segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto decreto legislativo Nº 002 /2013 Autoria do vereador Pipoca


CÂMARA MUNICIPAL DE BURITICUPU
A VOZ DO POVO
Rua Nelson Pereira Dias N° 01 - A
CEP: 65.393-000 Telefone: (0xx98) 3664-6420
CNPJ. 01.612.526/0001-95




PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 002/2013.

                                                                                    QUE CONCEDE O TITULO DE CIDADÃO BURITICUPUENSE
                                                                                    AO SENHOR CLAUDETE DE SOUSA ALVES
                                                                                    E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.



Art. 1º - fica concedido o titulo de cidadão Buriticupuense ao senhor.
CLAUDETE DE SOUSA ALVES.

Art. 2º- Este projeto de decreto Legislativo entrara em vigor na data de sua publicação.


Art.3º - Revogada as disposições em contrarias.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

                                    João Fonceca da Silva (PIPOCA)
                                              Vereador PSD. 


        PROTOCOLO 252
      Câmara municipal
        Buriticupu – MA
    Recebido por: juliana
Em08/04/2013às.10:30hs.


                            

ARQUIVO PUBLICO PROJETO DE AUTORIA DO VER.PIPOCA Nº0013







CÂMARA MUNICIPAL DE BURITICUPU - MA
A VOZ DO POVO
Rua Nelson Pereira Dias N° 01 - A
CEP: 65.393-000 Telefone: (0xx98) 3664-6420
CNPJ. 01.612.526/0001-95



PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº013/2013
DISPÕE “SOBRE A CRIAÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BURITICUPU - MA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Art. 1°. Fica criado o Arquivo Público da Cidade de Buriticupu, como instrumento de apoio à Administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação, vinculado a Secretaria Municipal de Administração.
Art. 2º. O Arquivo Público do Município de Buriticupu tem por finalidade recolher e promover a preservação e divulgação do patrimônio documental de órgãos e unidades funcionais públicas municipais, bem como de documentos privados de interesse público, competindo-lhe:
I – localizar, recolher, reunir, recuperar, organizar e manter sob sua guarda os documentos públicos e privados, a fim de que possam ser utilizados com fins administrativos, legais e culturais;
II – orientar tecnicamente a execução das atividades de arquivo e documentação nas unidades setoriais da Prefeitura e racionalizar a produção da documentação arquivística pública;
III – estabelecer normas de organização e funcionamento para os arquivos do Município em todo o seu ciclo vital e disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo;
IV – guardar e preservar os papéis e documentos de valor permanente produzidos, recebidos e acumulados pelos órgãos da Prefeitura no exercício de suas funções e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública;
V – garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da administração pública municipal, de forma ágil e segura, os acessos aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais;
VI – guardar e preservar os documentos de origem privada, declarados de interesse público e social, na forma da legislação em vigor,
VII – manter o intercâmbio e prestar assistência técnica, dentro ou fora do município, e articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública;
VIII – franquear o uso do acervo ao público em geral, atendendo aos pedidos para fins de prova, pesquisa e de informação.
Art. 3º. A implantação do Arquivo Público de Buriticupu far-se-á através da efetivação das seguintes medidas:
I – elaboração e aprovação do Regimento Interno do Arquivo Público Municipal;
II – dotação dos recursos humanos e materiais, indispensáveis ao seu funcionamento;
III – treinamento dos servidores lotados no Setor de Protocolo/Arquivo Público de Buriticupu.
Art. 4º. Os órgãos setoriais no desempenho das atividades de arquivo e documentação vinculam-se ao Arquivo Municipal, órgão central para os estritos efeitos do disposto nesta Lei, sem prejuízo da subordinação ou vinculação administrativa decorrente de sua posição na estrutura organizacional dos órgãos e entidades da administração pública municipal.
Art. 5º. Fica instituído sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED, destinado à operacionalização do Arquivo Público de Buriticupu, com a finalidade de integrar os serviços arquivísticos dos órgãos e entidades da administração pública municipal, dentre outras.
Parágrafo Único. Os órgãos setoriais e seccionais são responsáveis pela alimentação e processamento dos dados necessários ao desenvolvimento e manutenção do sistema de que trata o caput deste artigo.
Art. 6º. Considera-se gestão de documentos, para efeitos dessa lei, o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos, em fase corrente e intermediária, independente do suporte, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente, observada, no que couber, a Lei Federal nº 8.159/91 e demais legislações pertinentes e regulamentações da ANARQ.
Parágrafo Único: Consideram-se ainda, para efeito dessa lei, documentos de arquivo aqueles produzidos e recebidos por órgãos e entidades da administração pública municipal, em decorrência do exercício de funções e atividades específicas, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
Art. 7º A eliminação de documentos, nos termos do disposto no caput do artigo anterior, será decidida pela Administração Municipal, observada a Lei Federal nº 8.159/91 e demais legislações pertinentes e regulamentações da ANARQ, mediante proposta circunstanciada de seu Titular, após avaliação, análise e seleção da Comissão Permanente de Avaliação, devidamente constituída para tanto, e, obedecido os seguintes critérios:
§ 1º. Determinada a eliminação, a Prefeitura, para conhecimento dos interessados, fará publicar a decisão em órgão oficial de imprensa, por 2 (duas) vezes, com prazo de 30 (trinta) dias.
§ 2º É lícito às partes interessadas requerer, às suas expensas, o desentranhamento dos documentos que juntaram aos autos dos procedimentos administrativos, certidões e cópias.
§ 3º Se, a juízo da autoridade competente, houver documentos de valor histórico, serão eles recolhidos em arquivo próprio.
§ 4º A eliminação poderá ser determinada por incineração, destruição mecânica ou por outro meio adequado.
Art. 8º. Compete a Secretaria Municipal de Administração, como órgão central, o encaminhamento, para aprovação do Prefeito Municipal, das normas complementares a esta Lei, incluídas entre elas a proposta de Regimento Interno do Arquivo Público de Buriticupu que será baixado por decreto do Prefeito, no prazo de 90 (noventa) dias, contados da vigência desta lei.
Art. 9º. A Comissão Permanente de Avaliação, Análise e Seleção de que trata o artigo 7º será designada pelo Executivo Municipal, com mandato de 2 (dois) anos, com a finalidade de proceder o estudo, análise e seleção de documentos e processos que tenham mais utilidade como fonte de informatização para a Administração Municipal, bem como aqueles que não tenham mais utilidade como fonte de informação, ou ainda quando sua utilidade estiver condicionada a critérios externos ao documento, derivando-se de normas jurídicas que respaldam direitos e obrigações ou quando a sua guarda se justificar para possíveis demandas administrativas posteriores.
§ 1º – A Comissão será constituída por:
I – 01 (um) Diretor (ou equivalente) de Administração, que será o presidente da Comissão,
II – 01 (um) servidor responsável pela administração do Arquivo da Prefeitura,
III – 01 (um) profissional da área jurídica da Prefeitura, para avaliar o valor legal e os respectivos prazos e prescrição dos documentos arquivados,
IV – 01 (um) especialistas em finanças, para avaliar a necessidade de manter ou não arquivados os documentos de natureza contábil-financeira, em função dos prazos de prescrição dos mesmos,
V – 01 (um) servidor do órgão de cultura da Prefeitura, para identificar e avaliar os documentos de teor histórico relativos à vida do Município.
§ 2º – A portaria de nomeação dos membros da Comissão deverá relacionar o prazo para a execução do trabalho, nunca superior a dois meses.
§ 3º – Fica delegada competência a Secretaria Municipal de Administração, permitida a subdelegação, para designar os membros da Comissão de que trata este artigo.
Art. 10º. – Esta lei aplica-se aos documentos eletrônicos, na forma do artigo 5º.
Art. 11º. As despesas da presente lei correrão por conta de dotação vigente, suplementadas se necessário.
Art. 12º A presente lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

                                
Gabinete do vereador João Fonceca da Silva. Plenária Jose Mansueto de Oliveira junho.
Sala das Seções da Câmara Municipal de Buriticupu – MA, em 02 de Abril de 2013.
                                                    João Fonceca da Silva (PIPOCA)
                                                                    VEREADOR PSD.





