1876 em Dusseldorf, na Alemanha, ingressou aos 18 anos na família franciscana, recebendo o hábito em 1894. No mesmo ano, foi transferido para o Brasil.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 1901, em Petrópolis (RJ). Em 1904, foi  transferido para o sul do país, atuando em diversas localidades dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Exerceu a missão de superior e de pároco por diversas vezes, e também foi coadjutor.

De 1926 a 1945, atuou na cidade de Rodeio (SC). Neste período, foi o diretor da Companhia das Irmãs Catequistas Franciscanas. Quando completou 80 anos, seus superiores o enviaram para a cidade de Joaçaba (SC). Em seus últimos anos de vida, Frei Bruno exerceu o apostolado de visita às famílias. Atendeu confissões até o último dia de sua vida. Ele faleceu no dia 25 de fevereiro de 1960.

Conclave começa dia 12, próxima terça-feira




Da Redação


O Conclave que elegerá o próximo Papa terá início dia 12 de março. A Sala de Imprensa Vaticana informou a data às 17h40 (13h40 no horário de Brasília), desta sexta-feira, 8. Na parte da manhã, será celebrada a tradicional missaPro Eligendo Pontifice e à tarde, os cardeais ingressam na Capela Sistina

Cardeal mostra ao G1 documentos do último conclave



sáb, 09/03/13
por Gerson Camarotti |
categoria Conclave
O cardeal dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, avalia que independente das especulações atuais, os papáveis só serão conhecidos no primeiro escrutínio do conclave.
“Creio que são muitos nomes. Diferente do cardeal Ratzinger, que já era muito falado, agora os preferidos só serão conhecidos no primeiro escrutínio. Portanto, qualquer um que seja escolhido não deixa de ser uma surpresa”, disse ao Blog dom Falcão.
Aos 87 anos, ele não participará do conclave. Em 2005, foi um dos quatro cardeais brasileiros que participaram da escolha de Bento XVI.
Ao Blog, ele mostrou os principais documentos entregues aos cardeais no último conclave. “Antes de votar, se faz um juramento”,  conta  dom Falcão, ao relatar sua emoção de escolher um Papa.
Veja vídeo em que dom Falcão mostra a cédula de votação:
Abaixo, o cardeal Falcão apresenta os documentos do conclave de 2005.
Veja as fotos (publicado às 7h21):
Brasão da Sede Vacante

Cédula de votação

Mapa da Capela Sistina com a indicação do lugar em que fica cada cardeal

A lista de votação dos escrutínios usadas pelos cardeais para contar os votos

Sem assumir candidatura, Eduardo Campos já costura apoios para 2014



Acordos incluem as eleições estaduais e o PDT, ainda sem definição de comando, cogita indicar Cristovam Buarque para a vaga de vice do socialista

Luciana Lima e Marcel Frota , iG Brasília 
Divulgação/Governo de Pernambuco
Eduardo Campos, governador de Pernambuco, já costura apoios para possível candidatura em 2014
Mesmo sem admitir publicamente se será candidato a presidente da República em 2014, o governador pernambucano, Eduardo Campos(PSB), tem realizado uma série de encontros e já busca alianças para garantir a necessária sustentação eleitoral. Nesta semana, em Brasília, o compromisso protocolar com a presidentaDilma Rousseff (PT) foi apenas um detalhe na agenda do governador, que dedicou a maior parte do seu tempo na capital para costurar apoios para 2014. O PSB tem conversado principalmente com PDT, PPS, DEM e PTB.
Com o PDT, Campos tem se aproveitado da divergência interna no partido e procurado conquistar apoio da ala mais numerosa, ligada ao ex-ministro Carlos Lupi (RJ) e ao deputado Paulinho da Força (SP). No entanto, só após a eleição da direção nacional do PDT, marcada para o próximo dia 22 de março, é que Eduardo Campos terá condições a avaliar se contará formalmente com o partido e, consequentemente, com o tempo de televisão que cabe à legenda.
Leia mais:
Na disputa pelo comando do PDT está o ministro do Trabalho, Brizola Neto (RJ), que tenta levar o partido para os braços da presidente Dilma Rousseff. Do outro lado, está Lupi que, defenestrado da pasta devido a denúncias de corrupção, enxerga na possível candidatura de Campos uma oportunidade de voltar à Esplanada.
Vice
Ainda no clima de indefinição, pedetistas não descartam pedir a vice na chapa socialista. O nome cogitado por alguns no partido para essa função seria o senador Cristovam Buarque (DF), que deixaria seus planos de se candidatar pela segunda vez à Presidência da República para fazer parte do projeto socialista. Em troca, o PDT apoiaria a candidatura do senador Rodrigo Rollemberg (PSB) ao governo do Distrito Federal.
No PSB, a vice para o PDT é vista como uma reivindicação natural visto que, no leque de alianças que Eduardo Campos vem trabalhando, o PDT seria o maior partido da possível composição. As conversas entre socialistas e PDT envolvem ainda a intenção de apoio mútuo entre Eduardo Campos e o senador Pedro Taques, que será candidato ao governo do Mato Grosso.
Financiamento
Já com o PTB, Eduardo Campos tem se mantido próximo do senador Armando Monteiro (PE), que deverá ser o candidato da legenda para sucedê-lo no governo de Pernambuco, e com o deputado estadual Campos Machado, que é secretário-geral do diretório nacional e comanda o partido em São Paulo. Pelo bom trânsito entre o setor industrial, Monteiro também é considerado fundamental para atrair financiamentos para a campanha no setor.
Para ter o PTB inteiro em sua campanha, Campos teria que vencer ainda resistências pontuais como o senador Gim Argelo (DF), que tenta manter-se próximo a Dilma Rousseff e é visto pelo PSB como o maior obstáculo a aliança com os trabalhistas.
Embora mantenha contatos com Monteiro e Campos Machado, Eduardo Campos considera fundamental obter um acordo direto com o presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson. Mesmo afastado por motivos de saúde, há um entendimento interno no PTB de que Jefferson não deixará o posto, a menos que decida fazê-lo, e que nenhuma articulação nessa direção será tolerada.
Insatisfação
O DEM também é um partido dividido e os socialistas têm apostado na insatisfação interna de setores da legenda com o tradicional parceiro eleitoral, o PSDB. O PSB vem buscando diálogo com os deputados federais Onyx Lorenzoni (RS) e Efraim Filho (PB), mas terá que lidar ainda com a ala mais resistente a um rompimento com os tucanos.

