terça-feira, 19 de agosto de 2014

Papa suspende proibição à beatificação de bispo salvadorenho


Igreja Católica bloqueou processo por temor de que Óscar Romero tivesse ideias marxistas.

Da BBC
O arcebispo dom Oscar Romero (Foto: BBC)O arcebispo dom Oscar Romero (Foto: BBC)
Papa Francisco suspendeu nesta segunda-feira (18) a proibição que vigorava contra a beatificação do arcebispo salvadorenho Óscar Romero (1917-1980).
Durante anos, a Igreja Católica bloqueou o processo por temor de que Romero tivesse ideias marxistas.
Crítico aberto do regime militar durante a sangrenta guerra civil de El Salvador, o arcebispo foi assassinado enquanto celebrava uma missa em 1980. Ele tinha 62 anos.
Na Igreja Católica, a beatificação – cerimônia na qual o papa declara digna de veneração alguma pessoa falecida - é o passo anterior à santificação.
Romero era um dos principais advogados da chamada "Teologia da Libertação" – uma interpretação da fé cristã por meio da perspectiva dos mais pobres.
Esquadrões de morte
O Papa Francisco afirmou esperar uma mudança no processo de beatificação. "Para mim, Romero é um homem de Deus", afirmou o pontífice a jornalistas dentro do avião que o trazia de volta a Roma de uma viagem à Coreia do Sul.
"Não há nenhum problema doutrinal e isso (a beatificação) deve ser feito rapidamente", acrescentou Francisco.
Então arcebispo da capital San Salvador, Romero denunciou a formação de esquadrões de morte de direita no país e a opressão contra os pobres. Em seus discursos, o religioso costumava pedir o fim de toda "violência política".
Cerca de 75 mil pessoas foram mortas durante a guerra civil de El Salvador, que começou em 1980 e terminou em 1992 com um acordo de paz mediado pelas Nações Unidas.
Romero foi assassinado no dia 24 de março de 1980, após terminar uma missa na capital do país, San Salvador. Até hoje, ninguém foi preso pelo crime.
Em 2010, o então presidente de El Salvador, Mauricio Funes, o primeiro líder de esquerda a ser eleito desde o fim da guerra civil, emitiu um pedido de desculpas oficial pela morte do arcebispo. "Estou buscando um perdão em nome do Estado", afirmou Funes ao revelar um painel em homenagem a Romero no aeroporto internacional do país.
O arcebispo, acrescentou o então presidente salvadorenho, foi uma vítima do que chamou de esquadrões de morte de direita "que, infelizmente, agiram sob a proteção, colaboração ou participação de agentes estatais".

Evangelho Mateus 19,23-30.

Terça-feira, dia 19 de Agosto de 2014

Terça-feira da 20 semana do Tempo Comum

S. João Eudes, presbítero, +1680

Comentário do dia
São João da Cruz : Espírito de posse ou pobreza em espírito?

Ezeq. 28,1-10.

Foi-me dirigida a palavra do Senhor nestes termos:
"Filho de homem, diz ao príncipe de Tiro: Eis o que diz o Senhor DEUS: Tu te encheste de orgulho, dizendo: 'Eu sou um deus, estou sentado no trono de Deus, no coração do mar', não sendo tu um deus mas apenas um homem; e, contudo, julgas-te igual a Deus.
Consideras-te mais sábio do que Daniel: nenhum mistério te é obscuro.
Foi pela tua sabedoria e inteligência que adquiriste riqueza e amontoaste ouro e prata em teus tesouros.
Pela tua perícia para o comércio, acrescentaste as riquezas, e o teu coração ensoberbeceu-se.
Por causa disto, assim fala o Senhor DEUS: Já que te julgas deus,
por isso, eis que farei vir contra ti estrangeiros, os mais bárbaros dos povos. Eles desembainharão a espada contra a tua sabedoria e macularão o teu esplendor.
Far-te-ão descer à cova; morrerás de morte violenta no coração dos mares.
Dirás ainda, à vista dos teus carrascos: 'Eu sou um deus', quando é evidente que não és senão um homem e não um deus, na mão do teu assassino.
Morrerás da morte dos incircuncisos, aos golpes dos estrangeiros. Sou Eu quem o afirma" -oráculo do Senhor DEUS.

Mateus 19,23-30.

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Em verdade vos digo que dificilmente um rico entrará no Reino do Céu.
Repito-vos: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino do Céu.»
Ao ouvir isto, os discípulos ficaram estupefactos e disseram: «Então, quem pode salvar-se?»
Fixando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível.»
Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: «Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?»
Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna.
Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos serão os primeiros.»


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

São João da Cruz (1542-1591), carmelita descalço, doutor da Igreja
«Admonições e máximas», nos. 355-357, 362

Espírito de posse ou pobreza em espírito?

Não tenhais outro desejo senão entrar, apenas por amor a Cristo, no despojamento, no vazio e na pobreza em relação a tudo o que existe na terra. Não experimentareis outras necessidades a não ser aquelas a que assim submetestes o vosso coração. O pobre em espírito (cf Mt 5,3) nunca se sente tão feliz como quando se encontra na indigência; aquele cujo coração não deseja nada está sempre livre.


Os pobres em espírito dão com grande generosidade tudo o que possuem. O seu prazer é passar sem as coisas, oferecendo-as por amor a Deus e ao próximo (cf Mt 22,37ss). […] Não são apenas os bens, as alegrias e os prazeres deste mundo que nos atravancam e nos atrasam no nosso caminho para Deus; também as alegrias e as consolações espirituais são, em si próprias, obstáculos ao nosso progresso, se as recebermos ou as procurarmos com espírito de posse.