        PROTOCOLO 249
      Câmara municipal
        Buriticupu – MA
    Recebido por: juliana
Em08/04/2013às.10:00hs.




Sobre liberdade de expressão e deveres


Em debates calorosos sobre direitos humanos e colunas de opinião sempre surge o famigerado termo “liberdade de expressão” para justificar tudo que se diz sobre o que se pensa.
Contudo, vale lembrar que liberdade de expressão, na nossa democracia, cabe também a expressão popular “fala o que quer, ouve o que não quer”.
Devemos lembrar que, apesar de nosso direito irrefutável, não significa supremacia. Dizer o que bem entender pode, mas em alguns casos há consequência legais para isto.
Não confundamos isto também com privar o direito à liberdade de expressão. Mas direito também requer deveres. O que pode ser dito, pode também ser classificado como crime previsto em lei.
Mas muitos confundem focinho de porco com tomada. Apenas para justificar suas atrocidades verbais.

EUA vão jogar 'chuva' de ratos tóxicos para combater serpentes em ilha




Noel Caballero
Em Bancoc


Ampliar


Veja os destaques de Meio Ambiente (2013)95 fotos

91 / 95
Abril - Integrante do exército dos Estados Unidos segura uma serpente arbórea marrom ("Boiga irregularis"), na ilha de Guam, localizada no oceano Pacífico. A população dessa espécie invasora está saindo de controle e causando a extinção de aves da ilha. A Força Aérea norte-americana vai jogar ratos mortos e tóxicos para combater os répteis Eric Talmadge/AP
A Força Aérea dos Estados Unidos lançará sobre as florestas de Guam cerca de dois mil ratos mortos contendo uma substância fatal para as serpentes responsáveis pelo extermínio de grande parte da fauna da ilha.
A ação nessa fortaleza militar do Pacífico vai acontecer entre abril e maio deste ano, e consiste, segundo o plano inicial, em jogar de helicópteros os roedores mortos que receberão, antes, uma injeção com 80 miligramas do produto químico conhecido como paracetamol, mortal para a serpente arbórea marrom (Boiga irregularis), cuja população está saindo de controle.
O réptil, uma espécie invasora original do litoral nordeste da Austrália e da ilha de Papua, é causadora da extinção de nove das 12 espécies de aves autóctones de Guam após chegar ali nos navios da marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com a conclusão dos especialistas.
A ausência de predadores naturais para essa espécie e a abundância de comida propiciaram a expansão dessas serpentes por quase toda a ilha, até alcançar uma densidade de entre 50 e 100 espécimes por hectare.
Além do desastre para a fauna da ilha, o réptil também é uma dor de cabeça para o governo local, já que se torna difícil impedir que penetre nas instalações elétricas e cause contínuas e custosas falhas no sistema de provisão de energia.
O experimento piloto será realizado em cerca de "200 acres de terra [810 mil metros quadrados] a noroeste da base aérea de Andersen", comentou Jesse Guerrero, membro da equipe de biólogos na base militar americana, com a Efe.
Para evitar que outros animais possam se envenenar com a ingestão dos roedores, estes serão lançados "um a um" com uma espécie de miniparaquedas "para que se enganchem nas árvores" onde as serpentes vivem.
Alguns roedores, além da substância cujo efeito mortal tem uma duração de 72 horas, também terão um sistema de rádio transmissão para rastrear os movimentos das serpentes antes de sua morte.
Os pesquisadores americanos que desenvolveram o teste em Guam planejam coletar informação durante os próximos 14 meses para medir o sucesso da missão. Eles também vão preparar novos projetos a fim de combater a praga dessa espécie de réptil, cujo veneno não é mortal para o homem.
"Queremos nos assegurar de que estamos fazendo o correto. Se a informação colhida mostrar que o plano é eficaz para o controle da população, planejaremos novas missões em outras áreas de Guam", declarou Daniel Vice, membro do Departamento americano de Agricultura e Vida Selvagem para o Havaí, Guam e as ilhas do Pacífico, ao jornal Pacific Daily News".
Segundo os especialistas, aproximadamente dois milhões de serpentes dessa espécie, que chegam a até três metros de comprimento, habitam as áreas florestadas dos 541 quilômetros quadrados de extensão da ilha de Guam.
A operação militar tem um orçamento de US$ 1 milhão (R$ 2,021 milhões) fornecido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e aprovado pela Agência de Proteção Ambiental do país.
Guam, que foi colônia espanhola até 1898, tem uma população de 160 mil pessoas com passaporte americano apesar de estar inscrito desde 1950 como um território associado não incorporado aos Estados Unidos. O turismo é a principal fonte de renda para a ilha, seguida pelos investimentos dos Estados Unidos, que consideram a ilha como um território de importância estratégica para proteger seus interesses nessa região do Pacífico.

