segunda-feira, 15 de abril de 2013

PF abre inquérito e apura relação de Lula com mensalão


Nacional

A Polícia Federal abriu ontem inquérito criminal para apurar envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão. É a primeira investigação que tem Lula como um dos alvos no episódio do mensalão. O Supremo Tribunal Federal já julgou as acusações contra 39 réus, mas Lula era apenas testemunha no processo. A nova investigação foi aberta por determinação do Ministério Público Federal do Distrito Federal, a partir do depoimento prestado por Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão por ser o operador do mensalão. Em depoimento à Procuradoria Geral da República, em setembro de 2012, Valério disse que Lula negociou pessoalmente com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, repasse de recursos para o PT. O inquérito deriva de um dos seis procedimentos preliminares abertos pela Procuradoria para apurar as novas denúncias de Marcos Valério.
Após a divulgação do teor do depoimento, Lula classificou as declarações como mentirosas. Na mesma época, Palocci disse, por meio de sua assessoria, que os fatos relatados por Valério 'jamais existiram'. Miguel Horta declarou, em nota, que não teve 'qualquer ligação' com o processo do mensalão. A PF tem 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para finalizar a investigação.
Réus do mensalão recorreram mais uma vez ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir acesso aos votos escritos dos ministros antes da publicação do acórdão do julgamento. Eles argumentam que não haverá tempo hábil para ler todo o documento - que, estima-se, terá 10 mil páginas - a fim de apresentar os recursos no prazo legal de cinco dias. O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, já negou o pedido diversas vezes. E ainda não levou a petição ao plenário da Corte, como pediram os condenados. No recurso, os advogados criticaram Barbosa por 'abuso e descontrole'.
(O Globo)

Maranhense morto após acidente no RJ chegará nesta segunda a Caxias



Allyson Medeiros estava no ônibus que caiu de um viaduto, dia 2 de abril


O corpo do maranhense Allyson Regis Sousa Medeiros, de 24 anos, uma das vítimas do acidente do ônibus que caiu do Viaduto Brigadeiro Trompowki, no Rio de Janeiro, deve chegar a Caxias, na noite desta segunda-feira (15). Alanesa Medeiros, irmã da vítima, confirmou ao G1, que o voo trazendo o corpo do irmão, morto neste sábado (13) está previsto para chegar a Teresina por volta das 18h30.

Alanessa adiantou também que a família pediu ajuda à polícia do Maranhão para agilizar o processo de liberação do corpo do irmão. “A gente estava com muita burocracia para liberar o corpo. Foi então que procuramos a Superintendência de Polícia para nos ajudar. Graças a Deus esta parte está resolvida. Minha mãe está muito abalada e é meu pai quem está resolvendo tudo por lá, com um tio meu. Eu estou aqui em Caxias, resolvendo as questões do funeral do meu irmão”, contou ao G1.

Allyson Medeiros, que era formado em física pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), saiu de Caxias, a 360 km de São Luís, em novembro do ano passado para estudar no Rio de Janeiro. Em dois de abril, um dia pós ter começado a fazer o curso de astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o ônibus em que ele vinha da universidade caiu do Viaduto Brigadeiro, na pista da Avenida Brasil.

O rapaz foi internado em estado grave e ele respirava com ajuda de aparelhos e mesmo com a recuperação lenta, ele chegou a melhorar. “Nós fomos pegos de surpresa, uma vez que os médicos sempre disseram que o quadro dele era estável. Mesmo lentamente ele estava melhorando”, lamentou Alanessa.

De Teresina, os pais de Allyson e um tio do jovem, que estão no Rio de Janeiro, seguirão de carro com o corpo do jovem maranhense para cidade de Caxias onde acontecerá o velório e sepultamento.

Menino morre afogado no Rio Pindaré, em Pindaré Mirim



Criança brincava na beira do rio e acabou caindo na água.
Equipe de salva-vidas e voluntários ajudaram na busca pelo corpo.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

No fim de semana, um menino de sete anos morreu afogado no município de Pindaré Mirim. A criança, que era de Santa Inês, brincava na beira do Rio Pindaré.
Segundo testmunhas, o pai da criança estava pescando próximo ao local, mas por um momento de distração, a criança acabou caindo na água.