DILMA VETOU PROJETO DO PSDB QUE DIMINUIA IMPOSTOS E AGORA PROMETE REDUÇÃO DESSES IMPOSTOS CUIDADO!!!! ISTO É COMPRA DE VOTOS ANTECIPADO.


como acreditar que dilma ira diminuir os preços da cesta básica se a dias atras ela vetou um projeto dos tucanos que pedia isatamente isto, ha!!! mas agora vai iniciar as campanhas politicas pode ser que ela der mesmo esta esmola,pois nunca fés um projeto desde o inicio de seu gonverno.


Dilma anuncia corte de impostos para todos os produtos da cesta básica

Governo deixará de arrecadar R$ 7,3 bilhões com o corte do IPI de 9,25%

iG São Paulo  - Atualizada às 
Agência Brasil
Corte de impostos nos produtos da cesta básica terá influência na inflação
A presidente Dilma Rousseff anunciou na noite de sexta-feira (8) que o governo federal deixará de cobrar o IPI  e o PIS/Confis sobre todos os produtos da cesta básica. Com isso, disse a presidente, o objetivo é que os preços desses itens diminuam pelo menos 9,25%. No caso do creme dental, o corte de impostos será de 12,5%.
"Conto com os empresários para que isso signifique uma redução de pelo menos 9,25% no preço das carnes, do café, da manteiga, do óleo de cozinha, e de 12,5% na pasta de dentes, nos sabonetes, só para citar alguns exemplos", pediu a presidente em seu pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV.
Ao deixar de cobrar o imposto federal sobre os produtos da cesta básica, o governo deixará de arrecadar, de acordo com a presidente, R$ 7,3 bilhões ao ano (só neste ano serão R$ 5,4 bilhões). "O governo abre mão de mais de R$ 7,3 bilhões em impostos ao ano, mas os benefícios que virão para a vida das pessoas compensam esse corte na arrecadação", disse.
Alguns produtos já estavam isentos do IPI, mas ainda pagavam o PIS/Cofins. O percentual, nesses casos, cairá a zero. Já o IPI deixará de ser cobrado sobre o açúcar e o sabonete, os dois únicos produtos sobre os quais incidia, com alíquota de 5%.
A decisão do governo, se por um lado diminui a arredacação federal, por outro deve ter um impacto significativo no controle da inflação. O tema tem tirado o sono da equipe econômica. "Não descuido um só momento do controle da inflação, pois a estabilidade da economia é fundamental para todos nós", disse a presidente.
Dados desta sexta-feira (8) mostram que a inflação dos últimos 12 meses até fevereiro fechou em 6,31%, próximo do teto da meta do governo, de 6,5% pelo IPCA.
"Não será cobrado mais nenhum imposto federal sobre carnes bovina, suína, aves e peixes, nem sobre o café, o açúcar, o óleo de cozinha, a manteiga, o sabonete, o papel higiênico e a pasta de dentes, o que significa que todos os produtos da cesta básica estão livres de impostos federais", disse a presidente.
Dilma afirmou ainda que espera que a medida tenha um impacto importante entre produtores e comerciantes que atuam nas pequenas comunidades, cujos negócios giram principalmente em torno de produtos básicos, beneficiados pelo corte de impostos. "Espero que isso baixe o preço desses produtos e estimule a agricultura, a indústria e o comércio, trazendo mais empregos", afirmou.
Consumidor
Na próxima semana, o governo federal vai anunciar mudanças sobre as relações de consumo. Dilma vai aproveitar o Dia do Consumidor (15 de março) para, segundo ela, anunciar que o governo pretende aplicar multas mais adequadas a empresas que andam fora da linha. Ela lembrou no pronunciamento que o País ganhou nos últimos anos, graças à inclusão social, novos consumidores, e que é preciso exigir mais transparência das empresas e do governo.
"O Brasil vai fiscalizar com mais rigor, aplicar multas mais adequadas, vai conscientizar empresas, consumidores e toda a sociedade sobre as vantagens, para todos, da melhoria das relações de consumo”, afirmou Dilma.
A isenção integral de tributos federais para a cesta básica será publicada ainda nesta sexta-feira em edição extra do Diário Oficial, e tem efeito imediato.
Com agências
As desonerações da cesta básica
PIS/COFINSIPI
ProdutosComo éComo ficaComo éComo fica
Carnes9,25%0%0%0%
Café9,25%0%0%0%
Óleo9,25%0%0%0%
Manteiga9,25%0%0%0%
Açúcar9,25%0%5%0%
Papel higiênico9,25%0%0%0%
Pasta de dentes12,5%0%0%0%
Sabonete12,5%0%5%0%
Leite essencial0%0%0%0%
Feijão0%0%0%0%
Arroz0%0%0%0%
Farinha de trigo ou massa0%0%0%0%
Batata0%0%0%0%
Legumes0%0%0%0%
Pão0%0%0%0%
Frutas0%0%0%0%
Fonte: governo federal

