segunda-feira, 22 de abril de 2013

BURITICUPU PREFEITO ZÉ GOMES 100 DIAS DE GOVERNO.



Prefeito de Buriticupu Zé Gomes
Na manhã desta segunda-feira (22/04) o prefeito municipal de Buriticupu Zé Gomes concedeu entrevista ao radialista L.Silva , no momento estavão presentes os secretários de saúde , educação e administração .
Primeiramente o gestor deu um bom dia a todos e agradeceu aos vereadores , servidores e a população em geral que acredita em seu governo , e que esta o ajudando com opiniões e criticas construtivas .
Em seguida o prefeito reforçou que encontrou o município em um estado , em que tinha tudo pra dar errado , ou seja , ele citou que o prefeito anterior deixou varias dividas : 4 milhões de folha de pagamento , dividas com a previdência , tanto própria  mais de 5 milhões e mais de 30 milhões como a previdência federal , Cemar , entre outras .
Na questão da educação o gestor disse : “ Estou empenhado em recuperar a maioria das escolas , pois encontramos muitas sucateadas, sem bebedores, botijão de gás , fogão , iluminação e carteiras .
Em relação ao dialogo Zé Gomes disse que seu governo esta sendo democrático , onde os seguimentos da sociedade civil tem liberdade , inclusive citando que vários seguimentos estão dentro dos conselhos municipais .
Em seguida o prefeito falou da questão do emprego , dizendo que esta buscando a qualificação dos munícipes , oferecendo por meio das secretarias de cultura e ação social cursos como pedreiro , carpinteiro , pintura e culinária .
Reafirmou que as casas populares que estão sendo construídas serão realmente para pessoas que moram em área de risco e possuem baixa renda , afirmando que elas não serão distribuídas por eleitor ter votado em candidato A ou B .
Zé Gomes na entrevista citou o pagamento dos funcionários referente ao mês de dezembro e disse que todos que realmente trabalharam irão receber , disse que não realizou o pagamento anteriormente como prometido por que a promotoria o alertou sobre a prestação de contas , pois iria ser usado verba de 2013 para pagar salario referente ao ano de 2012 .
Logo em seguida falou de ações envolvendo reformulação de estradas vicinais , fornecimento de água , lazer e pra finalizar pediu para que a população continue acreditando em seu governo .

Missa homenageia o jornalista Décio Sá, assassinado há um ano



Uma missa celebrada ontem na Igreja da Sé, na Praça Dom Pedro II, lembrou o um ano da morte do jornalista de O Estado e blogueiro Décio Sá. Familiares, amigos e colegas de profissão se reuniram na manhã de ontem para homenagear o jornalista que foi assassinado no dia 23 de abril do ano passado. Amanhã, às 17h30, outra missa será celebrada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo.

A missa na Igreja da Sé foi celebrada pelo padre César de Sousa que lembrou a atuação combativa do jornalista que acabou despertando as más intenções dos seus assassinos. “Mas Deus tem planos para todos nós e Décio Sá com certeza cumpriu sua missão. A dor e tristeza que a família sente serão confortadas por Nosso Senhor”, afirmou.

Para a viúva de Décio Sá, Silvana Sá, ainda é difícil falar sobre o assunto, pois a tristeza é uma companhia constante. “Não gosto de falar sobre a morte de Décio. Ainda dói muito para todos nós. Foram nove anos de casamento, completados um mês antes do seu falecimento. Nosso filho, que nasceu após a morte de Décio e tem 5 meses, se parece muito com o pai”, comentou. O jornalista deixou ainda uma filha de 8 anos.

Vilenir Sá, irmã de Décio Sá, também estava presente na celebração. Ela disse ter fé que a justiça será feita e todos os culpados pela morte do irmão serão julgados. “Deus fará justiça. Esta é minha esperança. Meu irmão foi tirado de nós de uma forma cruel e ainda é grande a nossa tristeza, de todos os familiares e amigos, mas nós temos fé em Deus e Ele cuidará de fazer com que todos aqueles que provocaram este crime paguem”, comentou.

