sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Papa visita a cidade italiana de Assis, terra natal de São Francisco


Viagem à terra de São Francisco de Assis é simbólica.
Papa deve pedir que a igreja se dispa de riquezas.

Do G1, em São Paulo
O Papa Francisco está na cidade italiana de Assis nesta sexta-feira (4), data em que os católicos comemoram o dia de São Francisco de Assis – o mesmo que inspirou Jorge Mario Bergoglio a escolher o nome para exercer o papado. Na iconografia católica, São Francisco é o santo que representa a simplicidade e a humildade.(Veja as imagens ao lado da GloboNews).
Em meio a este contexto, é esperado que oPapa Francisco faça um pronunciamento em que pedirá que a igreja se dispa de suas riquezas.
Papa Francisco, em Assis, abençoa pessoas com deficiência no Instituto Serafico nesta sexta-feira (4). (Foto: Gian Matteo Crocchioni/Pool/Reuters)Papa Francisco, em Assis, abençoa pessoas com deficiência no Instituto Serafico nesta sexta-feira (4). (Foto: Gian Matteo Crocchioni/Pool/Reuters)
O papa deve ainda almoçar com pobres atendidos por serviços sociais ligados à igreja e orar no túmulo de São Francisco de Assis.
A visita marca a semelhança do papado de Francisco dom o de João 23 quando, em 4 de outubro de 1962, João foi a Assis às vésperas do Concílio do Vaticano, que mudou a igreja católica.
Francisco também está propondo mudanças na Cúria romana, governo do estado do Vaticano. Nesta semana, o Papa disse que a Cúria é ‘vaticanocêntrica’ e se reuniu com oito cardeais escolhidos por ele para estudar mudanças no governo do estado do Vaticano e aproximar a igreja dos fieis.

Papa defende em Assis uma igreja solidária após a tragédia de Lampedusa

ASSIS, Italia, 04 Out 2013 (AFP) - O papa Francisco defendeu nesta sexta-feira, ao chegar em Assis (Umbria, centro da Itália), cidade do santo que inspirou a escolha de seu nome, uma igreja solidária com os deficientes e as pessoas marginalizadas, um dia depois da morte de centenas de imigrantes em Lampedusa.

"Hoje é um dia de lágrimas", disse o Papa sobre o naufrágio, que deixou 130 mortos e 200 desaparecidos.

"Ao mundo não importa se as pessoas devem fugir da escravidão, da fome, buscando a liberdade", lamentou o pontífice na cidade de São Francisco de Assis.

Francisco pediu aos católicos que se inspirem no modelo de São Francisco, que abriu mão de todos os bens e viveu na pobreza.

O papa argentino condenou também "o espírito mundano" que chamou de "lepra, câncer da sociedade, que mata a Igreja".

"O cristianismo sem a cruz, sem Jesus, é como uma padaria, um lindo bolo", completou.

Francisco visita Assis pela primeira vez para rezar diante do túmulo do santo italiano com o qual se identifica e para denunciar a pobreza e a fome no mundo.

A visita de 10 horas, de grande valor simbólico, permitirá ao papa desenvolver suas ideias sobre o desejo de construir uma igreja simples.

Na primeira visita do dia, ao Instituto Católico de Atendimento aos Deficientes Físicos e Menatis Serafico, ao pé do monte Subiaco, o papa saudou 80 pacientes, um a um, com palavras e gestos de carinho.

Neste dia de luto na Itália após a tragédia com os imigrantes africanos em Lampedusa, o sumo pontífice pediu aos cristãos que reconheçam as feridas de Jesus em toda pessoa que é "a carne de Cristo".