quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fusão é aprovada e JBS e Bertin formam maior companhia de carnes do mundo


Economia

Quarta-feira, 17/04/2013
MERCADODiminuir letra
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira a fusão do grupo JBS e Bertin, criando a maior empresa de carnes do mundo. Além disso, as empresas tiveram permissão para compra de outras 11 plantas de frigoríficos.
Para que não haja concentração de mercado em relação ao abate e comércio de carne, as empresas terão de informar o Cade pelos próximos 30 meses todas as alterações feitas nos atuais empreendimentos ou qualquer novo investimento, mesmo que seja nas plantas que estão inativas.
Não será necessário, entretanto, que as empresas tenham de vender suas unidades de abate, como chegou a ser considerado pela antiga Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) no ano passado. A operação de fusão entre JBS e Bertin foi anunciada em setembro de 2010.
Durante discussão do conselho, foi apontado que a maior concentração, pós-fusão, no país ocorre no Estado do Mato Grosso, onde as empresas juntas ocupam 50% do mercado. O Estado é responsável por 13% da criação nacional de gado e por 30% dos abates realizados em 2011.
O Cade também aplicou multa de R$ 7,4 milhões em multa às empresas, pela não notificação de operações/aquisições realizadas no decorrer do processo.
Francisco de Assis e Silva, diretor de relações institucionais da JBS, informou que a empresa considera a multa "pesada", mas que não entrará com recurso. Entretanto, deve pedir ao Cade que esse valor seja parcelado.

STF diz que Fux julgou ações de escritório de amigo por 'falha'



Quarta-feira, 17/04/2013
MINISTRO


Segundo o tribunal, Fux enviou um documento em 2011 informando seu impedimento, por razões de foro íntimo, para julgar processos do escritório
O STF (Supremo Tribunal Federal) divulgou nota nesta quarta-feira para informar que uma falha na distribuição fez com que o ministro Luiz Fux relatasse três processos patrocinados pelo escritório em que a sua filha trabalha.
A advogada Marianna Fux atua no escritório do advogado Sérgio Bermudes, que também é amigo do ministro.
Segundo o tribunal, Fux enviou um documento em 2011 informando seu impedimento, por razões de foro íntimo, para julgar processos do escritório.
"A iniciativa teve como finalidade impedir a distribuição de processos e a participação em julgamento de feitos judiciais patrocinados por essa parte", informa nota divulgada nesta quarta-feira (17) pelo tribunal.
No entanto, segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" de hoje, o ministro relatou processos de advogados pelo escritório e participou de julgamento de pelo menos outros três de interesse do advogado.
"A observância desses impedimentos por ocasião da distribuição dos processos seria de responsabilidade da secretaria, gabinete e assessoria dos ministros. A eventual participação do ministro Fux em processos patrocinados pelo escritório Sérgio Bermudes decorreu de falha nesse sistema de verificação que não indicou o impedimento comunicado", afirma o STF.
Segundo o comunicado, "trata-se de falha operacional que será prontamente solucionada com a adoção de novos mecanismos de controle".
"O Supremo Tribunal Federal manifesta a sua total confiança na lisura dos julgados levados a efeito pelo ministro Luiz Fux", diz o comunicado do STF.
Em um dos processos, revelado pela Folha
Fux é relator de um importante caso tributário que tem Bermudes como representante de uma das partes. O processo sob relatoria do ministro diz respeito a um recurso sobre cobrança dupla do imposto estadual ICMS nas compras feitas pela internet.
O caso em questão envolve, de um lado, o Estado de Sergipe e, do outro, a empresa B2W (que reúne sites como Americanas.com, Submarino e Shoptime), representada pelo amigo.
Em novembro do ano passado, Fux proferiu um voto no sistema interno do tribunal reconhecendo a repercussão geral do caso, transformando-o em um recurso que, apesar de tratar de um caso específico de Sergipe, terá efeitos genéricos para todo o Judiciário. O processo ainda não foi julgado e o STF afirmou que será redistribuído.
Os processos revelados pelo jornal "O Estado de S. Paulo" têm como advogado principal o próprio Sérgio Bermudes. Em dois desses julgamentos, na 2ª Turma do STF, Fux acompanhou o voto dos ministros em favor dos interesses defendidos por Bermudes. Em outras duas ocasiões as decisões foram contrárias aos interesses dos clientes do advogado.