Morre aos 85 anos a atriz e cantora espanhola Sara Montiel



  • Sara Montiel, em foto de 1998
    Sara Montiel, em foto de 1998
A atriz espanhola Sara Montiel, um ícone de Hollywood, morreu nesta segunda-feira em Madri aos 85 anos.

Nascida em 10 de março de 1928, Montiel, que também teve uma importante carreira como cantora, é considerada a atriz espanhola mais famosa de Hollywood. Ela trabalhou em quase 60 filmes, alguns deles de grande sucesso comercial.

Cidades do Maranhão participam de ato público contra a PEC 37

Nacional


Proposta objetiva restringir poderes de investigação do Ministério Público

Em 08/04/2013 , às 07h24 -
Mais de 40 cidades maranhenses participam de ato público contra a PEC 37, na próxima terça-feira (9). A Proposta de Emenda Constitucional está em tramitação no Congresso Nacional e tem como objetivo restringir os poderes de investigação do Ministério Público. O evento integra a programação nacional da campanha intitulada “Brasil contra a Impunidade”.
Participarão do protesto membros do Ministério Público do Maranhão, instituições religiosas, associações comunitárias, entidades sindicais, além de integrantes de conselhos tutelares e população em geral.

Já está confirmada a programação das cidades de Caxias, Timon, João Lisboa, Imperatriz, Açailândia, Estreito, Chapadinha, Bacabal, Pindaré, Santa Inês, Pinheiro, Viana, Penalva, Bequimão, Matinha, Vitória do Mearim, Guimarães, Itapecuru, Codó, Coroatá, São José de Ribamar, Icatu, Rosário, Morros, Igarapé Grande, Esperantinópolis, Pedreiras, Presidente Dutra, Colinas, São Domingos do Maranhão, Humberto de Campos, Montes Altos, Senador La Roque, Balsas, Grajaú, Zé Doca, Santa Luzia, Turiaçu, Tuntum, Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Buriticupu, Poção de Pedras e Paraibano.

Promotores de justiça da capital e procuradores de justiça irão apoiar os atos públicos nas comarcas do interior. A procuradora-geral de justiça, Regina Rocha, que estará em Itapecuru reforçando a campanha, disse que o momento é preocupante e exige a participação de todos em defesa da população. “Precisamos unir nossas forças e garantir a preservação do poder investigatório do Ministério Público, que só traz benefícios para a sociedade. A aprovação da PEC 37 seria um retrocesso”, afirmou.

