domingo, 23 de fevereiro de 2014

Papa Francisco celebra missa com novos cardeais no Vaticano


Cerimônia nomeou 19 novos cardeais no sábado.
Um deles é o brasileiro Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

Do G1, em São Paulo
Os 19 cardeais que foram nomeados oficialmente neste sábado (22) 19 pelo Papa Francisco participaram neste domingo (23) de uma missa com o pontífice na Basílica de São Pedro. Chamada de Missa do Tempo Comum, a celebração teve participação ativa de todos dos novos cardeais, além de outros prelados que fazem parte da comitiva deles, entre eles alguns brasileiros.
Entre eles está o brasileiro Dom Orani Tempesta, agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro. A missa encerra o consistório que criou os novos cardeais e reuniu todos os já existentes no Vaticano para a discussão de temas importantes da Igreja, especialmente a família.
No sábado, os novos cardeais receberam das mãos do Papa um anel, símbolo do novo compromisso universal com a Igreja, e o solidéu cardinalício, vermelho como o sangue dos mártires que deram a vida para defender a fé.
O Papa Francisco é visto do lado dos novos cardeais criados por ele em missa celebrada neste domingo (23) no Vaticano (Foto: Alessandra Tarantino/AP)O Papa Francisco é visto do lado dos novos cardeais criados por ele em missa celebrada neste domingo (23) no Vaticano (Foto: Alessandra Tarantino/AP)
Os cardeais também receberam o título de uma igreja de Roma. A designada para Dom Orani foi a Igreja de Santa Maria Mãe da Providência. O brasão dele será colocado na igreja, além de uma foto.
O título das igrejas de Roma é uma tradição do início do papado, quando os cardeais, principais colaboradores do Papa, eram párocos de Igrejas da capital italiana. Com a expansão da Igreja e a criação de cardeais de todo o mundo, permaneceu a tradição, e cada um deles ganha o título de uma paróquia. O título é principalmente formal – os párocos de cada uma das Igrejas continuam sendo responsáveis pela administração local.
Os novos cardeais são dos seguintes países, além do Brasil: Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia.
Dos 19 anunciados, 16 têm menos de 80 anos e poderão votar no Conclave que elegerá o sucessor do atual Papa.
Papa Francisco cumprimenta o Papa emérito Bento XVI durante o consistório deste sábado (22) no Vaticano (Foto: Max Rossi/Reuters)Papa Francisco cumprimenta o Papa emérito Bento XVI durante o consistório deste sábado (22) no Vaticano (Foto: Max Rossi/Reuters)
Bento XVI
O Papa Emérito Bento XVI participou da cerimônia no sábado. Bento XVI cumprimentou Francisco, foi bastante requisitado pelas cardeais e foi homenageado pelos presentes no início da cerimônia.
A presença do papa emérito no consistório não era esperada e foi uma surpresa. É a primeira vez que ele aparece em um evento público desde que renunciou em fevereiro de 2013.
O Papa emérito Bento XVI chega ao consistório deste sábado (22) na Basília de São Pedro, no Vaticano (Foto: Alessandra Tarantino/AP)O Papa emérito Bento XVI chega ao consistório deste sábado (22) na Basília de São Pedro, no Vaticano (Foto: Alessandra Tarantino/AP)
Durante seu discurso na cerimônia, o Papa Francisco falou sobre a luta contra a discriminação, sobre as guerras do mundo, e disse que a principal função dos bispos é a oração.
O último consistório para a criação de cardeais remonta a novembro de 2012.
O então Papa e hoje Papa Emérito Bento XVI promoveu seis prelados não europeus, para corrigir a tendência manifestada nove meses antes com a criação de 12 cardeais europeus com menos de 80 anos de um total de 18.
122 eleitores
Considerados os "senadores" ou "príncipes" da Igreja Católica, os cardeais têm a função de auxiliar o Papa em suas decisões, assumindo por vezes cargos na Cúria Romana, a aministração da Igreja.
Eles também participam, até completarem 80 anos, do Conclave, reunião secreta cujo objetivo é escolher um novo Papa quando o pontífice que está no cargo morre ou renuncia.
Com as nomeações, o número de cardeais eleitores passará a 122, superando o máximo de 120 que participa de um Conclave, mas dez deles completarão 80 anos em 2014.
O conclave no qual Francisco foi eleito Papa, em 13 de março do ano passado, era formado por 69 cardeais da Europa, 19 das Américas, 11 da África e 10 da Ásia.
A presença de nomes de países em desenvolvimento reforça a tendência, demonstrada por Francisco, de fazer um pontificado mais voltado aos pobres.
Atualmente, o Brasil tem 9 cardeais, segundo o site do Vaticano.
São quatro eleitores (Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom João Braz de Aviz, Dom Cláudio Hummes e Dom Odilo Pedro Scherer) e cinco não-eleitores (Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Serafim Fernandes de Araújo, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom José Freire Falcão e Dom Eusébio Oscar Scheid
.