sábado, 6 de abril de 2013

EMENDA MODIFICATIVA DE AUTORIA DO VEREADOR PIPOCA AO PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO Nº179







CÂMARA MUNICIPAL DE BURITICUPU    
                     A VOZ DO POVO                                                                                                      Rua Nelson Pereira Dias N° 01 – A
            CEP: 65.393-000 Telefone: (0xx98) 3664-6420
  CNPJ. 01.612.526/0001-95

EMENDA MIDIFICATIVA Nº 002/2013.
EMENDA MODIFICATIVA AO PROJETO DO EXECUTIVO Nº 0179/2008
                                                                                                                                                                                     DISPÕE SOBRE, A CRIAÇÃO DE VAGAS DO CARGO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O vereador Infra firmado nos termos da lei em consonância com a lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara Municipal de Buriticupu propõe que seja esta emenda modificativa submetida ao plenário para apreciação votação e aprovação nos Artigos  1º e 3º
Art. 1º seja lido.
Art. 1º - Ficam Criados 230(Duzentos e trinta) Empregos Públicos no Cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 30(trinta) No Cargo de Agente de Endemias. Epidemiologia, controle Doenças (ECD).
Art.3º
Art. 3º seja lido
Art.3º - A efetivação dos agentes Comunitários de Saúde e de Agente de Endemias de que trata esta Lei, já precedida de processo seletivo público de provas ou provas de títulos, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para o exercício das atividades que atenda aos princípios que norteiam Administração Publica.

Esta emenda entrará em vigor na data de sua publicação revoga as disposições em contrario.
Gabinete do vereador João Fonceca da Silva. Sala das Sessões da Câmara Municipal de Buriticupu, MA em 01 de Abril de 2013.

João Fonceca da Silva (PIPOCA)
Vereador PSD.







        PROTOCOLO 219
      Câmara municipal
        Buriticupu – MA
    Recebido por: juliana
Em01/04/2013às.11:10hs.




DEPUTADO MARANHENSE QUE TIRAR O DIREITO DE QUEM TEM.



PEC de deputado maranhense é “péssima” para a sociedade, diz Joaquim Barbosa


Do: Congresso em Foco

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, fez críticas nesta sexta-feira (5) à Proposta de Emenda à Constituição 37/2011, a PEC 37, que atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal, além de determinar que o Ministério Público não tem como atribuição conduzir apurações sobre indícios de crime. A proposta foi aprovada em comissão especial, com relatoria do deputado Fábio Trad (PMDB-MS).

Joaquim Barbosa condenou o propósito da PEC 37, de autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), ao participar de aula magna na Universidade de Brasília (UnB). “Acho péssimo, péssimo. A sociedade brasileira não merece uma coisa dessas”, afirmou o magistrado, em rápida entrevista a jornalistas que o abordaram no evento, sem explicar as razões para tal opinião.

Defendida principalmente pelos delegados de polícia, a PEC 37 sofre forte oposição tanto do Ministério Público (MP) quanto de diversas entidades da sociedade civil, que a batizaram de “PEC da Impunidade”. Eles entendem que a emenda, se aprovada, aumentará a interferência política em inquéritos policiais (já que as polícias Federal e Civil são subordinadas ao Executivo); retirará da investigação um organismo – o MP – que em praticamente todo o mundo civilizado participa da apuração criminal; e representará um retrocesso no combate ao crime.
Os delegados rebatem, argumentando que o Ministério Público brasileiro acumulou poderes excessivos, e que não pode, ao mesmo tempo, investigar e oferecer a denúncia criminal à Justiça. A investigação, alegam os defensores da PEC 37, fica contaminada quando exercida por quem tem a incumbência legal de acusar.