Bacabal amanhece de Luto



Um dia antes de completar 93 anos a cidade de Bacabal foi abalada com um acidente entre dois ônibus  matando 03 pessoas e deixando diversas feridas em estado grave. Veja abaixo mais detalhes no Blog do Louremar Fernandes.
Acidente com mortes na BR 316
acidente bacabal
Estado em que ficou o micro-ônibus da empresa Neto Turismo, de Bacabal. Foto: Lunno Alexandre
Por volta das 21h30 da noite desta terça-feira, um micro-ônibus e um ônibus se chocaram de frente, na BR 316, na entrada da cidade de Bacabal.
mortos
Foto do mortos no pronto-socorro municipal
Foto: Louremar Fernandes
Há um grande número de vítimas, inclusive fatais. As ambulâncias de Bacabal não foram suficiente s para o transporte das vítimas e  foram recrutadas ambulâncias de cidades vizinhas
Três mortes foram confirmadas até o momento. Uma mulher e dois homens. Um dos homens chegou com vida ao pronto-socorro. Como é de praxe em casos graves que chegam ao pronto-socorro de Bacabal, o paciente foi encaminhado para o hospital geral de Alto Alegre, mas não resistiu aos traumatismos e morreu antes de atravessar a ponte sobre o Rio Mearim, na saída de Bacabal. Não há confirmação de nomes das vítimas fatais até o momento.
Dentre as vítimas fora de perigo, estão pessoas conhecidas na região, como senhora Elinagela, esposa do secretário de Saúde de Bom Lugar e Raimundo Martins,  irmão do vereador Erivelton de Bacabal.

Novo subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos



Posse Joaquim Lobato 01São Luis – A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha,deu posse na manhã desta terça-feira, 16, ao novo subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, o procurador de justiçaJoaquim de Lobato Carvalho. Ele substitui seu colega Suvamy Vivekananda Meireles, que assumiu ontem o cargo de corregedor-geral do Ministério Público do Maranhão.
O ato foi acompanhado pelos promotores de justiça Sirlei Castro Aires Rodrigues, chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, e Emmanuel Guterres Soares, que integra a Assessoria da PGJ, além da procuradora de justiça Sandra Alves Elouf.
Regina Rocha esclareceu que a nomeação de Lobato se dá em razão do seu comprometimento com a instituição. “Ele sem dúvida irá somar com a administração superior, com sua serenidade e experiência”, destacou.
Joaquim Lobato agradeceu a confiança da procuradora-geral e disse que irá se empenhar para corresponder à expectativa. Para tanto, afirmou que se apoiará nos 30 anos de atividade como membro do Ministério Público do Maranhão, sendo 27 como promotor e três como procurador de justiça.
A chefe de gabinete da PGJ garantiu o apoio do setor ao subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, assegurando-lhe a colaboração necessária, para que seja bem-sucedido na nova missão. Emmanuel Soares se manifestou no mesmo sentido e garantiu que a Assessoria estará à disposição de Joaquim Lobato para apoiá-lo.
Fonte/MPMA
Redação/José Luís Diniz

Assassinatos de policiais na Grande Belém preocupam a categoria



Sargento da PM morto no último sábado é o 12º somente em 2013.
Número de mortes de policiais militares no estado só aumenta desde 2011.