MARANHÃO RECEBE HOJE UM DOS CHEFES DO MENSALÃO DE DILMALULAPT



Ex-ministro José Dirceu chega hoje a São Luís


Chega hoje a São Luís o ex-ministro José Dirceu (PT). Ele vem para proferir uma palestra sobre democracia e ainda falar sobre o julgamento da Ação Penal 470, conhecida como mensalão. 

O ex-chefe da Casa Civil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se reúne com a governadora Roseana Sarney (PMDB) e participa de um almoço com militantes do PT.

No almoço, a pauta será o Processo de Eleição Direta (PED) do PT que ocorrerá em novembro deste ano. As discussões passarão pelo segmento Construindo um Novo Brasil (CNB), que fazem parte tanto José Dirceu quanto Washington Luiz, vice-governador do Maranhão.

Duas missas lembrarão um ano da morte do jornalista Décio Sá


Polícia


Décio Sá foi morto com cinco tiros no dia 23 de abril de 2012


Na próxima terça-feira (23) a morte do jornalista Décio Sá completa um ano. Décio Sá foi assassinadocom cinco tiros, em um bar da Avenida Litorânea, em São Luís. Duas missas serão realizadas na capital em homenagem ao jornalista. A primeira, será celebrada neste domingo (21), na Igreja da Sé, e a segunda, na terça-feira, às 17h30, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo.

Décio Sá foi executado em um bar, na Avenida Litorânea, uma das áreas mais movimentadas de São Luís, com cinco tiros, três deles na cabeça. O jornalista foi morto a mando de uma quadrilha de agiotas. As denúncias do jornalista em seu blog sobre crimes de agiotagem, desvio de recursos públicos e extorsões foram as causas que levaram à sua execução, segundo conclusão apresentada pela polícia.

empresário Gláucio Alencar Pontes Carvalho (34) e seu pai, José de Alencar Miranda Carvalho (72) teriam sido os responsáveis por encomendar o crime. Um outro empresário, Raimundo Sales Charles Jr. (38) e dois assessores seus, Fábio Aurélio do Lago e Silva (32) e Airton Martins Monroe (24), seriam os responsáveis por agenciar o pistoleiro Jonathan Sousa Silva (24). Já a arma utilizada no crime teria sido emprestada pelo subcomandante da Polícia Militar, Fábio Aurélio Saraiva Silva.

No último dia 8, o desembargador Froz Sobrinho concedeu liberdade em favor do capitão da Polícia Militar Fábio Aurélio Saraiva Silva, o "Fábio Capita", que estava preso há oito meses acusado de ter fornecido a arma que assassinou o jornalista. De acordo com o secretário de Estado deSegurança Pública, Aluísio Mendes, "Fábio Capita", no entanto, permanece preso. O motivo é um outro processo que responde no estado do Piauí, referente à morte do empresário Fábio Brasil, assassinado em março de 2012. Os outros integrantes da quadrilha permanecem presos.
Imagem: Foto: Arte/G1 MaranhãoSeis pessoas foram presas suspeitas de participação e execução do crime (Imagem:Foto: Arte/G1 Maranhão)Seis pessoas foram presas suspeitas de participação e execução do crime 
Em agosto do ano passado, o assassino confesso de Décio Sá, Jhonatan de Sousa Silva, de 24 anos, foi transferido para uma penitenciária federal em Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul. O secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Mendes afirmou que a transferência de Johnatan de Sousa se deu por questões de segurança.

Católicos e Evangélicos se unem por CPI do aborto e direitos para feto na Câmara



As duas propostas têm como objetivo barrar as mudanças no Código Penal. Outra prioridade dos religiosos é transformar as igrejas em entidades capazes de contestar leis no Supremo