Ministério Público no DF quer apurar envolvimento de Lula no mensalão



PF pode abrir inquérito para investigar a participação do ex-presidente no esquema
Carolina Martins, do R7, em Brasília
PF vai apurar se Lula pagou despesas com dinheiro do mensalãoMárcio Fernandes/26.03.2013/Estadão Conteúdo
O ex-presidente Lula deve ser investigado pela PF (Polícia Federal) pela sua suposta participação no esquema do mensalão.
Nesta sexta-feira (5), o MPF-DF (Ministério Público Federal no Distrito Federal) solicitou que a PF abra um inquérito para apurar a participação de Lula no esquema de pagamento de propina durante seu primeiro mandato.
O pedido foi motivado pelo depoimento que o empresário Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão no julgamento do mensalão, realizado no ano passado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), prestou à PGR (Procuradoria Geral da República) em 2012.
Durante o julgamento do mensalão, Valério procurou o Ministério Público para dar depoimento com novas informações sobre o esquema. Ele disse que o ex-presidente Lula sabia e se beneficiava da compra de votos instalada no Congresso Nacional.
Valério afirmou que foram repassados US$ 7 milhões ao PT (Partido dos Trabalhadores) pela fornecedora da Portugal Telecom em Macau (China),  por meio de contas bancárias no exterior. Segundo o empresário, parte do dinheiro teria sido usada para pagar despesas do ex-presidente Lula.
Assim que o teor do novo depoimento de Marcos Valério foi divulgado, Lula declarou que as afirmações contra ele eram mentirosas. Na ocasião, a Direção Nacional do PT divulgou nota afirmando que as acusações eram uma tentativa de "delação premiada", refetindo o "desespero" de Valério para reduzir sua pena.
Processo
Em fevereiro, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu enviar o processo com as denúncias contra Lula à Procuradoria da República de Minas Gerais, porque existe um caso lá relacionado ao esquema do mensalão.
No entanto, depois de tramitar em Minas, o processo voltou para o MPF-DF porque o procurador Leonardo Augusto Melo entendeu que a apuração dever ocorrer em Brasília, uma vez que os fatos se passaram no Distrito Federal.

Juiz responderá a processo disciplinar


Geral

O juiz da 1ª Vara de Execuções Penais (VEP) de São Luís, Jamil Aguiar, responderá a processo administrativo disciplinar perante o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em razão de indícios de transgressão a dispositivos da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LOMAN), do Código de Ética da Magistratura e do Código de Divisão e Organização Judiciárias do Maranhão. A decisão foi tomada pelo Pleno do TJMA.
A reclamação contra o magistrado foi apresentada pelo corregedor-geral da Justiça do Estado da Bahia, desembargador Antonio Pessoa Cardoso, que encaminhou solicitação do juízo da 2ª Vara Criminal de Feira de Santana (BA), pedindo apuração sobre saída temporária concedida pela 1ª VEP de São Luís a um acusado com prisão preventiva decretada pela mencionada vara. Ele encontrava-se detido na Penitenciária de Imperatriz (MA), tendo sido transferido para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.
Pleno do TJMA decide abrir processo disciplinar contra o juiz Jamil Aguiar
Em sua defesa, o magistrado informou que deferiu pedido de saída temporária de Dia dos Pais feito pelo Núcleo de Advocacia Voluntária, após progressão de regime do acusado e com manifestação favorável do Ministério Público do Estado.
Aguiar alegou ter sido induzido a erro, por não estar constatada a decretação de prisão preventiva por nenhum dos órgãos envolvidos, por se tratar de processo virtual, que não continha a informação no campo adequado.
O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha (relator) entendeu que as provas demonstraram a materialidade do fato e indícios de que o juiz seria o responsável pela concessão da saída e descumprimento de carta precatória, ferindo o dever funcional por não ter feito busca mais apurada da condição atualizada do apenado.
“A atitude vai de encontro ao dever funcional dos magistrados, que devem proferir suas decisões fundamentadamente para não incorrer em injustiças e erros”, disse o corregedor.
(Ascom/TJMA)

INSS quer vetar pagamento de pensão para quem mata cônjuge


Nacional


O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, pediu ao Congresso que altere a lei de planos de benefícios para evitar que uma pessoa que assassine o cônjuge receba pensão pela morte.
A medida foi tomada após a Folha revelar mês passado que o professor de matemática Claudemir Nogueira, 48, recebia o benefício pela morte da mulher, mesmo após confessar à polícia e à Justiça que ele próprio havia cometido o assassinato. A família da vítima (a fisioterapeuta Mônica El Khouri) fazia pedidos ao INSS há dois anos para que o benefício fosse cortado. Até a publicação da reportagem, não haviam recebido resposta.