Evangelho quotidiano

Sabado, dia 09 de Março de 2013
Sábado da 3ª semana da Quaresma

S. Domingos Sávio, jovem religioso, +1857,  Santa Francisca Romana, viúva, +1440



Comentário ao Evangelho do dia feito por 
Santa Teresinha do Menino Jesus : Pela confiança e o amor

Leituras

Oseias 6,1-6.



«Vinde, voltemos para o Senhor; Ele feriu-nos, Ele nos curará; Ele fez a ferida, Ele fará o penso. 
Dar-nos-á de novo a vida em dois dias, ao terceiro dia nos levantará, e viveremos na sua presença. 
Conheçamos, esforcemo-nos por conhecer o SENHOR; iminente, como a aurora, está a sua vinda; Ele virá para nós como a chuva, como a chuva da Primavera que irriga a terra.» 
Que posso fazer por ti, ó Efraim? Que posso fazer por ti, ó Judá? O vosso amor é como a nuvem da manhã, como o orvalho matutino que logo se dissipa. 
Por isso os castiguei duramente pelos profetas, e os matei pelas palavras da minha boca, e o meu julgamento resplandece como a luz. 
Porque Eu quero a misericórdia e não os sacrifícios, o conhecimento de Deus mais que os holocaustos. 


Lucas 18,9-14.


Naquele tempo, Jesus disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais: 
«Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. 
O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: 'Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. 
Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.' 
O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.' 
Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.» 


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por 

Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja
Manuscrito autobiográfico C, 36 rº-vº

Pela confiança e o amor

Eis a minha oração, caríssima Madre. Peço a Jesus que me atraia para as
chamas do Seu amor, que me una tão estreitamente a Ele, que Ele viva e
actue em mim. Estou certa de que quanto mais o fogo do amor abrasar o meu
coração, tanto mais eu direi: «Atraí-me»; e também, quanto mais as almas se
aproximarem de mim (pobre pedacito de ferro inútil, se me afastasse do
braseiro divino), tanto mais essas almas correrão com ligeireza ao odor dos
perfumes do seu Bem-Amado. [...]Minha querida Madre, queria agora dizer-vos
o que entendo por odor dos perfumes do Bem-Amado. Uma vez que Jesus subiu
de novo ao céu, não posso segui-Lo senão pelos vestígios que deixou. Mas
como esses vestígios são luminosos! Basta-me lançar o olhar para o santo
evangelho, e logo respiro os perfumes da vida de Jesus, e sei para que lado
correr. Não é para o primeiro lugar, mas para o último que eu corro. Em vez
de avançar como o fariseu, repito, cheia de confiança, a oração do
publicano. Imito, sobretudo, a conduta de Madalena; a sua surpreendente, ou
melhor, a sua amorosa audácia, que encanta o Coração de Jesus, seduz o
meu.Sim, estou certa de que mesmo que tivesse na minha consciência todos os
pecados que se possam cometer, iria, com o coração despedaçado de
arrependimento, lançar-me nos braços de Jesus, pois sei quanto ama o filho
pródigo que para Ele volta. Não é porque Deus, na Sua previdente
misericórdia, preservou a minha alma do pecado mortal, que me elevo para
Ele pela confiança e pelo amor.