Luciana Lima - iG Brasília |
A bancada evangélica da Câmara uniu-se a deputados católicos para pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre aborto e aprovar o chamado Estatuto do Nascituro, que prevê direitos para o feto desde a concepção, ou seja, antes do nascimento. O pedido de CPI foi protocolado nesta semana.
De acordo com o presidente da bancada evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), as duas propostas fazem parte da estratégia traçada pela bancada de se contrapor às mudanças que estão sendo desenhadas no Senado no âmbito da reforma do Código Penal. “Nós queremos apurar com essa CPI, o financiamento do aborto no Brasil, tanto por instituições internacionais, quanto pelo governo da presidente Dilma Rousseff. Além disso, vamos investigar o comércio de produtos abortivos e as clínicas que fazem aborto”, disse o deputado.
O pedido de abertura de CPI recebeu a assinatura de mais de 200 deputados e está nas mãos do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Na terça-feira, os evangélicos pedirão ao presidente da Casa uma reunião para discutir os dois assuntos.
Leia também:
Já o Estatuto do Nascituro é uma proposta antiga na Câmara. Primeiramente, ela foi apresentada na legislatura passada pelo então deputado kardecista Luiz Bassuma (PV-BA). Ao não ser reeleito, a proposta foi arquivada. Agora, pelas mãos dos religiosos, o projeto voltou à tramitação e está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, que terá que analisar se a proposta é viável somente do ponto de vista financeiro.
Depois disso, a proposta terá que passar pelas comissões de mérito, antes de seguir para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e, posteriormente, para o Plenário. “Para nós e para os católicos, a vida começa na concepção e por isso vamos lutar juntos por esse direito”, disse o deputado.
Campos também argumentou que tem o apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nessa proposta e que outra prioridade da bancada evangélica também beneficiará os católicos. É o caso da proposta que dá às igrejas a competência de contestar no Supremo Tribunal Federal a constitucionalidade de leis aprovadas pelo Congresso.
“Acredito que o legislador, por distração, não incluiu as representações religiosas nessa lista de entidades e por isso queremos corrigir esse erro para que as igrejas também possam entrar com Adins (Arguição de inconstitucionalidade) no Supremo. Essa também é nossa prioridade”, explicou.
A associação entre católicos e evangélicos na Câmara em torno da questão do aborto é antiga. Um dos principais articuladores do lado católico é o deputado Salvador Zimbaldi (PDT-SP), que, no ano passado, em conjunto com João Campos e com o deputado Roberto de Lucena (PV-SP), também pastor da igreja Brasil para Cristo, apresentaram um projeto de lei complementar para tentar barrar os efeitos da decisão do STF que permitiu o aborto de crianças com anencefalia.
Zimbaldi também é contrário ao casamento entre homossexuais, porém é a favor da proposta que regulamenta o artigo 226 da Constituição Federal, para facilitar o casamento de pessoas que realizaram troca de sexo por métodos cirúrgicos. Zimbaldi também é opositor da proposta que criminaliza a homofobia e se associou a vários outros deputados religiosos para apresentar, em contraposição a esse proposta, o projeto de lei que assegura às igrejas e seus comandantes o “exercício de atos litúrgicos em estrita conformidade com os respectivos ordenamentos religiosos”.

Pescador se assusta quando 'fisga' crânio em torneio de pesca de Olinda



Torneio aconteceu na praia do Bairro Novo, em Olinda, neste domingo (21).
Policiais da SDS fizeram o registro e levaram crânio ao IML.

Do G1 PE

Crânio é encontrado em Olinda (Foto: Reprodução/TV Globo)Crânio é encontrado em Olinda (Foto: Reprodução/TV Globo)





O técnico em raio-x Edmilson Pedrosa pescou um crânio durante um campeonato de pesca realizado na praia de Bairro Novo, em Olinda, neste domingo (21). Os participantes do torneio, realizado pelo clube de Pesca de Olinda, ficaram assustados.
"Num arremesso longo, vim arrastando e senti o peso na linha. Quando chegou próximo, achei que fosse um coco. Quando chegou mais perto e eu vi de cima, percebemos que era um crânio", conta o pescador. O registro da ocorrência foi feito por policiais da Secretaria de Defesa Social e o crânio foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recif
e

Corpo de PM atropelado em Belém é levado para o Maranhão



O capitão da Polícia Militar era natural de Imperatriz, no estado vizinho.
Edmar Lima trabalhava há 26 anos na corporação.

