quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Evangelho Lucas 6,20-26.

Quarta-feira, dia 10 de Setembro de 2014

Quarta-feira da 23ª semana do Tempo Comum

S. Nicolau Tolentino, presbítero, +1305

Comentário do dia
Beato Charles de Foucauld : «Felizes vós, que agora chorais»

1 Cor. 7,25-31.

Irmãos: A respeito de quem é solteiro, não tenho nenhum preceito do Senhor, mas dou um conselho, como homem que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança.
Julgo, pois, que essa condição é boa, por causa das angústias presentes; sim, é bom para o homem continuar assim.
Estás comprometido com uma mulher? Não procures romper o vínculo. Não estás comprometido? Não procures mulher.
Todavia, se te casares, não pecas; e se uma virgem se casar, também não peca. Mas estes terão de suportar as tribulações corporais e eu quisera poupar-vos a elas.
Eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. De agora em diante, os que têm mulher, vivam como se não a tivessem;
e os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem;
os que usam deste mundo, como se não o usufruíssem plenamente. Porque este mundo de aparências está a terminar.

Lucas 6,20-26.

Naquele tempo, Jesus erguendo os olhos para os discípulos, pôs-se a dizer: «Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.
Felizes vós, os que agora tendes fome, porque sereis saciados. Felizes vós, os que agora chorais, porque haveis de rir.
Felizes sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos expulsarem, vos insultarem e rejeitarem o vosso nome como infame, por causa do Filho do Homem.
Alegrai-vos e exultai nesse dia, pois a vossa recompensa será grande no Céu. Era precisamente assim que os pais deles tratavam os profetas».
«Mas ai de vós, os ricos, porque recebestes a vossa consolação!
Ai de vós, os que estais agora fartos, porque haveis de ter fome! Ai de vós, os que agora rides, porque gemereis e chorareis!
Ai de vós, quando todos disserem bem de vós! Era precisamente assim que os pais deles tratavam os falsos profetas».


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Beato Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e missionário no Saara
Meditações sobre as passagens dos santos evangelhos relativos às quinze virtudes, Nazaré, 1897-98; n°15

«Felizes vós, que agora chorais»

Tenhamos esperança, tenhamos esperança, todos nós que choramos, que derramamos lágrimas inocentes; tenhamos esperança se chorarmos as dores do nosso corpo ou da nossa alma: elas servem-nos de purgatório, Deus serve-Se delas para […] nos fazer elevar os olhos para Ele, para nos purificar e nos santificar.


Tenhamos ainda mais esperança se chorarmos as dores dos outros, pois essa caridade é-nos inspirada por Deus e agrada-Lhe; tenhamos ainda mais esperança se chorarmos os nossos pecados, pois essa compunção é-nos colocada na alma pelo próprio Deus. E tenhamos ainda mais esperança se chorarmos com o coração puro pelos pecados dos outros, pois esse amor da glória de Deus e da santificação das almas são-nos inspirados por Deus e são grandes graças.


Tenhamos esperança se chorarmos com o desejo de ver a Deus e com a dor por estarmos separados dele; pois esse desejo amoroso é obra de Deus em nós. Tenhamos ainda mais esperança se chorarmos simplesmente porque amamos, sem nada desejar nem temer, querendo plenamente tudo o que Deus quer e querendo apenas isso, felizes com a sua glória, sofrendo com os seus sofrimentos passados, chorando, ora de compaixão à lembrança da sua Paixão, ora de alegria ao pensar na sua Ascensão e na sua glória, ora simplesmente com a emoção de morrermos de amor por Ele!


Ó dulcíssimo Jesus, fazei-me chorar por todas estas razões; fazei-me chorar todas as lágrimas que o amor faz derramar em Vós, por Vós e para Vós. Ámen.