Do G1 PA

A morte de mais um policial no último fim de semana, na região metropolitana deBelém, reacende a discussão sobre a violência urbana enfrentada pela categoria. Um sargento da Polícia Militar (PM) foi velado na última segunda-feira (15) por amigos e parentes, que lamentaram o caso. Josenilson Silva foi morto em frente a casa em que morava no bairro de Val-de-Cans, em Belém.
Para Francisco Xavier, da Associação dos Policiais Militares, a situação dos PM's é alarmante. "Os policiais não tem outra alternativa senão reagir quando são abordados por bandidos fora do horário de trabalho. Toda vez que o bandido reconhece que é o PM, ele pega e mata o PM, não perdoa", conta.
A associação afirma ainda que o efetivo de policiais militares no estado não é suficiente para atender à população. São pouco mais de 14 mil enquanto para eles o ideal seria de pelo menos o dobro. Eles se baseiam em dados da Organização das Nações Unidades (ONU), que afirma que deveria existir um policial para cada 250 habitantes.
Mas o Comando Geral da Polícia Militar contesta esses números e afirma que a ONU não leva em consideração as peculiaridades do estado e que é possível fazer a segurança com o efetivo atual.
"Nós estamos estudando, fazendo as projeções dentro das realidades que nós enfrentamos tanto em Belém capital e região metropolitana quanto nas demais regiões do estado. Então é esse o projeto atual nosso, considerando inclusive o quantitativo de concursos públicos que devem agregar até o final de 2017, 2018, mais 4 mil policiais ingressados", pontua o major Leno Carmo.
A Corregedoria da Polícia abriu inquérito para apurar a morte do 3° sargento Josenilson Silva, de 45 anos, baleado no último sábado (13). Imagens do circuito de segurança na rua da vítima mostram quando os bandidos passam de bicicleta e a abordagem ao policial. Houve troca de tiros e o policial foi atingido. Apesar de ter sido baleado, ele consegue reagir. Os bandidos fogem e um deles é baleado.
Josenilson é o 12º policial morto somente nos quatro primeiros meses de 2013. No ano passado, 32 policiais morreram fora do horário de trabalho, 10 a mais que em 2011.
Para o especialista em segurança Raul Navegantes, um dos motivos de tantas mortes de policiais é o fato dos bandidos serem cada dia mais jovens. "A polícia é o alvo eventual e frequente dos traficantes que, sem temer as consequências, vivendo o hoje e o agora, não vacilam em atingir, matar o policial, e a sociedade se vê desarmada nesse mundo de tráfico e mortandade em que vivemos", comenta.
Entenda o caso
O policial militar Josenilson Silva Pinto morreu neste domingo (14) após ser baleado durante uma tentativa de assalto no bairro do Marex, em Belém. O corpo do PM foi velado na noite do último domingo (14), em uma funerária particular localizada na travessa Lomas Valentina.
O crime ocorreu na noite de sábado (13). O PM reagiu ao assalto e baleou dois suspeitos. Um deles morreu no local. Segundo a polícia, Josenilson faleceu em um hospital particular, localizado no bairro da Pedreira, para onde foi encaminhado após ser atingido por um tiro no abdômen.

Mágico do Rio que ofendeu criança em vídeo será intimado a depor



Delegado também quer ouvir madrasta de menino novamente.
'Me processa, parceiro', disse Rodrigo Valadares em vídeo.

Lívia Torres e Priscilla SouzaDo G1 Rio

O delegado José Otílio Bezerra, titular da 37ª DP (Ilha), vai intimar o mágico Rodrigo Valadares a depor nesta quarta-feira (17). Rodrigo é acusado por Tathiane Cristine Pereira de agredir verbalmente seu enteado de 6 anos, em uma festa promovida por ela, na frente de toda a plateia que assistia ao show, e que era composta também por pelo menos outras cinco crianças.
“Vou intimar o Rodrigo amanhã [quarta] e ele deve vir depor na quinta ou na sexta-feira. Também pedi para que a Tathiane venha à delegacia para contar melhor a história que está muito sucinta, preciso de complementos e preciso saber porque isto demorou a ser divulgado. O que posso adiantar é que a ficha do mágico é limpa. Pode ser que agora, depois dessa divulgação, apareçam novas histórias contra ele”, disse o delegado.
Procurado pelo G1, Rodrigo Valadares não retornou as ligações até a última atualização desta reportagem. Tathiane disse que ninguém a procurou para pedir desculpas nesta terça-feira (16) e que entrará até sexta com um processo contra o mágico.

Vídeo tem 120 mil visualizações
Além de registrar a ocorrência na delegacia, Tathiane publicou o vídeo de 2 minutos e 34 segundos na web (assista no YouTube) no dia 11 de abril e o compartilhou em redes sociais. Menos de uma semana de exposição na internet foi o suficiente para que os 12 segundos de descontrole do mágico resultassem em mais de 250 comentários de pessoas chocadas com a atitude de Rodrigo Valadares. Até noite de terça, o vídeo havia tido quase 120 mil visualizações.
Você nunca vai imaginar que num show de mágica alguém vá fazer isso com seu filho"
Tathiane Passos, madrasta
“Você nunca vai imaginar que num show de mágica alguém vá fazer isso com o seu filho. Porque nós convivemos há quatro anos e ele é como um filho para mim. Eu fiquei revoltada. Toda nossa família está abalada”, disse a organizadora de eventos.