As buscas foram feitas por pessoas que estavam no local, e uma equipe salva-vidas, após uma hora de procura, o corpo do menino foi localizado
.

Campanha de vacinação contra gripe inicia hoje em 65 mil postos pelo país



Ministério da Saúde vai distribuir 43 milhões de doses de vacina.
Público-alvo inclui gestantes, idosos com 60 anos ou mais e indígenas.

Do G1, em São Paulo

Idoso é vacinado contra gripe em posto de saúde de Brasília neste sábado (Foto: Agência Brasil)Foto de arquivo mostra idoso sendo vacinado contra
gripe em posto de saúde (Foto: Agência Brasil)
A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril, oferecerá imunização gratuita em 65 mil postos de saúde de todo o país, segundo o Ministério da Saúde.
Em sua 15ª edição, a campanha tem como público-alvo gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a dois anos. Doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem receber  a vacina.
Neste ano, vão ser distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que protegem contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o ministério.
O objetivo, segundo nota divulgada pela pasta, é vacinar cerca de 32 milhões de pessoas pertencentes ao público-alvo. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, o que representou 86,3% do público previsto no ano passado.
"A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem tratamento", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota oficial.
Com a inclusão de novos grupos na campanha de vacinação, o número de pessoas consideradas público-alvo deve aumentar em 30%, saltando de 30 milhões para 39,2 milhões neste ano, diz a pasta.
Padilha ressalta que o governo federal quer estimular estados e municípios a terem uma estratégia de busca ativa das pessoas que pertencem ao grupo que pode ser vacinado. Há, inclusive, equipes que irão a abrigos atrás de idosos que podem receber a vacina, disse Padilha recentemente.
No chamado "Dia D" da campanha – uma mobilização nacional prevista para o dia 20 de abril –, o ministro deve visitar Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
Novidade
A novidade de 2013 é que os doentes crônicos terão acesso ampliado a todos os postos de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries). Para isso, é preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.
Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão inscritos. Caso a unidade de saúde que oferece atendimento regular não tenha um posto de vacinação, a pessoa deve solicitar uma prescrição médica.
Os pacientes da rede privada ou conveniada também devem ter prescrição médica e apresentá-la nos postos durante a campanha.
DOENÇAS CRÔNICAS COM INDICAÇÃO PARA VACINA DA GRIPE
Doença respiratóriaasma moderada ou grave (em uso de corticoide), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, bronquioectasia, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças prematuras com doença pulmonar crônica
Doença cardíacaHipertensão arterial sistêmica com doença associada (comorbidade), doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca
Doença renalPacientes em diálise, doença renal nos estágios 3, 4 e 5, e síndrome nefrótica
Doença do fígadoHepatite crônica, cirrose e obstrução (atresia) biliar
Doença neurológicaacidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, esclerose múltipla, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular,
e deficiência neurológica grave
DiabetesTipos 1 e 2 em uso de remédios
ImunossupressãoBaixa imunidade congênita ou adquirida
por doenças ou medicamentos
Obesidade mórbidaGrau 3 (IMC igual ou acima de 40)
TransplantesDe medula óssea e órgãos sólidos
Sudeste
A região Sudeste, a mais populosa do Brasil, receberá 18,6 milhões de doses da vacina – só o estado de São Paulo ficará com 9,7 milhões.
Além de distribuir as doses, que custarão R$ 331 milhões, a pasta informou que repassará R$ 24,7 milhões a estados e municípios para que eles mobilizem a população e preparem as equipes de saúde da família. Segundo o ministério, a campanha terá a participação de 240 mil pessoas.
Não causa gripe
O ministro Padilha esclareceu que o vírus usado na vacina é inativo e, por isso, não causa gripe. Ele ponderou, porém, que, ao se vacinar, a pessoa pode pegar outros tipos de vírus capazes de provocar um resfriado ou uma gripe mais fraca. Existe, ainda, a possibilidade de o indivíduo se vacinar no momento em que já se contaminou com o vírus, aí a dose não terá efeito.

