sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

São Francisco de Assis inspirará pregações de Advento no Vaticano



Rádio Vaticano


“Rumo ao Natal do Senhor em companhia de São Francisco de Assis”. Este é o tema das meditações que o pregador da Casa Pontifícia, o frei capuchinho Raniero Cantalamessa, proferirá na presença do Papa Francisco, nas sextas-feiras do Advento, na Capela Redemptoris Mater, do Palácio Apostólico.

“A recente peregrinação do Papa Francisco a Assis e o tema do próximo Dia Mundial da Paz “Fraternidade, fundamento e caminho para a paz” – explica o religioso – oferecem-nos ocasião para uma reflexão sobre aquilo que o pobre de Assis pode dizer à Igreja de hoje”.

Os três temas das meditações são: "Francisco de Assis e a reforma da Igreja no caminho de santidade"; "A humildade de Francisco de Assis, o caminho evangélico à fraternidade e à paz" e "Com São Francisco diante do mistério da encarnação: a pobreza de Cristo e a de Francisco".

São convidados para as pregações os cardeais, arcebispos e bispos, os secretários das congregações, os prelados da Cúria Romana e do Vicariato de Roma, os superiores gerais e os procuradores das ordens religiosas pertencentes à Capela Pontifícia.

Papa institui Comissão contra abusos e define 22 de fevereiro data do Consistório para a criação de novos Cardeais


 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Nesta quinta-feira, último dia de trabalhos para o Conselho de Cardeais com o Papa Francisco no Vaticano, os purpurados iniciaram o dia concelebrando a Missa com o Pontífice na Casa Santa Marta. Sobre a importante reunião, foi realizado um briefing na Sala de Imprensa da Santa Sé, do qual participou o Cardeal Seán Patrick O'Malley, Arcebispo de Boston e membro do Conselho de Cardeais, que anunciou as duas principais resoluções: a instituição de uma Comissão para a proteção das crianças e o Consistório para a criação de novos Cardeais em 22 de fevereiro.
“O Santo Padre decidiu constituir uma específica comissão para a proteção das crianças, com a finalidade de aconselhar o Papa Francisco sobre o empenho da Santa Sé na proteção das crianças e na atenção pastoral às vítimas dos abusos”, disse o Cardeal O’Malley.
Especificamente – observou o Cardeal - a Comissão vai informar sobre o estado atual dos programas para a proteção da infância; formular sugestões para novas iniciativas por parte da Cúria, em colaboração com bispos, conferências episcopais, superiores religiosos e conferências dos superiores religiosos; propor nomes de pessoas adequadas para a sistemática atuação destas novas iniciativas, incluindo leigos, religiosos, religiosas e sacerdotes com competência na segurança das crianças, nas relações com as vítimas, na saúde mental, na aplicação das leis, etc.
“A composição e as competências da comissão serão indicadas proximamente com maiores detalhes pelo Santo Padre, com um documento apropriado”, afirmou O’Malley.
Algumas linhas de ação da Comissão terão como linhas mestras a proteção das crianças, os programas de formação, protocolos para um ambiente seguro e ainda a cooperação com as autoridades civis, pastoral em apoio às vítimas e aos familiares, colaboração com especialistas para pesquisas, colaboração com bispos e superiores religiosos, entre outras.
Padre Lombardi, por sua vez, afirmou que também ficou decidido que o próximo encontro do “Conselho dos oito” será nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro e precederá imediatamente o Consistório do Colégio Cardinalício nos dias 20 e 21. No dia 22 de fevereiro será realizado o Consistório para a criação dos novos Cardeais e no dia seguinte está programada uma grande concelebração com os novos purpurados e o Colégio Cardinalício.
Ao final do briefing, o Cardeal O’Malley sintetizou os trabalhos de três dias, reiterando que ainda tem muito a ser feito: “Estudamos os diversos dicastérios; começamos a fazer algumas recomendações, mas o nosso trabalho apenas começou”. (JE)