Polícia Militar frusta fuga em presídio

Publicação: 
Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar conseguiram desarticular plano de fuga na cela 5, do presídio do Comando Geral da própria PM, que fica localizado na sede da PM no Calhau, e é conhecido como Manelão.

Nas dependências da unidade prisional está recolhido Josué Santos da Silva, mais conhecido como “Gaspar”, bandido de alta periculosidade, pois é acusado de assalto e tráfico de drogas. 

Durante a revista, os policiais descobriram que uma das grades de ferro estava serrada e preparada para uma fuga, além de encontraram um carregador de celular escondido dentro de uma garrafa plástica, que estava do lado de fora da cela. O traficante foi encaminhado para o 9º DP, no bairro São Francisco, onde foi autuado em flagrante por crime de dano ao patrimônio publico.

Memória
Josué Santos está preso à disposição da Justiça onde responde a vários processos por assaltos a residências, assassinatos e tráfico de drogas. Além de ser suspeito de ter dado a ordem, dentro da cadeia, para a execução de vários rivais. 

Ele é apontado também como mandante do assassinato do agente penitenciário “Walter Filé”, morto a tiros no ano passado dentro de um bar, no bairro Jardim América. Na lista de Gaspar haveria também delegados, agentes, inspetores penitenciários e policiais civis e militares que estariam marcados para morrer. 

Em função da alta periculosidade do criminoso a Secretária de Segurança o mantém no presídio da Polícia Militar, conhecido como “Manelão”, no Calhau.

Regalias 
Neste presídio estão detidos os suspeitos de envolvimento no assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá, executado com cinco tiros no dia 23 de abril de 2012, em um bar na Avenida Litorânea. São eles: Fábio Aurélio do Lago e Silva, de 32 anos, o "Bochecha", José Raimundo Chaves Júnior, o "Bolinha", de 38 anos, José de Alencar Miranda Carvalho, de 72 anos, Gláucio Alencar, de 34 anos, capitão Fábio Aurélio Saraiva Silva, "Fábio Capita".

No dia 2 de fevereiro deste ano, uma revista surpresa no mesmo presídio, o “Manelão”, foram encontrados aparelhos celulares, chips de várias operadoras, agendas e chuços. Durante a vistoria surpresa, a polícia também encontrou uma garota de programa, que estava na companhia de Fábio Bochecha.

Depois do flagrante, o coronel Franklin Pacheco determinou a abertura de um inquérito para apurar a entrada e a permanência da garota de programa no presídio sem a autorização legal.
 
(O Imparcial) 

DE ONDE VEIO O DINHEIRO DO MENSALÃO? `` NÃO SEI NÃO VIR NADA´´



Defesa irá ao STF para provar que não houve dinheiro público no mensalão

Advogados de sócio de Valério reuniram documentos para derrubar condenação por peculato; decisão favorável pode gerar ‘efeito cascata’ e beneficiar todos os envolvidos