G1

O corpo do capitão da Polícia Militar, Edmar Lima, de 45 anos, foi levado neste sábado (20), em um avião do governo do Pará, para Imperatriz, no Maranhão, onde ele nasceu. Antes, o velório aconteceu no Hangar no estado, em Belém.
Parentes, amigos e colegas de corporação fizeram as últimas homenagens ao policial militar. Edmar Lima trabalhava há 26 anos na Polícia Militar. Começou como praça, fez curso para oficial e então se tornou capitão. A aposentadoria dele estava prevista em quatro anos.
“O capitão Edmar era uma pessoa muito importante para nós pelo seu trabalho, pelo seu empenho, pela sua vida social, um exemplo, uma referência e para nós é uma perda muito grande", disse Major Carmo, da Polícia Militar.
O capitão da PM morreu na noite da última sexta-feira (19), quando completou 45 anos de idade. Ele estava em serviço em uma blitz, na avenida Pedro Álvares Cabral, próximo à Visconde de Souza Franco, quando foi atropelado por um carro.
Com a força do impacto, o corpo do capitão Edmar Lima parou a mais de trinta metros de distância. Ele morreu na hora. No carro do suspeito a perícia encontrou uma garrafa de cerveja.
Ainda na noite de sexta-feira, o suspeito foi ouvido pela polícia. O depoimento continuou na manhã deste sábado (20) na Divisão de Homicídios, da Polícia Civil.
Segundo a advogada do suspeito, ele assumiu que ingeriu bebida alcoólica horas antes do atropelamento e que não teria visto a barreira da Polícia Militar na Pedro Álvares Cabral.
“Ele não percebeu [a blitz] devido estar chovendo. Ele não teve intenção nenhuma de causar esse dano. Foi tudo devido a visibilidade que não estava boa”, disse Naly Bacha, advogada.
O suspeito foi encaminhado para um presídio em Marituba, na região metropolitana de Belém, e não quis falar com a imprensa. Ele vai responder por homicídio doloso, quando há intenção de matar
.

Morre a empresária Dirce Navarro de Camargo


Empresária era a mulher mais rica do Brasil, segundo lista da 'Forbes'.
Ela assumiu o Grupo Camargo Corrêa em 1994 após morte do marido.

Do G1 São Paulo

Dirce Camargo (Foto: Marlene Bergamo/ Folhapress)Dirce Camargo (Foto: Marlene Bergamo/ Folhapress)
A empresária Dirce Navarro de Camargo, viúva do fundador do grupo Camargo Corrêa, Sebastião Camargo, morreu neste sábado (20) aos 100 anos, em sua casa emSão Paulo.

A assessoria de imprensa do grupo não deu mais detalhes sobre a morte da empresária.
Dirce ocupava o 87º lugar na lista de bilionários da revista "Forbes". Entre os brasileiros, ela era a mulher mais rica, com um patrimônio de US$ 11,5 bilhões.
Em setembro de 1994, após o falecimento do marido, Dirce se tornou presidente da holding Morro Vermelho, empresa de aviação corporativa  do Grupo Camargo Corrêa.
A assessoria de imprensa do grupo não deu informações sobre os funerais de Dirce.

PODER

Morre Dirce Camargo, a mulher mais rica do Brasil

Controladora da Camargo Corrêa desde 1994, empresária tinha fortuna de US$ 13,8 bilhões