"Por isso, é muito importante aproveitar a campanha, que é um período em que ainda não aumentou muito a circulação do vírus da gripe do país", afirmou ele recentemente.
Dúvidas comuns
Veja as perguntas mais comuns sobre a vacina e sobre a gripe. As informações são do Ministério da Saúde e da diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Helena Sato.
1) Por que o Ministério da Saúde priorizou esses oito grupos?
Estudos indicam que alguns grupos da população, principalmente idosos, grávidas e crianças pequenas, correm mais risco de ter complicações em decorrência da gripe, como pneumonia, e morrer pela doença.
2) Quem se vacinou no ano passado precisa tomar a dose novamente?
Sim, já que a imunidade contra a gripe dura até um ano após a aplicação da vacina. E também porque sua composição é feita conforme os vírus que mais circularam no ano anterior.
3) O que é influenza?
influenza é o nome científico do vírus da gripe. É uma infecção viral aguda que atinge o sistema respiratório. É de alta transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, comuns no outono e no inverno.
4) Gripe e resfriado são a mesma coisa?
Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelos vírus influenza (A, B ou C). O resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado por um rinovírus (com seus vários tipos).
Os sintomas da gripe muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores (congestão nasal e coriza), tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dor de cabeça e no corpo. Mas, enquanto a gripe pode deixar a pessoa de cama, o resfriado geralmente não passa de tosse e coriza.
5) Quais os meios de transmissão dos vírus da gripe e do resfriado?
A transmissão ocorre quando as secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada são transmitidas para outra por meio da fala, da tosse, do espirro ou pelo toque, levando o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz do receptor.
6) A vacina contra a gripe imuniza contra o resfriado?
Não. A vacina contra a gripe protege apenas contra os três principais vírus influenza que estão circulando no país.
7) A dose tem alguma contraindicação?
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, isto é, entre aqueles que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de comer ovo. Esse tipo de alergia é bastante rara. A vacina também é contraindicada a quem já teve reações adversas a doses anteriores a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomenda-se passar por avaliação médica para saber se pode ou não tomar a vacina.
8) A vacina pode me causar gripe?
Não, isso é um mito. A vacina contra influenza contém vírus mortos ou apenas pedaços dele que não conseguem causar gripe. Na época em que a vacina é aplicada, circulam vários vírus respiratórios, que podem não ser os contidos na vacina para a gripe, e as pessoas podem ser infectadas por eles. Além disso, é possível pegar um resfriado.
9) Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses.
10) Fora do período da campanha é possível me vacinar?
Não pelo SUS. Depois da campanha, só serão vacinados os presidiários e indivíduos que apresentem problemas de saúde específicos. Clínicas as privadas poderão oferecer a vacina a toda população – inclusive para quem não faz parte do grupo prioritário – desde que as doses compradas estejam registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
11) A vacina contra a gripe tem o mesmo efeito de um antigripal?
Não. A vacina previne contra a gripe, e o antigripal é um medicamento usado para reduzir os efeitos causados pela doença.
12) Pessoas com doenças crônicas podem se vacinar?
Sim, mas com apresentação de receita médica. Em alguns casos, como os de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável passar por uma avaliação médica antes da vacinação.
13) É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?
Não, mas o documento é necessário para atualizar outras vacinas do calendário anual. Para quem não apresentar a caderneta no momento da aplicação da dose, será feito outro cartão para o registro, que deve ser guardado para comprovar o histórico vacinal.
14) Pessoas que tomam corticoide podem ser vacinadas?
Sim, o uso não impede a imunização.
15) Quanto tempo após a vacinação eu posso doar sangue?
Uma portaria do Ministério da Saúde publicada em 2011 declarou que o doador fica inapto para doar sangue pelo período de um mês a partir da data em que foi vacinado contra o vírus da gripe. Depois desse prazo, está liberado
.

