sábado, 24 de maio de 2014

Papa Francisco desembarca em Amã e inicia jornada na Terra Santa


Depois, Francisco passará por Belém e Jerusalém.
Forte esquema de segurança vai proteger o papa.

Do G1, em São Paulo
O Papa Francisco chega a Amã, na Jordânia, neste sábado (24) (Foto: AFP)O Papa Francisco chega a Amã, na Jordânia,
neste sábado (24) (Foto: AFP)
Papa Francisco desembarcou em Amã neste sábado (24), iniciando sua jornada à Terra Santa. O pontifíce chegou à capital daJordânia por volta das 7h de Brasília. Ele partiu do Aeroporto Internacional de Fiumicino, em Roma, Itália, por volta das 3h20 (horário brasileiro).
A viagem do pontífice tem três etapas: Amã, Belém e Jerusalém. Ele passará pelos Territórios Palestinos até chegar a Israel. Forte esquema de segurança promete proteger o papa, o que vai dificultar a aproximação de cristãos.
Francisco disse na quarta-feira (21) que a viagem à Terra Santa é ‘estritamente religiosa’. “Será uma viagem estritamente religiosa, em primeiro lugar para um encontro com (o patriarca de Constantinopla) Bartolomeu: Pedro e André se reunirão novamente, e isso será belo!”, afirmou Francisco na quarta-feira (21).
Ao embarcar, o pontífice argentino, que carregava uma bolsa preta ao entrar no avião, deve chegar às 13h (7h de Brasília) no aeroporto de Amã, de onde será transferido para o palácio real Al-Husseini para ser recebido oficialmente pelo Rei Abdullah II.
Francisco repetirá o histórico gesto de Paulo VI há 50 anos, ao se encontrar com o patriarca ecumênico Bartolomeu I na delegação apostólica de Jerusalém, 'no mesmo cômodo' em que seu antecessor se reuniu pela primeira vez com o então líder ortodoxo Atenágoras I.
O papa, assim como fizeram anteriormente João Paulo II e Bento XVI, peregrinará pelos lugares simbólicos do cristianismo como o Santo Sepulcro, o Cenáculo, o Monte das Oliveiras e o Rio Jordão, em uma terra onde os cristãos são minoria.
No domingo (25), irá de helicóptero da capital jordaniana até Belém, onde será recebido pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas, e se reunirá com as autoridades, para depois celebrar uma missa ao ar livre na Praça da Manjedoura, junto ao local onde, segundo a Bíblia, nasceu Jesus.
Na segunda-feira (26), o último dia de sua viagem, o papa visitará o grão-mufti de Jerusalém, Amin al-Husayni, no edifício do Grande Conselho na Esplanada das Mesquitas para, em seguida, protagonizar outro momento simbólico: a visita ao Muro das Lamentações.
tópicos:

EVANGELHO

Sabado, dia 24 de Maio de 2014

Sábado da 5ª semana da Páscoa

Santa Joana Antida Thouret, virgem, +1826

Comentário do dia
São Policarpo : «Se Me perseguiram a Mim, também vos hão-de perseguir a vós»

Actos 16,1-10.

Naqueles dias, Paulo chegou a Derbe e, depois, a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente e de pai grego,
que era muito estimado pelos irmãos de Listra e de Icónio.
Paulo resolveu levá-lo consigo e, tomando-o, circuncidou-o, por causa dos judeus existentes naquelas regiões, pois todos sabiam que o pai dele era grego.
Nas cidades por onde passavam, transmitiam e recomendavam aos irmãos que cumprissem as decisões tomadas pelos Apóstolos e pelos Anciãos de Jerusalém.
Dessa forma, as igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia.
Paulo e Silas atravessaram a Frígia e o território da Galácia, pois o Espírito Santo impediu-os de anunciar a Palavra na Ásia.
Chegando à fronteira da Mísia, tentaram dirigir-se à Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.
Atravessaram, então, a Mísia e desceram para Tróade.
Ora, durante a noite, Paulo teve uma visão: um macedónio estava de pé diante dele e fazia-lhe este pedido: «Passa à Macedónia e vem ajudar-nos!»
Logo que Paulo teve esta visão, procurámos partir para a Macedónia, persuadidos de que Deus nos chamava, para aí anunciar a Boa-Nova.

João 15,18-21.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, reparai que, antes que a vós, Me odiou a Mim.
Se viésseis do mundo, o mundo amaria o que é seu; mas, como não vindes do mundo, pois fui Eu que vos escolhi do meio do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é mais que o seu senhor. Se me perseguiram a mim, também vos hão-de perseguir a vós. Se cumpriram a minha palavra, também hão-de cumprir a vossa.
Mas tudo isto vos farão por causa de mim, porque não reconhecem aquele que me enviou.


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

São Policarpo (69-155), bispo, mártir
Carta aos Filipenses, 1,1–2,3; 8,2; 9,1-2 (trad. do Breviário, 3ª e 4ªfeira da XXVI semana do Tempo Comum)

«Se Me perseguiram a Mim, também vos hão-de perseguir a vós»

Muito me alegro convosco em Nosso Senhor Jesus Cristo, porque recebestes aqueles que são a imagem da verdadeira caridade [Sto. Inácio de Antioquia e companheiros] […], aqueles que iam presos com cadeias dignas dos santos, cadeias que são os diademas de quem foi escolhido pelo nosso Deus e Senhor. Alegro-me também porque a raiz vigorosa da vossa fé, tão celebrada desde tempos antigos, ainda permanece até aos nossos dias e produz frutos em Nosso Senhor Jesus Cristo, que por nossos pecados foi voluntariamente ao encontro da morte e que «Deus ressuscitou, libertando-O das cadeias da morte» (Act 2,24). «Sem O verdes ainda, vós acreditais nele com uma alegria inefável e gloriosa» (1Ped 1,8). […] «Aquele que O ressuscitou dos mortos também nos ressuscitará a nós» (2Cor 4,14) se cumprirmos a Sua vontade e vivermos segundo os Seus mandamentos, amando o que Ele amou. […] Sejamos imitadores da Sua paciência; e, se padecemos por Sua causa, dêmos glória ao Seu nome. Este foi o exemplo que Ele nos deu com a Sua vida, e é nisso que nós acreditamos.


Peço-vos a todos que obedeçais à palavra da justiça e em tudo exerciteis a paciência. Esta paciência pudestes vós contemplá-la com os vossos próprios olhos, não só nos bem-aventurados Inácio, Zósimo e Rufo, mas também em muitos outros que eram da vossa comunidade, bem como no próprio Paulo e nos outros Apóstolos. Lembrai-vos de que todos estes não correram em vão (Gal 2,2), mas na fé e na justiça, e se encontram agora no lugar que mereceram, junto do Senhor, com Quem também padeceram. Porque eles não amaram este mundo (2Tim 4,10), mas Aquele que por nós morreu e que Deus ressuscitou por nossa causa.