sábado, 7 de junho de 2014

Convento das Mercês comemora 360 anos com programação especial

Abertura da programação será na próxima segunda-feira (9).
Convento das Mercês está completando 360 anos.

Do G1, com informações de O Estado MA
Convento das Mercês está completando 360 anos  (Foto: Biaman Prado/O Estado)Convento das Mercês está completando 360 anos (Foto: Biaman Prado/O Estado)













O Convento das Mercês está completando 360 anos e uma vasta programação foi elaborada para este mês, sendo a principal a exposição Conventos das Mercês, 360 anos: templo do conhecimento e da memória, que será aberta segunda-feira (9), às 14h. Além da exposição, uma programação musical em parceria com o III Festival de Música Barroca de Alcântara começou ontem (5) no município de Bacabeira.
A exposição Conventos das Mercês, 360 anos: templo do conhecimento e da memória é uma linha do tempo que contará os principais momentos da história do prédio, desde a chegada da Ordem dos Mercedários, que fundou a Igreja e o Convento das Mercês, até sua fase atual, em que abriga a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). Ela estará dividida em três períodos (religioso, civil e militar, e patrimonial), com destaque para as fotos do acervo audiovisual da fundação, que reproduz as imagens preservadas ainda na década de 1900.
Além da exposição, haverá, às 14h, a conferência A música no Maranhão do século XVII e XVIII, com o professor e musicólogo Joaquim Santos, dentro da programação do III Festival de Música Barroca de Alcântara. Às 15h, será realizado o Encontro com Músicos, com participação do Grupo Anima, integrante do festival. Já o Quinteto de Cordas da Orquestra Maré do Amanhã (Rio de Janeiro), que também vem para o festival, apresentará repertório eclético fundamentado e focado no repertório Barroco de Bach e Vivaldi, além de peças que têm feito sucesso nas apresentações do grupo.
Encerramento 
Para encerrar a programação desse dia, se apresentará o grupo Capella Paulistana, que em seu programa homenageia um dos mais representativos compositores brasileiros da transição entre o período colonial e imperial: o padre mulato José Maurício Nunes Garcia. Ao longo do mês, outras atividades ocorrerão para comemorar os 360 anos do Convento das Mercês. Entre elas, pequenas encenações artísticas surpresas em alguns pontos da cidade, contextualizando momentos históricos ligados ao prédio. Também será realizada a exposição Bumba meu boi e as cores do Maranhão, retratando o auto do bumba meu boi, seus personagens e sotaques. Já na quarta-feira, dia 11, será promovido o Arraial das Mercês, com vasta programação cultural, incluindo as apresentações do Boi Barrica, Nina Rodrigues, Tambor de Mestre Apolônio e Banda do Bom Menino, com repertório junino.

Evangelho segundo S. João 21,20-25.


Sábado da 7ª semana da Páscoa 

Santo do dia : Beata Ana de São Bartolomeu, virgem, religiosa, +1626
image Saber mais sobre os Santos do dia 

Leituras

Comentário do dia : Jean-Pierre de Caussade 
«O mundo não teria espaço para os livros que se deveriam escrever»


Evangelho segundo S. João 21,20-25. 
Naquele tempo, Pedro voltou-se e viu que o seguia o discípulo que Jesus amava, o mesmo que na ceia se tinha apoiado sobre o seu peito e lhe tinha perguntado: 'Senhor, quem é que te vai entregar?'
Ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: «Senhor, e que vai ser deste?»
Jesus respondeu-lhe: «E se Eu quiser que ele fique até Eu voltar, que tens tu com isso? Tu, segue-me!»
Foi assim que, entre os irmãos, correu este rumor de que aquele discípulo não morreria. Jesus, porém, não disse que ele não havia de morrer, mas sim: «Se Eu quiser que ele fique até Eu voltar, que tens tu com isso?»
Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e que as escreveu. E nós sabemos bem que o seu testemunho é verdadeiro.
Há ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se elas fossem escritas, uma por uma, penso que o mundo não teria espaço para os livros que se deveriam escrever.