Evangelho quotidiano

Segunda-feira, dia 15 de Abril de 2013
Segunda-feira da 3ª semana da Páscoa

Santas Anastácia e Basilissa, mártires, +68



Comentário ao Evangelho do dia feito por 
São João Crisóstomo : «O alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará»

Leituras

Actos 6,8-15.


Naqueles dias, cheio de graça e força, Estêvão fazia extraordinários milagres e prodígios entre o povo. 
Ora, alguns membros da sinagoga, chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da Ásia, vieram para discutir com Estêvão; 
mas era-lhes impossível resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 
Subornaram, então, uns homens para dizerem: «Ouvimo-lo proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.» 
Provocaram, assim, a ira do povo, dos anciãos e dos escribas; depois, surgindo-lhe na frente, arrebataram-no e levaram-no ao Sinédrio. 
Aí, apresentaram falsas testemunhas que declararam: «Este homem não cessa de falar contra este Lugar Santo e contra a Lei, 
pois ouvimo-lo afirmar que Jesus, o Nazareno, destruiria este lugar e mudaria as regras que Moisés nos legou.» 
Todos os membros do Sinédrio tinham os olhos fixos nele e viram que o seu rosto era como o rosto de um Anjo. 


João 6,22-29.


Depois de Jesus ter saciado os cinco mil homens, os seus discípulos viram-n'O a caminhar sobre as águas. No dia seguinte, a multidão que ficara do outro lado do lago reparou que ali não estivera mais do que um barco, e que Jesus não tinha entrado no barco com os seus discípulos, mas que estes tinham partido sozinhos. 
Entretanto, chegaram outros barcos de Tiberíades até ao lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças. 
Quando viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, a multidão subiu para os barcos e foi para Cafarnaúm à procura de Jesus. 
Ao encontrá-lo no outro lado do lago, perguntaram-lhe: «Rabi, quando chegaste cá?» 
Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-me, não por terdes visto sinais miraculosos, mas porque comestes dos pães e vos saciastes. 
Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará; pois a este é que Deus, o Pai, confirma com o seu selo.» 
Disseram-lhe, então: «Que havemos nós de fazer para realizar as obras de Deus?» 
Jesus respondeu-lhes: «A obra de Deus é esta: crer naquele que Ele enviou.» 


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por 

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de Mateus, nº 82, 5

«O alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará»

Os judeus comiam a refeição da Páscoa em pé, com as sandálias nos pés e o
cajado na mão; comiam-na à pressa (cf Ex 12,11). Tu ainda tens mais razão
para te manteres vigilante! Eles apressavam-se para partir para a Terra
Prometida e comportavam-se como viajantes; tu encaminhas-te para o céu. É
por isso que temos de estar sempre em guarda. [...] Os inimigos de Cristo
bateram no Seu santíssimo corpo sem saberem o que faziam (cf Lc 23,34); e
tu recebê-Lo-ias com a alma impura depois de tantos benefícios que Ele te
fez? Pois Ele não Se contentou em Se fazer homem, em ser flagelado e morto;
no Seu amor, quis também unir-Se a nós, identificar-Se connosco não apenas
pela fé, mas realmente, pela participação no Seu próprio corpo. [...]


Considera a honra que recebes e a que mesa és conviva. Aquele que os anjos
não vêem sem tremer, Aquele para Quem não ousam sequer olhar sem temor por
causa do esplendor da glória que Lhe irradia da face, é Desse que fazemos
nosso alimento, tornando-nos um só corpo e uma só carne com Ele. «Quem
poderá contar as obras do Senhor e anunciar todos os Seus louvores?» (Sl
106,2) Que pastor alguma vez alimentou as suas ovelhas com a sua própria
carne? [...] Acontece muitas vezes as mães confiarem os filhos a amas.
Cristo não faz isso; Ele alimenta-nos com o Seu próprio sangue, torna-nos
um só corpo com Ele.