O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes, que participará dos atos públicos nas cidades de Imperatriz, Açailândia e João Lisboa, também defende o engajamento dos integrantes da carreira ministerial nessa campanha. “Temos que estar juntos, de mãos dadas e garantir nossos direitos. É fundamental que o maior número possível de instituições possam investigar os crimes contra a sociedade brasileira”, observou.

Na capital

O ato contra a chamada “PEC da Impunidade” vai ser realizado em São Luís na próxima sexta-feira (12), no auditório da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às 9h.

No dia 24, a campanha chega a Brasília, em grande manifestação que irá reunir membros do Ministério Público brasileiro, no Salão Verde do Congresso Nacional.

Funcionário do Bradesco do João Paulo é assassinado


Bancário e escritor é morto após ser sequestrado

A Polícia Civil investiga a morte do bancário e escritor Jether Jorran, 54. Seu corpo foi encontrado na manhã de ontem (7) Vila Kiola, em São José de Ribamar, com um tiro na nuca.

Segundo informações repassadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o bancário teria sido sequestrado quando chegava em sua residência, no Cohatrac, em São Luís, por volta das 18h de sábado (6). O veículo do bancário só foi encontrado no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar.

De acordo com Alisson Martins, sobrinho da vítima, a família não desconfia de quem poderia ter cometido o crime, pois Jether seria muito querido por todos. Além de trabalhar no banco, ele também era poeta, havia publicado dois livros e se preparava para lançar o terceiro.

Jether Jorran era funcionário da agência do Bradesco no João Paulo. O corpo será sepultado em Vargem Grande, cidade natal da vítima.




CRIME

Funcionário do Bradesco é assassinado após sequestro

Os sequestradores levaram a vítima em seu carro e foi encontrado no bairro do Maiobão.Do Imirante

Jether Johan Coelho Martins, funcionário do banco do Bradesco do João Paulo foi encontrado morto por volta das 2 horas da manhã deste domingo, 7. A vítima foi sequestrada na porta de sua casa por volta das 20h de sábado, 6.
Os sequestradores levaram a vítima em seu carro fiesta que foi abandonado depenado e encontrado no bairro do Maiobão. Já o corpo de Jether Johan Coelho Martins foi encontrado na Vila Kiola com um tiro na nuca.
Ainda segundo informações da rádio Mirante AM a filha da vítima estava em casa na hora da ação e viu tudo. A família não soube informar se a vítima teria inimigos visto que era uma pessoa muito querida por todos. Além de trabalhar no Bradesco, Jether Johan era poeta e já publicou dois livros.
A polícia está investigando o caso.





Polícia

O corpo de Jether Johan Coelho Martins foi encontrado na Vila Kiola com um tiro na nuca


SÃO LUÍS - Jether Johan Coelho Martins, funcionário do banco do Bradesco do João Paulo foi encontrado morto por volta das 2 horas da manhã deste domingo, 7. A vítima foi sequestrada na porta de sua casa por volta das 20h de sábado, 6. Os sequestradores levaram a vítima em seu carro fiesta que foi abandonado depenado e encontrado no bairro do Maiobão. Já o corpo de Jether Johan Coelho Martins foi encontrado na Vila Kiola com um tiro na nuca.

Ainda segundo informações da rádio Mirante AM a filha da vítima estava em casa na hora da ação e viu tudo. A família não soube informar se a vítima teria inimigos visto que era uma pessoa muito querida por todos. Além de trabalhar no Bradesco, Jether Johan era poeta e já publicou dois livros.

A polícia está investigando o caso.

CHEFE DO MENSALÃO LULA PT AGORA VAI SER INVESTIGADO.