Ricardo Galhardo , iG São Paulo 
A defesa do publicitário Ramon Hollerbach vai apresentar ao Supremo Tribunal Federal um calhamaço de notas fiscais, planilhas e contratos com o objetivo de convencer os ministros de que os serviços contratados pela Visanet e pela Câmara Federal junto à DNA Propaganda e SMP&B foram usados efetivamente na prestação de serviços de publicidade.
Os advogados pretendem derrubar a versão aceita pelo STF de que houve desvio de dinheiro público no mensalão , um dos pilares da tese de que o esquema usava recursos do governo para comprar votos no Congresso.
Agência Estado
Ramon Hollerbach foi condenado a mais de 29 anos de prisão no julgamento do mensalão
Segundo o Supremo, o governo usou a Câmara e o Banco do Brasil (controlador da Visanet) para drenar milhões de reais em dinheiro público em direção às contas do empresário Marcos Valério de Souza, sócio da DNA e da SMP&B.
Hollerbach, sócio de Valério, foi condenado a 29 anos e sete meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro, evasão, formação de quadrilha e peculato. Se os advogados conseguirem convencer os ministros do STF de que não houve dinheiro público no esquema, cai a acusação por peculato.
Apenas cinco pessoas foram condenadas por peculato no julgamento do mensalão (Hollerbach, Valério, Henrique Pizzolato, João Paulo e Cristiano Paz). Advogados de outros condenados acreditam, porém, que se o crime de peculato cair pode haver uma espécie de efeito cascata que beneficiaria todos os envolvidos.
Segundo os defensores, se o Supremo aceitar que não houve dinheiro público no esquema, estarão criadas as condições para uma revisão criminal, mecanismo que é usado quando novos fatos surgem depois da sentença e pode levar até à anulação do julgamento.
O alvo principal da defesa é um trecho do voto do ministro Joaquim Barbosa pela condenação dos acusados por peculato. “Transferências feitas mediante antecipações, pelas quais o banco (do Brasil) repassou gratuitamente quase R$ 74 milhões para a conta da DNA propaganda, sem que a agência tivesse prestado qualquer serviço”, disse Barbosa.
Segundo advogados, o entendimento de Barbosa norteou os votos dos demais ministros e é um dos pilares de todo o julgamento.
“O que nós queremos é mostrar de onde o dinheiro saiu, por onde passou e onde terminou para provar que não houve desvio de dinheiro público”, disse Hermes Guerreiro, advogado de Hollerbach.
Entre os documentos arrolados pela defesa estão notas fiscais emitidas pela DNA e SMP&B em favor da Visanet e da Câmara, recibos de transferências bancárias, contratos de prestação de serviços, fotografias dos displays, cartazes e demais peças publicitárias confeccionados pela agência e até guias de recolhimento de impostos.
Defesa de Ramon Hollerbach reuniu notas fiscais de prestação de serviços à Câmara. Foto: Reprodução
1/8
Também serão apresentadas dezenas de páginas com as planilhas de mídia nas quais as agências detalham centavo por centavo as datas, valores e destinatários do dinheiro pago pela Visanet. As planilhas vêm acompanhadas por mais notas fiscais e recibos de transferências bancárias feitas pela agência para diversos jornais, revistas, rádios e emissoras de TV que veicularam as campanhas publicitárias da Visanet e da Câmara.
“Estes documentos mostram que o tribunal errou. O STF tinha condições de saber que os serviços foram prestados, mas não quis saber”, disse Guerreiro.
Os documentos serão apresentados na fase dos embargos de declaração e embargos infringentes, cujo prazo legal é de cinco dias depois da publicação do acórdão, o que só acontecerá depois da revisão dos votos de todos os ministros. Segundo a assessoria do STF, ainda falta a revisão do voto de um dos ministros.

Produção industrial em fevereiro cai em 11 de 14 áreas pesquisadas pelo IBGE



A queda mais acentuada ocorreu em MG (-11,1%), após expansão de 1,5% no mês anterior. Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve queda de 0,5%

Agência Estado 
Agência Estado
Getty Images
Queda mais acentuada ocorreu em MG (-11,1%)
A produção industrial registrou queda em fevereiro ante janeiro em 11 dos 14 locais investigados na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda mais acentuada ocorreu em Minas Gerais (-11,1%), após expansão de 1,5% no mês anterior.
Outros recuos foram verificados na Bahia (-3,7%), no Ceará (-3,2%), em Pernambuco (-3,2%), no Pará (-2,5%), Paraná (-2,2%), na Região Nordeste (-2,0%), no Espírito Santo (-1,8%), Rio de Janeiro (-1,5%) e Amazonas (-1,2%).
Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve queda de 0,5%. No mesmo período, no total nacional, a indústria registrou retração de 2,5%. Na direção oposta, houve aumento na produção em Goiás (5,0%), no Rio Grande do Sul (2,1%) e em Santa Catarina (0,4%).