 
Dirce Camargo morre aos 100 anos
Dirce Camargo morre aos 100 anos
Dirce Camargo, considerada a mulher mais rica do Brasil e viúva do fundador da Camargo Corrêa, Sebastião Camargo, morreu neste sábado (20) em sua casa, aos 100 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do grupo.
Segundo o ranking da revista Forbes, Dirce detinha a quarta maior fortuna do Brasil, com US$ US$11,5 bilhões, atrás apenas de Jorge Paulo Lemann (US$17,8 bilhões), da 3G Capital (controladora da InBev), Joseph Safra (US$ 15,9 bilhões), fundador do banco que leva seu sobrenome, e Antônio Ermírio de Moraes (US$ 12,7 bilhões), do Grupo Votorantim. Dirce estava à frente de Eike Batisa (US$ 10,6 bilhões), do império liderado pela petrolífera OGX.
A empresária era a 87ª pessoa mais rica do mundo, segundo a Forbes e, em 2000, foi uma das únicas 12 mulheres a constarem da lista de de bilionários da publicação.
Já no ranking da agência Bloomberg, Dirce aparecia na última sexta-feira (19) como a segunda pessoa mais rica do Brasil, atrás apenas de Lemann, com uma fortuna de US$ 13,8 bilhões. O montante lhe garantia a 62ª posição mundial.
Conglomerado
Dirce herdou a Camargo Corrêa em 1994, com a morte do fundador, Sebastião Camargo. Após um curto período à frente do conselho de administração, deixou o comando nas mãos de uma equipe de gestores da qual fazem parte, hoje, seus dois genros.
O conglomerado detém a terceira maior construtora do Brasil, 17% da CCR (rodovias), 24,4% da CPFL (eletricidade), quase 95% da Cimpor (cimentos) e o controle da Alpargatas – fabricante das sandálias Havaianas.
De acordo com a Bloomberg, o faturamento do grupo foi de US$ 8,6 bilhões em 2011, dos quais 30% foram garantidos pela construtora Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI), cujo capital foi fechado em 2012.
Com a morte de Dirce, as ações da Morro Vermelho, a holding do grupo, passam definitivamente para o controle das filhas do casal Camargo – Regina, Renata e Rosana. Os títulos já estavam distribuídos igualitariamente entre as três, de acordo com a Bloomberg, mas Dirce mantinha algumas ações com direito de usufruto até sua morte.
Renata e Regina são representadas na empresa por seus maridos, Luiz Roberto Ortiz Nascimento e Carlos Pires Oliveira Dias, que fazem parte do conselho de administração. O marido de Rosana, Fernando Arruda Botelho, morreu em um acidente aéreo em 2012.
Fundada em 1939, a Camargo Corrêa participou de inúmeras obras de grande porte no Brasil, como a Ponte Rio Niterói, a Rodovia Transamazônica e a construção de Brasília. Em 2011, contava com 58,4 mil funcionários e, atualmente, participa da construção das usinas de Belo Monte e Jirau. Com informações do IG.

Ex-policial Bola vai a júri por morte de Eliza Samudio e ocultação de cadáver



Julgamento de Marcos Aparecido dos Santos começa nesta segunda (22).
Três pessoas, incluindo o goleiro Bruno, já foram condenados.

Do G1 MG

Bruno, Macarrão e Marcos Aparecido dos Santos, o Bola (Foto: Alex Araújo/G1 MG)Bruno, Macarrão e Marcos Aparecido dos Santos,
o Bola, durante audiência do caso
(Foto: Alex Araújo/G1 MG)
O ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, vai ser julgado a partir desta segunda-feira (22) pela morte e ocultação de cadáver de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes – já condenado pelos crimes. Uma certidão de óbito, expedida por determinação da Justiça, atesta que a jovem foi morta aos 25 anos em 2010, mas o corpo nunca foi encontrado. A defesa do réu afirma inocência. Três pessoas, incluindo o goleiro Bruno, já foram condenados no caso.
(A partir de segunda, dia 22, acompanhe noG1 a cobertura completa do julgamento do caso Eliza Samudio, com equipe de jornalistas trazendo as últimas informações, em tempo real, de dentro e de fora do Fórum de Contagem, em Minas Gerais. Conheça os réus, entenda o júri popular, relembre os momentos marcantes e acesse reportagens, fotos e infográfico sobre o crime envolvendo o goleiro Bruno.)
Sete jurados decidirão o destino do réu no Fórum de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), no júri presidido pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues. A previsão é que o julgamento dure três dias, segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Bola está preso desde 2010, acusado de ser o executor da jovem. Uma propriedade dele, em Vespasiano (MG), foi um dos locais vaculhados pela policia.
Cronologia caso Eliza Samudio (Foto: Arte/ G1)
Bola seria julgado em novembro do ano passado, porém, no primeiro dia do júri, seus advogados abandonaram o plenário e ele se negou a ser representado por um defensor público. Depois disso, teve seu julgamento desmembrado.

O ex-policial ainda responde pelo desaparecimento, tortura e morte de duas pessoas, em Esmeraldas (MG), em 2008, e pelo assassinato de um homem em 2009, em Belo Horizonte. Em novembro de 2012, ele foi absolvido, da acusação de ter assassinado um carcereiro no ano 2000, em Contagem.
Segundo o Ministério Público, nove acusados, sob ordens de Bruno, participaram do sequestro e desaparecimento de Eliza Samudio, entre eles o amigo Macarrão e uma ex-namorada do goleiro, ambos condenados em novembro. A acusação contra uma pessoa foi arquivada. Para a Promotoria, o jogador, que atuava no Flamengo, arquitetou o crime para não ter de reconhecer o filho que teve com Eliza nem pagar pensão alimentícia. Conheça todos os réus.