Nacional

Ministério Público determina a abertura de inquérito para investigar Lula

O inquérito investigará as acusações do empresário Marcos Valério


Às vésperas de o Supremo Tribunal Federal (STF) publicar o resultado oficial do julgamento do mensalão, o Ministério Público determinou que a Polícia Federal instaure um inquérito para investigar as acusações do empresário Marcos Valério de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se beneficiado do esquema. O pedido de abertura de inquérito foi feito pela Procuradoria da República no Distrito Federal, com base nos depoimentos que o empresário prestou em setembro do ano passado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Apontado como operador do mensalão, Valério foi condenado pelo STF a mais de 40 anos de cadeia. No depoimento sigiloso, afirmou que Lula autorizou a tomada dos empréstimos que financiaram o esquema criminoso de compra de apoio parlamentar. O empresário alegou, ainda, que parte do dinheiro foi utilizada para o pagamento de “despesas pessoais” do petista. Valério teria feito acusações, também, contra o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci.

Em nota, o Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) informa que pediu a apuração de um dos fatos descritos por Valério, em setembro de 2012, quando ele já havia sido condenado pelo Supremo. “O teor específico desse relato já foi divulgado na imprensa. Nele, o empresário afirma que teria sido feito um repasse de US$ 7 milhões por parte de fornecedora da Portugal Telecom em Macau (China), ao Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de contas bancárias no exterior”, destaca o texto do MPF/DF. Na época em que o teor do depoimento foi revelado, Lula classificou as afirmações de Valério de mentirosas.

Inicialmente, coube a Roberto Gurgel avaliar se investigaria as declarações feitas por Marcos Valério. O procurador-geral, no entanto, remeteu as cópias do depoimento à Procuradoria da República em Minas Gerais, onde os procuradores avaliaram que as ações em tramitação na Justiça Federal do Estado não tinham relação com o que foi dito pelo empresário. Assim, o caso foi remetido para o DF, que dará andamento às apurações.

O PMDB APRENDEU O JOGO DE DILMA PT,E FICA COM UM PÉ NA CORVA E O OUTRO NO BURACO EM SÃO PAULO.SE PERDER GANHA DO MESMO JEITO.



"Dilma terá dois palanques em São Paulo", diz Michel Temer

Segundo o vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, o partido terá candidato próprio ao governo do Estado e o favorito é Paulo Skaf