Gritos e palavrões
No vídeo, o mágico Valadares pede a uma mulher da plateia que o ajude em um truque com cartas, que ele chama de “premonição”. A jovem levanta e vai até o mágico, que prossegue com o show.

Aos 2 minutos e 13 segundos, o menino de 6 anos, que está na plateia, tenta pegar a irmã de dois anos. Incomodado com o “barulho” causado pelas crianças, o mágico dispara dois palavrões. Depois, ele se aproxima do menino, demonstrando irritação, e grita no ouvido da criança outro palavrão, seguido de: “Moleque! Senta aí!”. Assustado, o menino reage, respondendo: “Ela é minha irmã, seu bobo!”. Enquanto o menino sai, o mágico sorri e diz para o público: “Psicologia infantil! Sempre funciona”.

Enquanto algumas pessoas riem, é possível ouvir a voz de um homem reclamando da atitude do mágico, que responde ironicamente: “Me processa, parceiro. Fica à vontade. Não tô nem aí”. A sugestão de reportagem foi enviada para o VC no G1.

Caso veio à tona 2 meses depois
O evento aconteceu no dia 2 de fevereiro em uma casa de festas na Ilha, mas Tathiane e o marido, pai das crianças, souberam das agressões apenas dois meses depois, quando tiveram acesso a um trecho da filmagem da festa.

“Tinha dois ambientes na festa. Nossa família estava num ambiente e o show de mágica acontecia no outro, mas as crianças pediram para ver a apresentação. Deixei as crianças lá, sentadinhas, e não vimos o que aconteceu. Só soubemos que algo de errado havia acontecido, quando a irmã do mágico veio me pedir desculpas pelo comportamento dele”, contou Tathiane, acrescentando que a mãe do mágico – que era a anfitriã da festa – também se desculpou com a família através de uma rede social.
Tathiane e o enteado, agredido verbalmente por mágico. (Foto: Arquivo Pessoal)Tathiane e o enteado, agredido verbalmente por mágico. (Foto: Arquivo Pessoal)
Com as imagens em mãos, a família, que mora em Olaria, no Súburbio, procurou a 22ª DP (Penha). No entanto, o caso foi remetido à delegacia da área onde ocorreu: a 37ª DP (Ilha). O registro foi feito com base no artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente: “Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento”. A pena prevista é de seis meses a dois anos de detenção.

“Ele grita palavrões, não pode tratar uma criança assim. Tem que respeitar. É um constrangimento à criança e ele vai responder pela infração a esse artigo do ECA porque eu vou remeter o caso à Justiça”, afirmou ao G1 o titular da 37ª DP (Ilha), José Otílio Bezerra.

Família vai entrar na Justiça
A mãe do menino, Camila Marques, contou que, desde o dia da festa, ele se recusa a falar sobre o que aconteceu. Ela é advogada e afirmou que pretende processar Rodrigo Valadares também na área cível.

“A atitude desse mágico foi descabida. Ele vive disso [mágica] e não merece. É uma humilhação para a criança, um trauma, e ele, certamente, já deve ter feito isso outras vezes. Não queremos dinheiro, mas que ele nunca mais faça isso com ninguém”, disse Camila, acrescentando que, ainda nesta semana, deve entrar com uma ação indenizatória.
É lamentável. Vamos consultar o jurídico e cassar o registro desse mágico"
Jorge Coutinho, presidente do Sated-RJ
Não foi a primeira vez
O Sindicato de Artistas e Técnicos de Espetáculos do Rio de Janeiro(Sated-RJ) informou que já havia recebido uma reclamação, em outubro de 2012, em relação ao comportamento de Rodrigo Valadares. Segundo a entidade, o mágico foi contratado para animar uma festa e a madrinha da aniversariante relatou ter sido alvo de piadas de mau gosto feitas por ele.

Ainda segundo o sindicato, Rodrigo Valadares teve o registro profissional concedido em 2007, depois de uma ex-diretora da entidade atestar sua capacidade – processo considerado normal, já que, nestes casos, os artistas precisam passar por testes de habilidade.