No dia 8 de março, o goleiro Bruno Fernandes foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão em regime inicialmente fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima), sequestro e cárcere privado e ocultação de cadáver. A pena foi aumentada porque o goleiro foi considerado o mandante do crime, e reduzida pela confissão do jogador.
Conforme a denúncia, Eliza foi levada à força do Rio de Janeiro para um sítio do goleiro, em Esmeraldas (MG), onde foi mantida em cárcere privado. Depois, foi entregue para o ex-policial Bola, que a asfixiou e desapareceu com o corpo.
O bebê Bruninho, filho de Eliza e de Bruno, que foi achado com desconhecidos em Ribeirão das Neves (MG), hoje vive com a avó em Mato Grosso do Sul. Um exame de DNA comprovou a paternidade.
Além do ex-policial, dois réus ainda vão ser julgados separadamente. No dia 15 de maio, vão a júri Elenílson Vitor da Silva e Wemerson Marques de Souza. Sérgio Rosa Sales, primo de Bruno, foi morto a tiros em agosto. Dayanne Rodrigues, ex-mulher do goleiro, foi absolvida durante o julgamento em março.
Investigações
A polícia encerrou o inquérito com base em laudos que atestam a presença de sangue de Eliza em um carro de Bruno, nos depoimentos de dois primos que incriminam o goleiro, em sinais de antena de celular e multas de trânsito que mostram a viagem do grupo do Rio de Janeiro até Minas Gerais e em conversas de Eliza com amigos pela internet, nas quais relata o medo que sentia.
Eliza também havia prestado queixa contra o atleta quando ainda estava grávida, dizendo que ele a forçou, armado, a tomar abortivos. Ela ainda deixou um vídeo dizendo que poderia aparecer morta se não tivesse proteção.
Apesar de os primos de Bruno terem alterado as versões, os depoimentos devem ser usados pela acusação no júri. Um deles, Jorge Luiz Rosa, adolescente à época, já cumpriu medida socioeducativa por atos análogos a homicídio e sequestro. Ele foi o primeiro a delatar o goleiro, confessando ter ajudado Bruno a levar Eliza ao sítio. O jovem contou que a vítima foi entregue a Bola e que ele presenciou a morte. Dias depois, negou tudo.
O jovem, hoje com 19 anos, voltou a falar em entrevista ao 'Fantástico' neste ano. Ele disse que não tinha como Bruno não saber que Eliza seria morta.
O outro primo, Sérgio Rosa Sales, ajudou na reconstituição do crime, mas foi morto com seis tiros, em agosto deste ano. Ele também chegou a desmentir as acusações contra o goleiro, mas, em uma carta enviada por ele aos pais, incluída no inquérito, relatou ter sofrido ameaça de outros advogados para alterar o depoimento. À época, o advogado de Bruno, Francisco Simim, negou qualquer pressão.

Evangelho quotidiano

Segunda-feira, dia 22 de Abril de 2013
Segunda-feira da 4ª semana da Páscoa

Nossa Senhora, Mãe da Companhia de Jesus
S. Sotero, papa, mártir, +296,  Santa Senhorinha, virgem, +982



Comentário ao Evangelho do dia feito por 
Beato John Henry Newman : «Vai à frente delas, e as ovelhas seguem-No»

Leituras

Actos 11,1-18.