Vasconcelo Quadros - iG São Paulo 
Convencido de que a reprise da aliança nacional do PMDB com o PT “está solidificada” para as eleições de 2014, o vice-presidente da República e presidente nacional do partido, Michel Temer, anuncia que a presidente Dilma Rousseff terá dois palanques em São Paulo. Um deles será o do candidato que o PT escolher. O outro, por decisão irrevogável, será o que for designado pelo PMDB cujo favoritismo é do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.
“O que está definido é que o PMDB terá candidato ao governo de São Paulo em 2014. A presidente Dilma só terá a ganhar. PT e PMDB estão muito próximos e não haverá conflito. As eleições ocorrem em dois turnos. No segundo turno, qualquer que seja o resultado, PMDB e PT estarão juntos de novo”, diz Temer em entrevista exclusiva ao IG .
Antonio Cruz/ABr
Michel Temer (PMDB) diz que vai concentrar energias em São Paulo para enfrentar o PSDB
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deve ser o candidato do PT. Segundo dirigentes petistas, a definição depende apenas de uma definição de Dilma.
Se não for para o segundo turno, o PMDB deverá repetir a estratégia de 2012 quando Gabriel Chalita, derrotado à Prefeitura de São Paulo, foi o primeiro a anunciar o apoio a Fernando Haddad (PT-SP). Mesmo tendo de viajar pelo país ao lado de Dilma, Temer vai concentrar as energias em São Paulo para ajudar no enfrentamento ao PSDB pelo tema mais vulnerável do governo Geraldo Alckmin, a violência urbana e o crescimento do crime organizado. O vice-presidente foi duas vezes secretário de Segurança de São Paulo.
Temer acredita que Chalita, chamuscado pelas denúncias de corrupção, conseguirá se explicar e recuperar a imagem. Mesmo assim, admite que nas atuais circunstâncias, o nome mais forte pelo PMDB paulista é mesmo o de Skaf. Desta vez, o partido está sonhando mais alto e acha que poderá disputar o governo em igualdade de condições. Mas não tem pressa.
“É muito cedo para candidaturas nos Estados”, diz Temer, afirmando que a precipitação da campanha presidencial acabou influenciando o lançamento de candidatos em todo o País. “Anteciparam demais a campanha presidencial. Em Minas, em 2010, definimos o nome de Hélio Costa só em abril, às vésperas da campanha”, lembra.
Para Temer, as chances de o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, sair candidato à presidência em 2014 são hoje de 50%. Mas acredita que as circunstâncias do cenário político jogarão o projeto do PSB ao Palácio do Planalto para 2018. O favoritismo de Dilma e o cacife de Lula, segundo ele, podem demonstrar que o enfrentamento não é viável agora.
“O presidente Lula tem muito prestígio em Pernambuco”, alerta o vice-presidente. Nos cálculos do PMDB boa parte do sucesso de Campos como governador é resultado do enorme volume de recursos que o governo Lula despejou em Pernambuco no primeiro mandato do atual governador. Além do reconhecido prestígio no Nordeste, Lula também é pernambucano, o que tornaria desaconselhável uma disputa que implique no rompimento da aliança atual entre PT e PSB.
Ainda que admita que uma eventual candidatura de Campos possa provocar estragos em outros partidos, Temer garante que, no PMDB, ele só conseguiria votos em Pernambuco por causa da óbvia proximidade com o grupo do senador Jarbas Vasconcelos, um dos “independentes” do partido e crítico ácido do “fisiologismo” atribuído a alas representadas por Temer e pelos senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiro (AL).
O vice-presidente diz que o rótulo de fisiologismo não cabe mais ao PMDB governista que, segundo ele, conquistou espaço e protagonismo correspondentes a deveres e direitos no poder.
“O PT é fisiológico? Não. Venceu e tem o direito de governar. Por que então o PMDB não pode ter posições no governo?”, observa Temer. Segundo ele, o PMDB teve relevância nas eleições de Lula e de Dilma e hoje é um partido mais unido que na época de Ulisses Guimarães.
“Temos 1.035 prefeitos, 8.030 vereadores, os três cargos da linha de sucessão presidencial (a vice-presidência e as presidências do Senado e da Câmara) e apoiamos o governo nas questões sociais. Isso não é fisiologismo. É protagonismo. Temos direito e legitimidade para governar”, afirma.
AE
Dilma Rousseff e Michel Temer
Temer diz que o fato de a presidente Dilma Rousseff ter citado seu nome 18 vezes no discurso que fez durante a última convenção do partido é o maior indicativo de que a chapa de 2014 está consolidada. “É reflexo da unidade e da relevância do PMDB”, afirma o vice, que não vê a possibilidade de surgir novo fato que mude o quadro. Temer não acredita que Lula tenha intenção de voltar à presidência da República e nem vê riscos de crise na economia que possa abalar o prestígio e o favoritismo de Dilma para 2014.
“O pibinho voltará a ser PIB”, afirma o vice-presidente, que aposta num crescimento de 3% na economia em 2013 e na volta do Produto Interno Bruto a patamares consideráveis. “O Brasil terá o PIB que interessa ao povo”, prevê, lembrando que as questões mais importantes para o dia a dia e “vitais” ao corpo humano (“bolso, estômago e coração”) estão sob controle do governo. “Não haverá solavancos”, garante.
O vice- presidente acredita que as recentes pesquisas de opinião demonstram o favoritismo de Dilma para vencer a eleição no primeiro turno. Ele afirma que nesses 18 meses de governo a presidente agregou voto e prestígio ao capital político herdado de Lula e, atualmente, com 79% de aprovação, encontra-se na mesma posição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando este, em 1997, se preparava para disputar as eleições do ano seguinte e venceu no primeiro turno.