No entanto, de acordo com o sindicato, ele não poderia estar exercendo a função desde 2009, quando foi desligado dos quadros do Sated-RJ por estar inadimplente com a contribuição sindical. Depois de assistir ao vídeo, a pedido do G1, o presidente da entidade, Jorge Coutinho, lamentou o fato e disse que o mágico terá o registro cassado.

“É lamentável esse caso. Nós fazemos um apelo para que, numa situação como essa, as pessoas não só denunciem à polícia, mas também ao sindicato para que tenhamos conhecimento. Vamos consultar o jurídico e cassar o registro desse mágico porque ele não pode fazer uma coisa dessas e não representa a categoria”, disse o ator.
Shows para crianças
Em sua página a internet, Rodrigo Valadares diz que faz shows para adultos, crianças e empresas, levando a arte da mágica para que as pessoas “acreditem em seus sonhos”. No último parágrafo de sua apresentação pessoal, diz o texto: “Com isso, o mágico Valadares tem se destacado no mercado onde atua, pois acredita que trabalhando com seriedade, dignidade e responsabilidade os caminhos que levam aos objetivos finais se encurtarão”. 

Procurado pelo G1, o presidente do Círculo Brasileiro de Ilusionismo, Mauro Cataldi, confirmou que Valadares recebeu certificado da entidade, mas não comentou o caso porque disse que ainda não tinha visto o vídeo.

O ator e mágico profissional, Nizo Neto, filho do humorista Chico Anysio, foi diretor do Círculo Brasileiro de Ilusionismo por dois anos e considerou o caso “absurdo”. “O público é sagrado e deve ser tratado com o maior respeito. Nada justifica essa atitude com uma criança. O comportamento foi totalmente inapropriado, absurdo.”

Evangelho quotidiano

Quarta-feira, dia 17 de Abril de 2013
Quarta-feira da 3ª semana da Páscoa

Beata Maria Ana de Jesus, virgem, +1624,  Beata Catarina Tekakwitha, índia, mártir, +1680



Comentário ao Evangelho do dia feito por 
Beata Teresa de Calcutá : «Eu sou o pão da vida»

Leituras

Actos 8,1b-8.


No mesmo dia, uma terrível perseguição caiu sobre a igreja de Jerusalém. À excepção dos Apóstolos, todos se dispersaram pelas terras da Judeia e da Samaria. 
Entretanto, homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grandes lamentações. 
Quanto a Saulo, devastava a Igreja: ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e entregava-os à prisão. 
Os que tinham sido dispersos foram de aldeia em aldeia, anunciando a palavra da Boa-Nova. 
Foi assim que Filipe desceu a uma cidade da Samaria e aí começou a pregar Cristo. 
Ao ouvi-lo falar e ao vê-lo realizar milagres, as multidões aderiam unanimemente à pregação de Filipe. 
De facto, de muitos possessos saíam espíritos malignos, soltando grandes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. 
E houve grande alegria naquela cidade. 


João 6,35-40.


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede. 
Mas já vo-lo disse: vós vistes-me e não credes. 
Todos os que o Pai me dá virão a mim; e quem vier a mim Eu não o rejeitarei, 
porque desci do Céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 
E a vontade daquele que me enviou é esta: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas o ressuscite no último dia. 
Esta é, pois, a vontade do meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.» 


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por 

Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade 
Carta a um sacerdote, 17/02/1978, in «Vem, sê a minha luz»

«Eu sou o pão da vida»

Pediu para passar três meses a sós com Jesus [em retiro]; e parece-me bem.
Mas, se durante esse período a fome de Jesus no coração dos membros do Seu
povo for maior que a sua, não deve permanecer a sós com Jesus; deve
permitir que Jesus o transforme em pão, para ser comido por aqueles que o
procuram. Permita que as pessoas o devorem; proclame Jesus através da
palavra e da presença. [...] Nem Deus podia dar maior prova de amor do que
dar-Se como Pão de vida – para ser partido, para ser comigo, a fim de que
possamos comê-Lo e viver, de que possamos comê-Lo e satisfazer a nossa fome
de amor.E contudo, Ele não está satisfeito, porque também Ele tem fome de
amor. Por isso, tomou a vez do que tem fome, do que tem sede, do nu e do
que não tem casa, e não deixa de clamar: «Tive fome, estive nu, não tinha
onde morar. Foi a Mim que o fizestes» (Mt 25, 40). O Pão da Vida e o
faminto, mas um único amor: só Jesus.