    Dois em cada 10 professores da educação básica não têm curso superior



    Dados do Censo da Educação Básica 2012 mostram que, apesar de formação ter melhorado no País, há docentes sem diploma de graduação em todas as etapas escolares

    Priscilla Borges - iG Brasília |
    De cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira, dois trabalham sem diploma de ensino superior. O índice de docentes não graduados é maior nas turmas da educação infantil, mas há professores trabalhando sem formação adequada inclusive no ensino médio.
    Os números do Censo Escolar 2012 mostram que 22% dos 2.101.408 professores brasileiros – 459 mil – não chegaram à universidade. Desse total, 8.339 terminaram apenas o ensino fundamental, 115.456 concluíram o ensino médio regular e 335.418, o magistério. Entre os 1,6 milhão diplomados, 223.777 não cursaram licenciatura, modalidade que prepara professores.
    É na educação infantil que trabalha grande parte dos professores sem formação superior. Dos 443,4 mil professores dessa etapa, 36,4% não se graduaram. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é permitido que um professor que concluiu apenas o magistério lecione nessa fase, mas 10% dos docentes sequer têm essa formação mínima.
    Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, fases em que todos os professores, por lei, deveriam ter cursado licenciatura para dar aulas, o cenário se repete. Do 6º ao 9º ano do fundamental, 22% dos 801 mil educadores não têm formação adequada (não cursaram faculdade ou licenciatura). No ensino médio, 18% dos 497 mil docentes estão nessa situação.
    Para a ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, todos os professores deveriam ser formados no ensino superior. “A profissão docente é muito complexa e requer formação específica e séria. A qualidade da educação está intimamente ligada à qualidade do profissional da educação. Aquela visão de que basta boa vontade e gostar de crianças está ultrapassada”, afirma.
    A formação dos professores brasileiros, de modo geral, melhora a cada ano. Em 2011, o número de educadores sem curso superior (530.029) representava um quarto do total. Apesar disso, as diferenças regionais ainda persistem. Grande parte dos docentes com formação precária atua no Nordeste. Quase metade dos educadores com apenas o diploma de ensino médio regular – 50 mil dos 115 mil do País – leciona nas salas de aula nordestinas.
    A Bahia é um dos Estados com mais problemas de formação dos docentes. Dos 157 mil professores, 1.150 têm apenas o ensino fundamental (13,8% de todos que estão nessa condição); 19 mil cursaram apenas o ensino médio regular e 50,8 mil não passaram do curso normal (magistério). Apenas a metade cursou uma faculdade.
    Problemas na carreira
    Sem incentivos para atrair os melhores estudantes para a carreira, especialistas acreditam que será difícil superar os problemas de formação dos professores, que não se esgota apenas com o estímulo à graduação. Na opinião de Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, há problemas estruturais de formação dos alunos que só são solucionados dentro dos cursos de graduação.
    “O aluno que não teve uma formação básica adequada não vai conseguir ser um bom professor. E, na média, infelizmente, são os alunos que tiveram mais dificuldades que acabam na profissão. A tendência do Brasil sempre é boa, mas temos um problema de ritmo dessa evolução na qualidade de ensino”, pondera. Segundo ele, a aprovação do Plano Nacional da Educação é importante para garantir recursos que acelerem a formação dos professores.
    Pilar defende melhores salários e uma perspectiva mais atraente de carreira para mudar o cenário da educação. “A profissão não pode ser escolhida enquanto o jovem não acha coisa melhor”, comenta. Cara acredita que os cursos presenciais têm de expandir de forma mais direcionada, especialmente nas regiões em que eles são escassos.
    Maioria feminina
    Os dados do Censo Escolar mostram também que 1,6 milhão do total de professores do País é mulher. A região Nordeste é a que, proporcionalmente, possui mais educadores homens na educação básica. Dos 613 mil professores da região, 20% são homens. Metade dos docentes tem entre 25 e 40 anos de idade.
    Dos 2 milhões de docentes da educação básica, 443 mil dão aulas na educação infantil; 1,4 milhão no ensino fundamental, 497 mil no ensino médio e 253 mil na educação de jovens e adultos.