Naqueles dias, os Apóstolos e os irmãos da Judeia ouviram, entretanto, dizer que também os pagãos tinham recebido a palavra de Deus. 
E, quando Pedro subiu a Jerusalém, os circuncisos começaram a censurá-lo, 
dizendo-lhe: «Tu entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles.» 
Pedro expôs-lhes, então, o caso, do princípio ao fim, dizendo: 
«Estava eu em oração na cidade de Jope quando, em êxtase, tive uma visão: um objecto semelhante a uma grande toalha, descia do céu, preso pelas quatro pontas, e chegou até junto de mim. 
Fitando os olhos nele, pus-me a observar e vi os quadrúpedes da terra, os animais ferozes, os répteis e as aves do céu. 
Ouvi também uma voz que me dizia: ‘Vamos, Pedro, mata e come.’ 
Mas eu respondi: ‘De modo algum, Senhor! Nunca entrou na minha boca nada de profano ou impuro!’ 
A voz fez-se ouvir do Céu, pela segunda vez: ‘O que Deus purificou não o consideres tu impuro.’ 
Isto repetiu-se três vezes; depois, tudo foi novamente elevado ao Céu. 
Nesse instante, apresentaram-se três homens na casa em que estávamos, enviados de Cesareia à minha presença. 
O Espírito disse-me que os acompanhasse, sem hesitar. Vieram também comigo os seis irmãos, aqui presentes, e entrámos em casa do homem. 
Ele contou-nos que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa, dizendo-lhe: ‘Envia alguém a Jope e manda chamar Simão, cujo sobrenome é Pedro; 
ele dir-te-á palavras que te hão-de trazer a salvação, a ti e a toda a tua casa.’ 
Ora, quando principiei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, como sobre nós, ao princípio. 
Recordei-me, então, da palavra do Senhor, quando Ele dizia: ‘João baptizou em água; vós, porém, sereis baptizados no Espírito Santo.’ 
Se Deus, portanto, lhes concedeu o mesmo dom que a nós, por terem acreditado no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para me opor a Deus?» 
Estas palavras apaziguaram-nos, e eles deram glória a Deus, dizendo: «Deus também concedeu aos pagãos o arrependimento que conduz à Vida!» 


João 10,1-10.


Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lado, é um ladrão e salteador. 
Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 
A esse o porteiro abre-a e as ovelhas escutam a sua voz. E ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes e fá-las sair. 
Depois de tirar todas as que são suas, vai à frente delas, e as ovelhas seguem-no, porque reconhecem a sua voz. 
Mas, a um estranho, jamais o seguiriam; pelo contrário, fugiriam dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos.» 
Jesus propôs-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. 
Então, Jesus retomou a palavra: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. 
Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não lhes prestaram atenção. 
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há-de entrar e sair e achará pastagem. 
O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por 

Beato John Henry Newman (1801-1890), presbítero, fundador do Oratório em Inglaterra
Sermão «O Pastor das nossas almas», PPS, t. 8, n° 16

«Vai à frente delas, e as ovelhas seguem-No»

«Contemplando a multidão, [Jesus] encheu-Se de compaixão por ela, pois
estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor» (Mt 9,36). [...] As
ovelhas estavam dispersas porque não havia pastor. [...] Assim era no mundo
inteiro quando Cristo veio na Sua misericórdia infinita «para congregar na
unidade os filhos de Deus que estavam dispersos» (Jo 11,52). E se, por um
momento, foram de novo deixadas sem guia, quando na Sua luta o bom pastor
deu a vida pelas Suas ovelhas – segundo a profecia: «Fere o pastor, para
que Se dispersem as ovelhas» (Zc 13,7) –, logo, porém, ressuscitou de entre
os mortos para viver para sempre, segundo uma outra profecia: «Aquele que
dispersou Israel vai reuni-lo e guardá-lo como o pastor ao seu rebanho» (Jr
31, 10).


Como o diz Ele mesmo na parábola que nos propõe, «chama as Suas ovelhas uma
a uma pelos seus nomes e fá-las sair [...], vai à frente delas, e as
ovelhas seguem-No, porque reconhecem a Sua voz». Assim, no dia da
ressurreição, como Maria estivesse a chorar, chamou-a pelo nome (Jo 20,
16), e ela voltou-se e reconheceu pela voz Aquele que não havia reconhecido
pela vista. De igual modo, disse a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu
amas-Me?», e acrescentou: «Segue-me !» (Jo 21,15.19). Do mesmo modo,
disseram Ele e o Seu anjo às mulheres: «Ele [...] vai à vossa frente para a
Galileia. Lá o vereis.»; «Ide anunciar aos Meus irmãos que partam para a
Galileia. Lá Me verão» (Mt 28,7.10). Desde então o bom pastor, que tomou o
lugar das Suas ovelhas e que morreu para que elas pudessem viver para
sempre, precede-as, e elas «seguem o Cordeiro para toda a parte» (Ap 14,
4).