      Veículos apreendidos pela PRF viram criadouros do mosquito da dengue


      IMPERATRIZ / PORTO FRANCO

      A situação é, também, comum nos postos da Polícia Rodoviária em Imperatriz e Açailândia.

      Alan Milhomem/ Imirante Imperatriz
      Foto: Reprodução/TV Mirante
      PORTO FRANCO - Os mais de 50 veículos apreendidos no pátio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Porto Franco, a 92 km de Imperatriz, estão servindo de criadouros do mosquito transmissor da dengue. A água da chuva fica acumulada nas peças dos carros facilitando a proliferação do Aedes Aegypti.
      Os agentes de endemias realizam o trabalho de prevenção a cada quinze dias no pátio da PRF, mas o problema só aumenta. A água parada nos carros oferece risco de contaminação para quem vive nos bairros próximos à barreira. De acordo com o agente de endemias, Celson Elias, os mosquitos, criados na água parada que fica nos veículos, atingem até dois quarteirões próximos prejudicando a população.
      Dentre os veículos, estão carros, motos, caminhões e até ônibus que faziam o transporte de passageiros entre Estados. A maioria dos veículos apreendidos apresentam problemas na documentação.
      A Procuradoria da República fez uma recomendação para que a Justiça determine a construção de um pátio com cobertura, muros e segurança nos pátios da PRF em Porto Franco, Açailândia e Imperatriz, mas a Justiça ainda não divulgou a decisão. A PRF reconhece o problema de estrutura e reclama da situação, pois a falta de espaço adequado para o depósito de veículos prejudica o trabalho da PRF.
      “Além das nossas atribuições, que não são poucas, temos que dividir com a função de vigia dos veículos retidos. Já tivemos tentativa de furtos e até furtos de veículos menores por causa das condições precárias que os pátios se encontram”, reclama o policial federal Osmilton Galdino.
      relacionadas

      Papa Francisco envia US$ 50 mil para desabrigados argentinos, diz agência



      Dinheiro foi deixado à disposição da Arquidiocese de La Plata.
      59 pessoas morreram na Argentina após fortes chuvas nos últimos dias.

      Da EFE

      O Papa Francisco enviou à ArgentinaUS$ 50 mil destinados aos desabrigados pelas fortes chuvas e inundações registradas na cidade portenha de La Plata e seus arredores, informou nesta sexta-feira (5) a Agência Informativa Católica Argentina (Aica).
      Em seu site, a Aica explica que o Santo Padre colocou essa quantidade à disposição da Arquidiocese de La Plata para colaborar com a ajuda de emergência às vítimas das inundações que deixaram um total de 59 mortos na Argentina.
      O Papa Francisco durante audiência nesta quarta-feira (3) no Vaticano (Foto: AP)O Papa Francisco durante audiência nesta quarta-feira (3) no Vaticano (Foto: AP)
      O pontífice, explica a nota da Aica, fez o gesto solidário com seus irmãos argentinos através do Pontifício Conselho Cor Unum, uma instituição de fraternidade e caridade fundada pelo papa Paulo VI em 1971.
      Segundo a Agência Informativa Católica, o representante papal na Argentina, Emil Paul Tscherrig, disse que o Santo Padre "quis manifestar concretamente sua proximidade espiritual a todos os que sofrem e aos que generosamente estão prestando socorro e apoio".
      O papa Francisco, que até sua eleição foi arcebispo de Buenos Aires, pediu nesta quinta-feira (4) às instituições e pessoas de boa vontade para ajudar os desabrigados pelas graves inundações na Argentina
      .